Salão do automóvel: mercado exige tecnologia e sustentabilidade

Assine nossa newsletter

Ir para o Salão do Automóvel em SP como um amante de tecnologia é uma experiência única em que você tira o foco propriamente do carro mas vai ali buscar em cade veículo como a tecnologia impacta na vida das pessoas.
Nesse quesito a palavra conectividade é uma aposta forte. Assim os carros cada vez mais estarão integrados com o celular que por sua vez está integrado com os satélites de GPS. Mas tem também diversão e praticidade. É difícil imaginar que há poucos anos atrás pensaríamos que celular e carro precisam ser uma coisa só, pois é justamente nesse ponto que chegamos.
Mas além da tecnologia que está no painel tem muita tecnologia embarcada onde não se vê. A necessidade de uma gestão mais eficiente de combustível e os avanços em pesquisa tem feito carros com menos potência de motor render muito mais. Assim um 1.0 de hoje não pode ser comparado com um 1.0 do passado. Eles estão mais robustos e eficientes no consumo energético. E pelo visto vai ser assim em breve carros que funcionam com diversos combustíveis poderão operar de forma a entregar o melhor desempenho para o motorista a cada instante de forma transparente, já que o computador interno cuidará de tudo.
Durante a visita fui fazer uma visita rápida no stand da Pioneer que mostrou como qualidade de áudio e conectividade podem andar de mãos dadas, além da integração dos equipamentos com o Waze, por exemplo.
pionner-small

Tecnologia para entender a tecnologia

Assine nossa newsletter

Esse pode ser um belo resumo do Stand da Volkswagen. Os carros estão lá é claro, mas quem curte tecnologia como eu, vai gostar de participar das atrações multimídias que a empresa preparou. Dá pra fazer um passei virtual por um penhasco ou ainda entrar no interior de um motor com experiências únicas.

Brincadeira de criança

Já a Chevrolet optou por imponentes videowalls que trazem um ar futurista ao stand. Mas também tinha uma pista de corrida de carrinhos no estilo “autorama” algo bem retrô por assim dizer. E os apaixonados pelos carros podiam ver sem frescura os modelos. Dá pra entrar e conhecer as novidades numa boa.
Abaixo você confere o vídeo que fiz lá e aproveito para agradecer a Volkswagen Taubaté e a GM de São José dos Campos pelo convite para visitar o Salão e ter tão boas experiências por lá. E pra onde quer que o futuro vá, é pra lá que eu vou =)
 

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.