SBT News chega a 4 milhões de inscritos no YouTube
O SBT News atingiu a marca de 4 milhões de inscritos em seu canal no Youtube, alcançando um crescimento recorde de 300% entre junho de 2022 e fevereiro de 2020, quando foi registrado o primeiro milhão de seguidores. Com mais de 2 bilhões de visualizações, ao longo dos 11 anos em que foi criado, o canal também conquistou o posto de maior perfil do segmento de notícias da América Latina dentro da plataforma de vídeos, segundo dados da plataforma Tubular Labs.
ASSINE AGORA! Não saia sem garantir 30 dias GRÁTIS
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.
Para o Head de comunicação do YouTube para América Latina e Canadá, Cauã Taborda, o segredo para esse ritmo acelerado de crescimento está na grade de conteúdo do canal, que equilibra a reprodução do conteúdo da TV com a produção de conteúdo jornalístico exclusivo e adaptado para as plataformas digitais.
“Acho que toda estratégia que o SBT colocou com a sua grade de programação, do jeito que faz dentro do YouTube, é extremamente inteligente. Acho que vocês continuam colhendo frutos, a partir do momento em que fizeram essa aposta, e até hoje continuam crescendo com essa escolha. Há uma inteligência muito grande por trás da distribuição que o SBT faz, e em escolher também o Youtube para essa distribuição. Acho que é também muito sofisticada a abordagem que tem sido feita em distribuição dessa grade, que é extremamente completa”, observa Taborda.
Com uma média de 400 vídeos semanais, além de disponibilizar as reportagens dos jornais de rede da emissora, o Primeiro Impacto e o SBT Brasil, o canal do SBT News também tem como foco aprofundar a cobertura do noticiário diário, além de entregar conteúdo diversificado e de relevância para o público, conforme explica o gerente de integração do Jornalismo do SBT, Rodrigo Hornhardt. “Hoje, a gente já tem uma série de programas ao vivo, programas muito focados na cobertura do poder. A ideia é sempre aprofundar a cobertura, ter mais análise, e trazer ainda outras formas de experimentação para produção e para divulgação de conteúdo”, diz Hornhardt.
Na cobertura política e econômica, diretamente de Brasília, o SBT News apresenta os quadros ‘Agenda do Poder’ e ‘Poder Expresso’, que vão ao ar de 2ª a 6ª feira, pela manhã, às 08h30, e no final da tarde, às 17h30, respectivamente.
Já às 6ª feiras, às 11h, a pauta é o noticiário internacional no ‘Mapa Mundi’, com participação de Luiz Weber e dos correspondentes do SBT em Nova York, nos Estados Unidos, Patrícia Vasconcellos, e em Londres, no Reino Unido, Sérgio Utsch. E às 5ª feiras, Cleide Klock traz de Los Angeles (EUA) as novidades e os bastidores do cinema e da indústria audiovisual no ‘Hollywood News’.
O SBT News também conta com programas dedicados ao universo da tecnologia, o ‘Tech News’, no ar às 3ª e 5ª feiras, e ao turismo, o ‘De Malas Prontas’, disponível sempre às 6ª feiras e aos finais de semana.
Principal plataforma de informação
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Reuters, em parceria com a Universidade de Oxford, indicou o Youtube como a rede social mais acessada pelos brasileiros para consumo de informações. A plataforma de vídeos lidera o ranking com 43%, seguida do Whatsapp, com 41%, e do Facebook, com 40%.
Cauã Taborda destaca que o aumento da relevância da rede social como fonte de notícia se deve, principalmente, à parceria do Youtube com produtores de conteúdo jornalístico, e à consequente democratização do acesso à informação de qualidade, possibilitado pela própria plataforma.
“É muito interessante a gente ver que o trabalho que a gente desenvolve com parceiros, e vocês [SBT News] estão incluídos nestes parceiros também, que está dando resultados, que a gente vê, cada vez mais, produção de conteúdo, jornalismo, sendo feito na nossa plataforma”, afirma o gerente de comunicação do YouTube. “Ressalta um pouco o trabalho extremamente profissional da imprensa brasileira. A gente observa, nos últimos anos, como o jornalismo de qualidade tem se voltado a diferentes meios de distribuição, sendo o Youtube, redes sociais… hoje, se a gente olha para um veículo de comunicação, ele está presente em todas as propriedades onde a sua audiência reside normalmente, acho que é uma abordagem extremamente interessante para todo o ecossistema, para quem é leitor e para quem é produtor”.
O mesmo levantamento também elegeu, pelo segundo ano consecutivo, o SBT News a marca mais confiável do jornalismo brasileiro. Com 62% das respostas positivas, o SBT News lidera o ranking de confiabilidade do país, 14 pontos percentuais acima da média geral de credibilidade do noticiário nacional, que é de 48%.
“A estratégia que o SBT adotou de ter uma forte presença no YouTube se mostra coerente quando o telespectador o aponta como a principal rede social para consumo de informação. Nossos números mostram isso. O espectador busca conteúdo de qualidade e seguro”, aponta Rodrigo Hornhardt.
Comentários estão fechados.