STAR CHANNEL: “TITANIC” É DESTAQUE DESTE DOMINGO (22); CONFIRA CURIOSIDADES SOBRE O CLÁSSICO

Neste domingo (22), a partir das 21h00, o premiado e clássico filme dos anos 90 “Titanic” será exibido no Star Cine Prime, no canal STAR Channel. Como destaque da programação, o filme conta a história de um artista pobre – Jack Dawson, interpretado por Leonardo DiCaprio – e da jovem rica Rose, interpretada por Kate Winslet, que se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do navio RMS Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, Cal Hockley (Billy Zane), a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor.

A produção é uma história de ficção do naufrágio real do RMS Titanic, um navio de passageiros britânico operado pela White Star Line e construído pelos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast. O Titanic foi pensado para ser o navio mais luxuoso e mais seguro de sua época, gerando lendas que era supostamente “inafundável”. A embarcação partiu em sua viagem inaugural, do Reino Unido com destino ao Estados Unidos, em 10 de abril de 1912. Entretanto, às 23h40 de 14 de abril, colidiu com um iceberg, naufragando na madrugada do dia seguinte, com mais de 1.500 pessoas a bordo, tornando-se um dos maiores desastres marítimos em tempos de paz de toda a história.

Produzido em 1997, “Titanic” segue sendo um dos filmes mais famosos do mundo e há mais de 20 anos coleciona fãs. Além do mais, quem não se apaixonaria pelo inesquecível Jack e não gostaria de um amor que nem o dele e de Rose, não é mesmo? Confira agora curiosidades desse clássico que tanto amamos.  

1- O diretor James Cameron realizou 12 expedições e mergulhos aos destroços do verdadeiro Titanic, ficando mais tempo no navio do que os próprios passageiros da embarcação.

2- Cameron, além de dirigir, também editou, produziu e roteirizou o filme.

3- Por 12 anos, Titanic teve a maior bilheteria de todos os tempos, sendo destronado por Avatar (2009), também dirigido por James Cameron.

4- Titanic é um dos filmes que mais ganhou Oscars na história, empatando com Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), cada um deles com onze estatuetas.

5- Falando em Oscar, mesmo com tantas vitórias na premiação, o filme não levou nenhuma estatueta de atuação e DiCaprio sequer foi indicado, gerando certa polêmica.

6- Leonardo DiCaprio não era o favorito do estúdio para o papel de Jack. Eles queriam Matthew McConaughey, que chegou até a fazer testes de câmera com Kate Winslet. Atores como Tom Cruise, Brad Pitt, Christian Bale e Macaulay Culkin também participaram dos testes para o personagem.

7- Para Kate Winslet também não foi tão simples conseguir o papel de Rose. Ela precisou disputar com Madonna, Sharon Stone, Nicole Kidman, Gwyneth Paltrow, Winona Ryder e Uma Thurman. Winslet insistiu muito para ficar com o papel, a atriz até mandava flores para Cameron com recados assinados como sendo “da sua Rose”.

8- Kate decidiu fazer suas cenas na água sem roupa térmica, acreditando que tornaria sua performance mais real, resultando numa pneumonia na atriz.

9- Para tornar a história o mais real possível, Cameron decidiu fazer com que a cena do acidente durasse exatamente o mesmo tempo que a colisão do navio com o iceberg aconteceu de verdade: 37 segundos.

10- A icônica cena de Jack gritando “Eu sou o rei do mundo” foi totalmente improvisada por DiCaprio.

11- Cameron não é adepto de músicas temas em seus filmes, mesmo sabendo disso, o compositor da trilha do filme, James Horner, convidou o compositor Will Jennings e a cantora Céline Dion para produzirem “My Heart Will Go On”. Quando a música foi apresentada para o diretor, ele mudou de ideia e decidiu inclui-la no longa.

12- As cenas do navio afundando foram gravadas em uma tomada só, e foram utilizados mais de 120 mil litros de água.

13- Durante as gravações, boa parte da equipe da produção precisou ir para o hospital após uma sopa de frutos do mar ser adulterada com uma droga chamada PCP (pó e anjo) que causa alucinações. Muitos suspeitaram de se tratar de uma pegadinha, ou até mesmo uma sabotagem, mas até hoje nada foi confirmado. 

14- O famoso astrônomo americano Neil deGrasse Tyson mandou um e-mail para James Cameron, dizendo que, naquela época do ano e naquele ponto do Atlântico em 1912, quando Rose está deitada em um pedaço de madeira olhando para as estrelas, não são aquelas estrelas que ela deveria estar vendo. O diretor, então, desafiou Neil a mapear corretamente a posição das estrelas e, quando recebeu o material, Cameron refilmou a cena, inserindo as estrelas corretas na versão 3D do filme, lançada em 2012.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.