“Será que o meu PC vai rodar Cyberpunk 2077”? Veja como montar uma máquina dos sonhos para curtir o game.

Se você é dono de um PC gamer, como eu, já deve ter pensando nisso. Claro que não basta só rodar, para algumas pessoas é preciso rodar com uma qualidade mínima de imagem e uma experiência fluída para navegar no que se promete ser um mapa aberto enorme e vivo com NPCs (personagens não jogáveis) capazes de criarem uma experiência imersiva com independência de comportamento. Se a promessa se cumprir o game deve ser revolucionário. Mas ter tudo isso tem um custo para o PC e é bem provável que alguns fiquem fora dessa brincadeira.

E é claro que tem lá no Steam as especificações mínimas e ideiais, mas nem sempre essas especificações são claras e nem sempre a gente sabe se o nosso equipamento está alinhado com aquilo ou não. Mesmo o usuário gamer tendo um conhecimento mais avançado não é raro vermos reclamações de pessoas que compraram um game desse porte achando que ia rodar e não rodou. E a raiva que dá isso?

Além disso existe um público bem específico que é o que faz vídeos jogando e eventualmente faz lives também, streamando para Twitch ou Youtube, por exemplo, e aí o computador começa a chorar, porque ele tem que dar conta dos gráficos e também dessa gestão de dados do streaming.

Bom mas para resolver esse dilema, ao invés de ir nas especificações mínimas eu fui falar com os especialistas que tenho acesso para que eles me dessem as melhores escolhas para esse game.

Pra começo de conversa o Processador e a Placa de Vídeo

Os amigos da AMD me ajudaram nesse escolha de uma forma muito gentil. Para eles a escolha de um Processador Ryzen 5 3600X com placa de vídeo RX 5600XT dá conta numa configuração intermediária. Mas para entender melhor dessas escolhas o especialista em tecnologia da AMD Alfredo Heiss falou rapidamente comigo.

Cyberpunk promete ter um mapa bem amplo e com um belo consumo de hardware. Como a CPU/GPU podem ajudar na experiência do gamer?
Quanto mais amplo o mapa, mas objetos devem ser processados pela placa de vídeo. Em um ambiente pequeno é mais fácil pro desenvolvedor controlar o número de objetos e interações que devem acontecer, já em um mundo aberto a complexidade pode ser aumentada varias, ou até dezenas de várias vezes. Além da quantidade de objetos maior em um mundo amplo também existe o número de interações que devem acontecer simultaneamente, muitas vezes ações do jogador devem refletir no ambiente resultados que devem ser aplicados em todo o mapa. O CPU por outro lado controla todos os softwares, ele precisa ter potência para cuidar das tarefas cotidianas e ainda ter potência para rodar todas as requisições de quadros que serão enviadas para a placa de vídeo e cuidar de outras funções, como a inteligência artificial dos inimigos do jogo. Em resumo, quanto mais potente forem as CPUs e GPUs, mais qualidade visual e imersão poderá ser aplicada ao game. Os processadores AMD possuem uma quantidade superior de núcleos e o dobro de threads do que hoje é oferecido no mercado pela concorrência, o que possibilita que ele possa executar muito mais tarefas ao mesmo tempo. As placas de vídeo da AMD são placas que entregam alto desempenho, grande capacidade de memória e banda larga que melhoram a comunicação entre a GPU e os outros componentes.

Para gamers que queiram jogar com tudo no ultra e ainda streamar, qual a sua recomendação?
Para rodar o game em qualidade Ultra com certeza as novas placas RX6000 se encaixam nesse perfil, com as últimas tecnologias disponíveis com o DirectX 12 Ultimate como Raytracing, Variable Shading e Contrast Adaptive Sharpening, pensando em streaming essas placas possuem aceleradores que podem codificar o vídeo em até 60fps com resolução 4K. Mas se a ideia é ter a melhor qualidade visual, também será necessário um Ryzen 9 para ter núcleos adicionais de processamento e assim adicionar filtros de qualidade de vídeo ainda melhores.

Uma boa placa pede uma boa imagem.

Não pense que a sua busca por um PC completo para rodar Cyberpunk 2077 está completa, de que adianta ter uma bela placa de vídeo e um potente processador se a imagem vai ser exibida no seu monitor já surradinho e de tecnologia antiga. Foi então que eu fui atrás da AOC, líder no segmento gamer, para saber justamente qual a melhor escolha para Cyberpunk 2077, e a resposta foi um monitor AOC AGON AG323FCXE. E para entender mais um pouco sobre os critérios que você deve levar em conta com essa escolha eu falei com o Victor Vidal, Especialista de Monitores da AOC. Confira:

Qual monitor a AOC indica para jogar Cyberpunk 2077? Por que essa é a melhor opção?
O monitor gamer AOC AGON AG323FCXE é uma excelente opção devido às características do jogo estarem alinhadas aos benefícios que esse monitor traz.
O monitor possui uma tela de 31,5” curva de 1500R (mais curva que os monitores curvos convencionais de 1800R), isso proporciona uma sensação de imersão insana em um grande campo de visão para que o gamer curta cada detalhe e se sinta na realidade alternativa de 2077, assim como o protagonista do jogo. Além disso, a jogo de cores e iluminação dos cenários do jogo seriam melhor aproveitados no painel VA. O painel VA possui a melhor relação de contraste entre os tipos de painel, isso proporciona a melhor experiência possível em cenas escuras, com tons de preto perfeitos e ótimo para as cenas luminosas, as quais encontramos aos montes no jogo. Além é claro de o monitor possuir iluminação RGB para trazer a sensação de imersão não só para o jogo, mas para o cômodo inteiro.

Quais os diferenciais deste monitor?
Além de todos os detalhes de qualidade de imagem e imersão citados, oferecidos pela tela curva de 31,5”, painel VA e iluminação RGB, o monitor possui excelente performance e especificações super avançadas quando o assunto é desempenho.
Trata-se de um monitor de 165hz de taxa de atualização, 1ms de tempo de resposta com o recurso AMD FreeSync Premium. Esse conjunto de especificações garantem uma experiência de jogo fluida e rápida, sem travamentos, efeito fantasmas ou cortes na tela.
Além disso, o monitor é pensado em cada detalhe, possuindo suporte para headset nas laterais, para que o gamer não precise apoiar o headset na tela correndo risco de riscá-la, bordas ultrafinas para que não se distraia com mais nada além do jogo e um detalhe que poucos fabricantes se atentam, mas que nós da AOC fazemos questão de incluir é o cabo display port entregue dentro da caixa gratuitamente já na versão correta para rodar os 165hz liso!
Também acho importante citar às tecnologias de saúde ocular como flicker free e low blue light para que o gamer possa jogar por horas e horas sem se preocupar com cansaço visual e dores de cabeça. Além das soluções de software gamer como o modo mira, game modes e o shadow control, sendo que esse último faz uma boa diferença para melhorar cenas escuras muito presentes em Cyberpunk 2077 e melhorar a visibilidade. No modo de jogo online, soluções como essa podem te dar uma vantagem em relação aos oponentes.

Por que ele é a melhor escolha para o gamer?
Essa é a melhor opção pois todos os inúmeros benefícios que este monitor oferece podem ser perfeitamente aproveitados em Cyberpunk 2077.
Trata-se de um jogo em que a sensação de imersão é muito importante para uma melhor experiência, além de possuir predominância de cenas de baixa e alta luminosidade. Essas demandas do jogo casam perfeitamente com as características da tela 31,5” curva e qualidade de contraste do painel VA. Além disso, nenhum gamer quer jogar com imagens que possam travar, cortar ou ter qualquer tipo de artefato visual. Por isso, as especificações de alta performance do monitor garantem uma excelente experiência rápida e fluída de jogo. 165Hz de taxa de atualização deixaram o gameplay super fluído, 1ms de tempo de resposta impedirá qualquer possibilidade de atraso ou efeito fantasma, além da compatibilidade com placas de vídeo AMD FreeSync Premium para evitar travamentos ou cortes na tela.
Esse monitor é o pacote completo para este estilo de jogo entusiasta com modo história com cenas incríveis e modo multiplayer que sempre exige boa performance.

Bons acessórios farão a diferença e claro muita memória RAM.

Várias pessoas me perguntam se ter um teclado mecânico e um mouse gamer faz muita diferença e a minha resposta vai ser sempre: sim faz muita diferença. Eu mesmo uso esses equipamentos no dia-a-dia e posso atestar que é um ganho de qualidade na jogabilidade. E para entender melhor quais bons acessórios podemos usar para Cyberpunk 2077 eu falei com a Hyperx. Confira as sugestões enviadas pela empresa:

  • Memória Ram HyperX Fury kit com dois módulos de 8GB, totalizando 16GB de até 3600MHz
  • SSD Kingston A2000 NVMe M.2 de 500GB
  • Teclado mecânico HyperX Alloy Origins ABNT2
  • Mouse HyperX Pulsefire Raid
  • Headset HyperX Cloud Alpha S

E é bom lembrar ao amigo leitor e à amiga leitora que até nas recomendações mais baixas o game sugere o uso de SSD.

Pra fechar o pacote.

Bom e é claro que ainda faltariam para compor todo o kit uma placa-mãe compatível com o processador e a placa AMD e claro já com RGB, porque tudo colorido não dá FPS mas é legal pra caramba, alguns fans RGB, um gabinete gamer Mid-Tower (se bem que eu colocaria um full-tower) e uma fonte que dê conta dessa galera toda e que já te deixe preparado para futuros updates e novas atualizações, então eu iria de uma fonte de 1000w para você não se preocupar com isso.

Quanto custaria uma máquina dos sonhos para jogar Cyberpunk 2077?

Preço nessa área é sempre uma missão inglória. Ele muda toda hora e depende da variação do dólar e ás vezes compensa comprar tudo numa loja só especializada e já montada. Tem gente que prefere montar sozinho o PC ou ainda comprar os componentes a parte e contratar a montagem.

E também é bom deixar claro que muitos não vão montar o PC do zero e vão apenas fazer upgrades e aí é claro que o preço vai variar.

Mas numa conta bem arredondada pra cima com uma pesquisa bem superficial o PC gamer dos sonhos para jogar Cyberpunk 2077 com as sugestões que dei acima pode chegar na casa dos R$ 13 mil (pesquisado no começo de novembro).

Bom agora é você escrever sua cartinha para o Papai Noel provando que você foi um bom menino ou menina e quebrar o cofrinho para aproveitar Cyberpunk 2077.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.