
Simpress anuncia investimento de 750 milhões de reais em sua operação em 2025
A Simpress, empresa pioneira em outsourcing de equipamentos de TI e líder do setor no país, investirá 750 milhões de reais em sua operação em 2025. Cerca de 95% dos recursos irão se destinar a novos ativos, ou seja, a aquisição de novos smartphones, tablets, notebooks, desktops, impressoras térmicas, coletores de dados e impressoras, para substituir dispositivos utilizados pelos clientes e disponibilizar para novos contratantes. Já 5% dos investimentos no ano serão alocados em ativos de TI de uso interno (como softwares) e processos logísticos das operações da Simpress em todo o Brasil.
Em 2024, a Simpress investiu 700 milhões de reais. O aumento de investimentos acompanha as perspectivas positivas da companhia para os negócios em 2025 e nos anos seguintes. Isso porque, no país, apenas 10% do segmento de PCs (notebooks e desktops) B2B é atendido por outsourcing, o que demonstra uma oportunidade significativa para o setor. A expectativa do IDC (International Data Corporation) é de que o mercado de PCs As a Service duplique até 2026, passando de uma demanda anual de 300 a 350 mil PCs em 2023 para 637 mil novas unidades no mercado, representando crescimento de 82%.
Geração de caixa
A ampliação de investimentos previstos pela Simpress para 2025 também acompanha sua geração de caixa. Em 2024 a companhia registrou receita bruta recorde de 1,7 bilhão, crescimento anual de 12%. Para 2025 a expectativa da empresa é aumento de receita na ordem de 14%.
O faturamento de 2024 representou incremento de um bilhão de reais em cinco anos. O avanço acelerado da empresa nos últimos anos está ligado principalmente à bem-sucedida ampliação da oferta. Lançado pouco antes do início da pandemia, o outsourcing de PCs, notebooks, tablets e smartphones foi, em 2024, principal motor de crescimento da Simpress, que nasceu focada no outsourcing de impressão. As novas frentes de negócio já representam atualmente mais de 40% da receita, contra 3% antes da pandemia.
O número de equipamentos de TI sob gestão da Simpress em 2024 teve alta anual de 17% e alcançou a marca de 706 mil dispositivos. Em 2024, o número de clientes da Simpress superou 2,8 mil empresas – inclusive 60 das 100 maiores do país – e mais de 300 clientes entraram na carteira da companhia.
“Grande parte dos nossos investimentos em 2025 será direcionada para novos ativos e contratos, que são nossa atividade-fim, nosso negócio. O aumento de capital investido neste ano em relação a 2024 está relacionado com a nossa perspectiva de crescimento quanto a volume de negócios. Dentro dos 750 milhões de reais há duas frentes de investimento: uma formada por novos clientes e, outra, formada por renovação de contrato. Quando um cliente renova a base instalada, ele também consome capital e mobilização de novos ativos”, explica Vittorio Danesi, CEO da Simpress.