Soluções corporativas agitam a Mobile World Conference

Assine nossa newsletter

Não só o mercado de consumo tem novidades como as anunciadas pela LG e Samsung. Os serviços ligados ao universo corporativo, B2B e infra também tem destaque.

Preparando-se para um mundo no qual bilhões de dispositivos e sensores transmitirão dados o tempo todo, a Nokia e a MediaTek mostram em Barcelona uma tecnologia desenhada para melhorar o consumo de energia e aumentar a cobertura de rede. O Serviço Geral de Pacotes de Rádio Extendido com Cobertura Ampliada   (EC-EGPRS) engloba novos recursos inovadores como  Operação com  Eficiência Energética (PEO, do inglês, Power Efficient Operation), recepção descontínua ampliada (eDRX, do inglês Extended Discontinuous Reception), abrindo o caminho para que a vida da bateria que possa ser medida em anos e tenha maior alcance do que o obtido pelas redes convencionais GSM / GPRS, hoje.

A demonstração, no estande da MediaTek  no MWC faz uso de um Multi Rádio Flexi Nokia habilitado para EC-EGPRS com 10 estações de base (BTS) e uma Estação Móvel (MS), respectivamente, baseados na Tecnologia de Modem e no Software de Protocolo da MediaTek.

Ruckus

Já a Ruckus Wireless, Inc. anunciou sua intenção de introduzir a tecnologia OpenG™ para enfrentar os desafios de cobertura e capacidade de redes celulares internas. A tecnologia OpenG combina espectro coordenado e compartilhado, por exemplo, na banda de 3,5 GHz nos EUA, usando células pequenas compatíveis com múltiplas operadoras para oferecer cobertura celular interna de maneira mais eficiente. A Ruckus estará demonstrando a tecnologia OpenG em colaboração com a Qualcomm durante o Mobile World Congress (MWC) 2016, em Barcelona. Durante o evento, a Ruckus também pretende demonstrar sua solução para ligações via Wi-Fi que, ao lado da tecnologia OpenG, apresenta o futuro das empresas sem fio.

O plano da Ruckus para incentivar a adoção da tecnologia OpenG – em um mercado anual acima de US$ 2 bilhões – é de aproveitar de seus canais corporativos, a grande base de clientes empresariais, espaços públicos e provedores de serviços, e seu portfólio de tecnologias diferenciadas. Produtos e soluções específicas devem ser lançados ao longo do ano.

Assine nossa newsletter

De acordo com a empresa a tecnologia OpenG, da Ruckus, oferece uma solução muito mais econômica, mais fácil de instalar e é compat[ivel com múltiplos provedores. A Ruckus acredita que a tecnologia OpenG será ideal para provedores de serviço fixos e móveis oferecendo serviços gerenciados, aprimorando a experiência celular em todos os lugares, mesmo em locais que antes não tinha sinal por motivos de acesso ou economia.

Colaboração com foco em trabalho remoto

A Unify, empresa do Grupo Atos focada em software e serviços de comunicação, reforça o conceito inovador de trabalho remoto por meio de experiências práticas. No estande da companhia, os visitantes descobrem como as empresas podem proporcionar a seus funcionários remotos (#AnywhereWorkers) liberdade criativa e produtiva ao trabalhar. Outro ponto importante é como as organizações podem se adaptar facilmente aos modelos de negócio sob demanda. Os desenvolvedores tem a oportunidade de conhecer o Circuit, plataforma de colaboração da Unify baseada em WebRTC, e suas mais recentes APIs.

Cenários de mobilidade da vida real também estão sendo apresentados pela Unify durante o MWC, como uma estação ferroviária típica, com sala de espera, café e compartimento dos trens. Utilizando esse exemplo, a empresa demonstra as últimas inovações de seu portfólio OpenScape e do Circuit. Com o OpenScape Enterprise e o OpenScape Business, a Unify oferece às companhias de todos os tamanhos diversas soluções para Comunicação e Colaboração Unificadas (UCC). Além disso, está exposta a plataforma de colaboração baseada na nuvem, o Circuit, disponível em vários dispositivos. Usando o software, equipes virtuais e móveis podem intuitivamente trabalhar em conjunto e conduzir conversas contextuais em tempo real, garantindo o melhor uso dos recursos e das competências.

A Mobile World Congress é o principal evento da área de Telecomunicações do mundo – evento realizado em Barcelona na Espanha.

Ministro participa do evento

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, visitou nesta segunda-feira (22), em Barcelona, Espanha, a feira. O gestor da pasta também acompanhou as exposições das empresas Cisco, Samsung, Qualcomm, Ericsson e Huawei. “O Brasil estimula inovação para ampliar inclusão social”, disse.
De acordo com André Figueiredo, parte das soluções apresentadas devem estar presentes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e vão ser deixadas como legado no país. O gestor federal explica que as principais inovações do evento estão ligadas a projetos de cidades inteligentes e à internet móvel de quinta geração (5G). Para ele, o governo brasileiro segue investindo em novas tecnologias para ampliar o desenvolvimento do país.
“Nós temos aqui muitas inovações em serviços básicos essenciais, que utilizam a mais recentes tecnologias. Isso é algo que certamente exige uma interação do governo. Essa é a missão do Ministério das Comunicações: fazer com que as telecomunicações possam servir como instrumento para inclusão social e desenvolvimento do país como um todo”, ressalta.
Até quinta-feira (25), o ministro cumpre uma série de compromissos na Espanha e na França. Além da participação no Mobile World Congress, estão previstas a presença no Fórum Econômico Mundial, a assinatura de um acordo com a União Europeia para pesquisas com o 5G, e reuniões com representantes de governos e empresas de telecom.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.