Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek
Banner KTO

Stock Car, Qualcomm e Vivo colaboram para levar inovação e tecnologias 5G e XR para as pistas

Por meio da Audacetech, a Stock Car Pro Series, principal categoria do automobilismo nacional, está se juntando à Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda (“Qualcomm Brazil”) e à Vivo, para demonstra soluções tecnológicas baseadas em conectividade 5G e Realidade Estendida (XR). A Audacetech é o braço tecnológico do Veloci Group, controlador da Vicar, empresa proprietária da Stock Car.

O objetivo é ampliar a experiência do público e oferecer mais ferramentas para as equipes que competem na Stock Car. Entre as iniciativas planejadas, está o evento Snapdragon Copilot, que possibilita a transmissão imersiva em 5G, proporcionando uma visão 360 graus de dentro do carro para os espectadores, como se estivessem virtualmente sentados ao lado do piloto. Segundo a Audacetech, a tecnologia será uma das principais novidades do novo carro da Stock Car, que está sendo desenvolvido pela empresa e será lançado em 2024.

Anúncios

Em colaboração com as empresas, Panorama Antennas e Beenoculus, o projeto já foi testado em uma das etapas da Stock Car em Interlagos (SP) e no dia nove de julho foi apresentado aos fãs da competição no autódromo da capital paulista. Convidados puderam conferir a transmissão imersiva com óculos de realidade aumentada no stand Snapdragon. No futuro, os espectadores poderão acompanhar a corrida de qualquer lugar através de smartphones e PCs, por meio do recurso 360 graus, sendo que a experiência fica ainda mais completa com a utilização de óculos de realidade virtual.

A transmissão é realizada utilizando uma câmera de vídeo de alta resolução 360 graus estabilizada, com soluções da Qualcomm Technologies. “A iniciativa pioneira oferecerá uma visão mais imersiva e detalhada das corridas, permitindo que o público acompanhe cada detalhe do que acontece no cockpit do piloto, como se estivesse realmente lá”, explicou Fransergio Vieira, Senior Manager, Business Development, QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda.

Para viabilizar o projeto, foi instalado no carro um roteador 5G veicular, especialmente desenvolvido para suportar as altas temperaturas de dentro do veículo, e que utiliza a energia da bateria do carro como fonte de alimentação. Esse tipo de roteador 5G veicular possui uma entrada para conectar uma antena externa do tipo “tubarão” 4×4 MiMo 5G fornecida pela Panorama Antennas. A utilização dessa antena possibilitou a melhoria na captação do sinal 5G em toda a pista de Interlagos, e com os carros em alta velocidade

Anúncios

Outro ponto essencial foi a conectividade, por meio da rede 5G provida pela Vivo. “A confiabilidade da conectividade 5G em toda a pista de Interlagos é fundamental em uma proposta como essa, já que a baixa latência, alta velocidade e capacidade da rede 5G garantem que a execução da experiência imersiva seja bem-sucedida”, afirma Elmo Matos, Diretor de Planejamento de Redes da Vivo.

Para que os usuários realmente possam experimentar a sensação de estarem sentados virtualmente ao lado do piloto, foram utilizados no teste e disponibilizados para os fãs selecionados para a experiência do último domingo, óculos de realidade virtual fornecidos pela Beenoculus, baseados na plataforma Snapdragon XR2.

O projeto é somente uma das iniciativas que utilizam a Stock Car como plataforma. “O automobilismo sempre foi o esporte da tecnologia por excelência e atualmente categorias sofisticadas como a Stock Car são a ponta de lança para o desenvolvimento de projetos inovadores. Não apenas os fãs, como também os patrocinadores, esperam que o esporte a motor funcione como um laboratório de experimentação tecnológica, e a conectividade é uma das fronteiras mais recentes e importantes para que as corridas continuem relevantes para todo o mercado”, completou Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech.

Anúncios

####

Os produtos das marcas Snapdragon e Qualcomm são produtos da Qualcomm Technologies, Inc. e/ou de suas subsidiárias. As tecnologias patenteadas da Qualcomm são licenciadas pela Qualcomm Incorporated.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar