Samsung promove oficina de scratch por meio do “Code IoT”

Assine nossa newsletter

O scratch é uma linguagem de programação para criar  animações e jogos em diferentes sistemas operacionais com o intuito de facilitar o aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. A plataforma “Code IoT”, iniciativa da Samsung em parceria com o LSI-TEC (Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico), disponibiliza esse e outros conteúdos online e gratuitos para professores e demais interessados em tecnologia. 

O “Code IoT” está na terceira edição, com seis módulos de que vão desde Internet das Coisas (IoT) até o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. As inscrições podem ser feitas neste link. Ao final de todas as etapas será emitido para os participantes um certificado de conclusão de curso.

Romeu Afecto, professor da ETEC Albert Einstein, foi participante do Code Day e desenvolveu o plano de aula “Oficina de Scratch”. O scratch é uma linguagem de programação de interface simples criada em 2007 pelo Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que permite aos jovens criar animações interativas e jogos com criatividade e de modo colaborativo. O interesse dos alunos da ETEC pelo scratch foi tão grande que foram necessárias novas turmas.

A “Oficina de Scratch” incentiva a expressão, melhora o raciocínio e introduz aos alunos conceitos básicos de programação. “Fiquei impressionado com alguns projetos criados durante a oficina. O contato das pessoas com a tecnologia é cada vez maior, e isso torna necessário o desenvolvimento dessas habilidades”, comenta o professor Romeu Afecto.

Assine nossa newsletter

A proposta da iniciativa da Samsung é justamente essa: estimular a prática do ensino de tecnologia em sala de aula para incentivar o interesse de alunos e professores no desenvolvimento de projetos com esse tema. O “Code IoT” apresenta conceitos básicos para serem aplicados em diferentes áreas do ensino com o objetivo de facilitar a compreensão de disciplinas relacionadas à tecnologia.

Para Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, o “Code IoT” incentiva a aprendizagem criativa e prepara os jovens para as profissões do futuro. “Queremos despertar o interesse das novas gerações para o estudo da tecnologia e contribuir para o desenvolvimento de habilidades como colaboração, análise, resolução de problemas e como pensar criativamente”, comenta Isabel.

A plataforma “Code IoT” oferece cursos sobre à Internet das Coisas; Aprendendo a Programar; Eletrônica: Conceitos e Componentes Básicos; Programação Física; Aplicativos para Dispositivos Móveis; e Objetos Inteligentes Conectados. Desde a primeira edição o “Code IoT” já teve mais de 52 mil usuários inscritos.

Serviço – Cursos online e gratuitos na Plataforma Code IoT em português, espanhol e inglês

Início: 2 de setembro

Inscriçõeshttp://www.codeiot.org.br

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.