Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Seu game não pode parar, pelo menos até você salvar =)

Se você joga online, já deve ter passado por uma situação parecida: no auge da partida, uma queda de energia te desconecta, você perde todo o progresso feito no jogo e não consegue ajudar seu time a vencer. Se isso aconteceu, você deve ter procurado alternativas para evitar que todas as horas de jogo sejam afetadas por oscilações da rede elétrica. Para solucionar esse problema, é recomendado o uso de nobreak para PC gamer.

Nobreaks são capazes de fornecer autonomia temporária de energia aos equipamentos, garantindo a continuidade ou, pelo menos, a possibilidade de salvar o jogo. Sem contar que ainda protegem os equipamentos conectados e aumentam a vida útil deles, uma vez que estes não ficam expostos as oscilações que ocorrem na rede elétrica.

Anúncios

Para quem ainda não conhece, nobreaks são muito utilizados em projetos de CFTV, home office e redes domésticas, porque garantem o funcionamento dos aparelhos eletrônicos e a funcionalidade de projetos de segurança. Eles alimentam os dispositivos em caso de falta de energia ou oscilações da rede elétrica, e ainda têm um sistema de estabilização inteligente que evita a queima ou o mau funcionamento de aparelhos eletrônicos.

Como funciona um nobreak?

No caso de equipamentos de alto desempenho, como um PC gamer, o nobreak entra em ação protegendo os equipamentos conectados de surtos da rede elétrica. Os surtos geralmente acontecem quando há um aumento significativo da tensão da rede, que pode ser causado por descargas atmosféricas ou manobras na rede. Quando ocorrem, podem gerar curtos-circuitos nos equipamentos eletrônicos e interromper seu funcionamento de forma brusca. Conforme a incidência continua, provocam a queima do eletrônico.

Nesses cenários, nobreaks são essenciais para proporcionar a autonomia que os gamers precisam quando falta energia. Eles mantêm os equipamentos ligados por aproximadamente 40 minutos, tempo que muitas vezes é suficiente para que a rede elétrica se normalize e que garante que o jogador termine a partida com segurança, no caso de partidas online, ou consiga salvar o jogo no estágio conquistado, para então desligar o computador corretamente, evitando maiores perdas.

Anúncios

Montar um ambiente customizado com equipamentos de alto desempenho com as configurações dos sonhos pode levar tempo e requer um alto investimento financeiro. Então, proteger esses equipamentos contra surtos de tensão torna-se prioridade para esse público, e o nobreak para PC gamer se transforma em um item obrigatório.

Nobreak ideal para PC gamer

nobreak para pc gamer

Atualmente, os modelos de nobreaks mais comuns no mercado são os interativos (ou semissenoidais) e os senoidais. A principal diferença entre eles está no formato de onda que produzem no modo bateria, ou seja, quando há queda de energia.

Os nobreaks interativos produzem onda de formato semissenoidal (ou senoidal por aproximação), que compensam as variações de tensão, e no formato retangular, em caso de falhas na rede elétrica. São indicados a eletrônicos simples, como TVs, home theaters, modems, roteadores, switches, câmeras e DVRs.

Anúncios

Já os modelos senoidais são ideais para equipamentos com alto desempenho ou que possuem fontes com PFC ativo, como é o caso do PC gamer. Isso porque eles fornecem onda de formato senoidal, idêntico ao da rede elétrica. Desse modo, além de estender o uso de equipamentos, o nobreak ainda os protege, evitando grandes transtornos.

A autonomia que o equipamento vai oferecer a seu dispositivo pode variar de acordo com o modelo escolhido. Uma forma de saber qual é o tempo de funcionamento que o nobreak pode proporcionar ao equipamento em caso de queda de energia é utilizando uma calculadora de autonomia, que ajuda a dimensionar o modelo por meio do consumo total (em watts) dos produtos que serão conectados a ele. No site da Intelbras, você encontra essa ferramenta na página de cada modelo.

Agora que você já sabe da importância de nobreak para PC gamer, acesse outros conteúdos como este em nosso site para saber mais sobre cada modelo e conhecer o tempo autonomia de cada um.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar