Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek
Banner KTO

Semana da Sustentabilidade: eletrodomésticos e TVs da Samsung ajudam a economizar recursos como água e energia

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no começo de junho, a Samsung promove a Semana da Sustentabilidade para reforçar seus valores quanto ao cuidado do planeta e a utilização dos recursos de forma consciente. Com produtos e soluções cada vez mais modernos, que trazem conforto e praticidade para as pessoas, a marca aproveita o período para promover seu portfólio, que conta com produtos como eletrodomésticos e televisores, que ajudam na economia de recursos e na preservação do ambiente, como redução no consumo de água e energia, maior durabilidade, utilização de materiais recicláveis na composição e muito mais. Confira os destaques da Samsung que te ajudam a ter um dia a dia mais sustentável:
 

Linha de máquinas Lava e Seca Samsung
 

Anúncios

Os produtos da linha de Lava e Seca da Samsung contam com o menor consumo de água do mercado, ou seja, são N°1 em economia de água1, já que consomem menos água por ciclo quando comparadas com outros modelos de mesma capacidade disponíveis no mercado, segundo testes do INMETRO. Isso se traduz em mais economia para os consumidores e menos impacto no planeta, oferecendo até 61% de economia2 em cada ciclo, dependendo do modelo.
 

A integração com o SmartThings também é um dos destaques quando se trata de economia. Isso porque o usuário consegue, por meio do smartphone, programar horários de lavagem, além de fornecer dicas e recomendações do ciclo ideal e outras dicas como ajuda para conservar a máquina. Outro ponto das máquinas lava e seca da Samsung é a eficiência energética. O motor com a tecnologia Digital Inverter, traz mais economia de energia, menos barulho e conta com 20 anos de garantia3.
 

Geladeiras Evolution
 

Anúncios

A Samsung conta com um portfólio completo de geladeiras que se adequam às exigências do novo padrão brasileiro do INMETRO, com o mais alto nível de eficiência energética estabelecido pelo órgão, o A+++. Mas, além dessas características, as recém-lançadas geladeiras da linha Evolution – nos modelos RT38, RT42, RT53 e RB50 – contam com recursos que auxiliam na economia de energia.
 

Esses são os primeiros modelos Duplex e Duplex Inverse conectados da marca. Isso significa que a presença da inteligência artificial (AI), junto ao ecossistema SmartThings, faz com que as geladeiras sejam aliadas da economia na conta de luz no fim do mês, já que o compressor aprende conforme a forma de uso do consumidor e adapta a performance para melhor funcionamento do eletrodoméstico. Outra característica de destaque é a presença da tecnologia Digital Inverter, que ajuda a economizar até 40% na conta de energia4. As geladeiras também oferecem garantia de 20 anos no compressor3. Nos novos modelos Duplex (RT38, RT42 e RT53), a tecnologia POWERvolt está presente e funciona para impedir que o equipamento tenha problemas durante picos de energia5, pois faz com que as geladeiras funcionem ininterruptamente entre 90V e 310V.
 

Os recursos de inteligência artificial (AI) são parte fundamental para tornar as geladeiras Evolution mais econômicas e sustentáveis. Um exemplo é o AI Energy Mode, que usa a tecnologia para monitorar os padrões de uso e consumo das residências para fornecer informações úteis que ajudam a economizar energia. Isso é feito na forma de estimativas de custo do consumo, oferecendo informações sobre o gasto diário, semanal e mensal das geladeiras.
 

Anúncios

Lava-louças Samsung
 

Os modelos de lava-louças da Samsung são verdadeiros aliados quando o assunto é economia de água. Para se ter uma ideia, em uma lavagem comum de louças, feita na pia de casa com a torneira meio aberta, se consome em média 243 litros de água em 15 minutos. Já em um ciclo de lavagem automática na lava louças de 10 serviços da Samsung, o consumo é de 8,57 litros, enquanto na de 14 serviços o gasto é de 14,03 litros, garantindo uma economia de aproximadamente 90% em relação à lavagem convencional6.
 

Ambos os modelos contam com os mesmos recursos de economia e facilidade, como a função Higiene, que deixa pratos, talheres e utensílios de cozinha sempre higienizados por conta do enxágue final de água a 70˚C, e a função Ciclo Auto, que detecta o nível de sujeira presente e seleciona automaticamente o ciclo ideal para economizar água e energia. A função Ciclo Express leva apenas uma hora para lavar e secar louças levemente sujas como xícaras, talheres e pratos. Ainda há a função Meia Carga, que permite apenas o uso da zona selecionada para lavagens em pequenas quantidades.
 

