Semp TCL, Positivo e Xiaomi roubam a cena na Eletrolar Show 2019

Assine nossa newsletter

Eu estive logo no primeiro dia na Eletrolar Show, um dos principais eventos de tecnologia com foco no mercado de bens de consumo do país.

Em sua essência trata-se de um evento de fabricantes para varejistas, onde esses últimos podem conferir de antemão novidades e produtos que em breve estarão na casa das pessoas.

Eu andei por toda a feira, conversei com executivos e apesar do cenário econômico brasileiro ainda cheio de incertezas, continuam apostando em soluções que se adequem ao mercado nacional. Além disso como eu já tinha adiantado nesse blog pude ver claramente o crescimento de soluções voltadas para casas inteligentes, uma evolução da automação residencial, onde você poderá dar comandos de voz para a casa e ela executará funções sozinhas ou até deixar que sejam feitas ações baseadas em disparo de sensores.

Positivo: a valente nacional cercada de orientais por todos os lados.

Quero aqui destacar a presença forte da nacional Positivo que botou o carro todo na rua com um portfólio que vai de celuares, passa por PC e notebooks gamers e agora chega até em lâmpadas e tomadas inteligentes. Pela primeira vez pude experimentar e ver com calma a linha 2 A.M focado para o mercado dos jogos eletrônicos e confesso que fiquei impressionado. A marca deve lançar ainda dois notebooks gamers que foram apresentados em protótipo no evento: me chamou a robustez da montagem e o sistema de resfriamento que não deixa o notebook tão alto.

Na coletiva de imprensa da marca foram apresentados números de participação do mercado e as novidades da Casa Inteligentes e que já falamos mais sobre isso aqui.

Já para mim os outros dois destaques ficaram com as chinesas. Primeiro a operação meio brasileira meio chinesa Semp TCL e a Xiaomi.

A Semp TCL chegou chegando.

Não tinha como não notar o stand da Semp TCL: para mim um dos mais bonitos e bem montados do evento. E lá era possível ver a extensa linha de produtos que não pára de crescer. Num espaço era possível ver tudo conectado. A partir de um comando de voz para TV as luzes acendiam, uma cortina abria e eletrodomésticos ligavam. Mais um comando e tudo era desfeito.

A empresa trouxe também monitores gamers de alto desempenho. Eles ainda não estão disponíveis no Brasil, mas para sentir o mercado. De tudo que eu vi, eu espero que chegue em breve. Também havia várias caixas MP3 usadas como soundbar dando um up no áudio das TVs da marca que já vêm com bluetooth nativo.

E ali de forma discreta trancadinho numa vitrine estava o celular com tela dobrável da marca que deve brigar no protagonismo dos primeiros fabricantes a oferecer a tecnologia para o mercado consumidor.

Assine nossa newsletter

Na coletiva de imprensa a marca explicou melhor sobre todo o extenso portfólio apresentado, deu números do setor e explicou um pouco melhor a relação das marcas Semp TCL e quando um produto sai por uma marca ou outra. Tem TV que é só Semp, outras são TCL.

Não parava de entrar gente no stand da Xiaomi

Eu sempre falo: a Xiaomi não tem clientes tem fãs, mas ainda para um segmento específico do entusiasta da tecnologia e muitas vezes associado aos celulares. Mas a marca está trazendo um portfólio enorme ao Brasil: de escova de dente até – adivinhe – casa inteligente. Eu tive um papo muito bom e esclarecedor com o Luciano Barbosa, head do Projeto Xiaomi no Brasil, e ele me disse que os produtos mais baratos da marca, tais como o cubo anti-stress, Mi-Bands e câmeras estão fazendo sucesso. O guarda-chuva e o patinete também estavam atraindo muitos olhares. Várias novidades foram anunciadas, mas ainda dependem de homologação para venda nacional. E há sim a possibilidade de em breve termos mais lojas físicas Xiaomi não só em SP, mas em outras regiões, porém oficialmente preto no branco, nada confirmado.

Outros destaques

A DJI levou seu invejável portfólio de drones: do mais simples Tello até o imponente Mavic Air.

Já a I2GO levou uma nova linha de áudio com novas opções de fones de ouvido tais como o Classic Go, TWS White e Kids Go.

A Anker levou interessantes acessórios para dispositivos móveis entre eles carregadores sem fio e carregadores com generosas portas.

A Panasonic estava com um stand mais reservado onde apresentou duas TV’s 4K focadas no segmento premium e potentes processadores e sistemas de áudio.

Coisinha mais fofinhas eram os robôs da Animus Brasil. Chamados “Geio” eles usam inteligência artificial e reconhecimento facial. Quando há mais de um é possível fazer um jogo de batalhas entre eles, mas o foco mesmo é usar para fins educacionais para que crianças tomem o primeiro contato com esse tipo de equipamento ([email protected]).

E uma surpresa para mim (já que eu não conhecia a marca) foi conhecer a linha de acessórios para PC Movitec Office que apresentou mouses, teclados e um interessantíssimo Hub USB vertical com 6 portas. E a entrante no mercado XZone que veio com cadeira gamer, mousepad RGB, teclados e headsets. Como o leitor sabe eu sempre fico com o pé atrás com lançamentos no mercado gamer. umas vez que nem todos entregam a perfomance necessária nesse segmento, mas infelizmente não consegui testar os equipamentos por falta de tempo. Havendo essa disponibilidade falarei com mais detalhes da marca ao leitor.

A coreana LG Electronics do Brasil apresentou seu novo catálogo de televisores: “NanoCell AI TVs” e uma nova geração de lava-seca que de acordo com a marca também possuem inteligência artificial. Eu conheço muito pouca dessa nova geração de produtos da LG e não tive tempo de ir no stand, então também fico devendo uma opinião mais sólida sobre os lançamentos apresentados pela marca.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.