Anúncios

Samsung AI TVs
 

As recém-lançadas Samsung AI TVs de 2024 contam com recursos que ajudam os usuários a reduzir o consumo de energia elétrica do próprio televisor e de outros aparelhos conectados ao ecossistema de casa inteligente SmartThings da marca. Graças ao AI Energy Mode, por exemplo, agora ficou muito mais fácil economizar energia: os televisores mais recentes da marca contam com sensor que detecta automaticamente o nível de iluminação do ambiente e ajusta o brilho do aparelho, além de analisar cena a cena e gerenciar o nível de brilho da tela de forma sutil, o que diminui o consumo e, consequentemente, o gasto de energia da TV.
 

Além disso, a compatibilidade com o ecossistema de casa inteligente proprietário da Samsung, o SmartThings, faz com que o aparelho seja capaz de medir o consumo de energia em kWh de cada um dos outros produtos inteligentes que podem ser conectados, transformando o televisor em um verdadeiro hub, e informar o gasto em Reais de cada um, além de fornecer ao usuário a visão exata sobre em quais cômodos os aparelhos estão localizados por meio do Mapa 3D, uma novidade que oferece mais controle para ao usuários gerenciarem os dispositivos inteligentes.
 

Anúncios

A versão mais recente do controle SolarCell, que se destacou no mercado de TVs por contar com um painel que absorve energia solar ou luz ambiente para funcionar, além, é claro, de possuir a opção de carregamento via cabo USB-C, foi projetado para funcionar com cerca de 10% da energia de um controle convencional, e conta com 24% de plástico reciclado em sua composição. Isso quer dizer que, para a produção anual de 10 milhões de controles, são necessárias mais de seis toneladas de resíduos reciclados, equivalente a uma redução de cerca de 18% nas emissões de carbono em comparação com a produção convencional.
 

Por fim, é possível reutilizar as embalagens dos produtos Samsung, transformando as caixas de TVs, monitores e Soundbars, entre outros produtos, em objetos como casinhas para o pet, porta-revistas e outros utensílios úteis para o dia a dia. Para fazer isso, basta escanear o QR Code disponível na embalagem dos produtos, acessar o site da iniciativa e descobrir todas as maneiras de reaproveitamento pensadas pela Samsung para as caixas de seus produtos.
 

Programa Eco Troca
 

Anúncios

A ideia do programa Eco Troca é fornecer descontos na compra de novos produtos na loja online da Samsung após o descarte consciente de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os consumidores podem se desfazer de suas TVs, refrigeradores, máquinas de lavar e secar, lava-louças ou ar-condicionado. Todos eles são retirados no endereço do consumidor sem qualquer custo. Monitores também são aceitos no Eco Troca, embora seja necessário levá-los até um dos pontos de coleta ou postá-los no Correios.
 

Para verificar a elegibilidade do programa, é necessário acessar o site voltado para o Eco Troca, preencher o formulário de descarte e agendar a retirada do aparelho antigo. Vale lembrar que a Samsung aceita produtos de qualquer marca e estado de conservação.
 

Saiba mais sobre as iniciativas da Samsung na loja online, e não perca outras novidades da marca em Samsung Newsroom Brasil.
 

Anúncios

1 Nº1 em economia de água: comparado ao consumo de água por ciclo (l/ciclo) entre modelos de Lava e Seca Front Load de mesma capacidade e disponíveis no mercado, de acordo com a tabela do Inmetro, disponível em Link.

2 % de economia referente ao consumo do modelo Samsung vs a concorrência de mesma capacidade e disponíveis no mercado, de acordo com a tabela do Inmetro, disponível em Link.

3 A garantia de 20 anos é aplicável apenas aos motores inversores e compressores em refrigeradores, lavadoras e secadoras vendidos no Brasil a partir de janeiro de 2023.

4 Conforme avaliação do Inmetro, comparando os modelos duplex digital inverter classificados como A+++ com modelos não inverter considerando o consumo kWm. O valor pode variar dependendo dos fatores ambientais e da utilização do usuário. Relatórios disponíveis no site do Inmetro Programa de Etiquetagem Brasileiro (Link).

5 Baseado em testes dos produtos Samsung conduzidos pelo laboratório LABELO-PUCRS.

6 Tomando-se por base o consumo de água em um ciclo de lavagem normal (0,15L/s durante o período de 15min – referência índice SABESP site: Link). Resultados obtidos a partir do Relatório de Ensaio emitido pelos Laboratórios Especializados em Eletrônica da PUC RS em comparação com o estudo da Sabesp.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar