
Surfista Igor Moraes leva projeto de valorização do jornalismo local para o circuito mundial da WSL
O surfista Igor Moraes, de 28 anos, foi anunciado nesta quarta-feira (28) como patrocinado pelo projeto Mais Pelo Jornalismo (MPJ), iniciativa do I’Max voltada ao fortalecimento da imprensa regional. A ação marca a entrada da empresa no marketing de influência, mas com foco institucional voltado à valorização da informação local, especialmente em áreas com pouca cobertura midiática. Igor vai exibir a marca MPJ em sua prancha durante as competições da Challenger Series 2025, circuito de acesso à elite da World Surf League (WSL), com etapas na Austrália, África do Sul, Estados Unidos, Portugal e Brasil.
O atleta, natural de Maresias, litoral norte de São Paulo, foi campeão brasileiro de surfe em 2019 e obteve destaque recente ao registrar a primeira nota 10 da história do Campeonato Brasileiro de Surfe em Saquarema, em 2024. Com isso, garantiu vaga no circuito internacional da WSL neste ano.
O patrocínio ao surfista integra a estratégia do I’Max de promover o MPJ, iniciativa voltada a portais de notícias de cidades pequenas e médias. O objetivo é evidenciar o papel desses veículos em regiões que enfrentam o chamado “deserto de notícias”. Segundo o Atlas da Notícia de 2023, 40% dos 279 municípios da costa brasileira têm pouca ou nenhuma cobertura jornalística regular, impactando diretamente cerca de 47 milhões de pessoas.
“O Igor está no mar e nós estamos no deserto de notícias. Nossa escolha foi estratégica. O surfe é um esporte solitário, assim como tem sido fazer jornalismo ético e independente em pequenas cidades brasileiras. Nossa ideia é conectar as duas lutas: a do atleta que enfrenta o mar sozinho e a do jornalista que insiste em informar, mesmo diante das marés contrárias”, diz Fernanda Lara, CEO do I’Max e idealizadora do projeto.
A ação prevê ainda o lançamento de um site bilíngue com foco em letramento midiático. A nova plataforma reunirá informações sobre os portais regionais apoiados pelo MPJ e funcionará como um diretório acessível de meios de comunicação locais confiáveis.
“É uma causa que estou me interessando mais a cada conversa. Quando entendi o que o MPJ fazia, minha mente se abriu. Sei o quanto a gente depende de notícia local pra se sentir parte de alguma coisa. Quando não tem ninguém pra contar o que acontece, parece que não existimos. Apoiar quem mantém o jornalismo vivo é também lutar por pertencimento”, afirma Igor.
Além da presença nas competições, o surfista também será envolvido em ações de comunicação relacionadas à desinformação e ao consumo consciente de notícias. A escolha pelo surfe se baseia no alcance da modalidade, que segundo o IBOPE Repucom, tinha 45,3 milhões de fãs no Brasil em 2021.
“Nossa missão é reconectar o portal de notícias da cidade com a sua comunidade relembrando os jornalistas que escrever para a audiência regional tem mais valor que escrever para conquistar milhares de cliques anônimos no google. Estamos resgatando o jornalismo de base por um lado e furando a bolha na esfera social para lembrar as pessoas da importância de se informar por canais sérios e validados. O esporte é um meio de furar bolhas muito promissor. Patrocinar o Igor hoje é falar para o Brasil que merecemos e precisamos ser melhor informado”, declara Lara.
O I’Max é uma plataforma especializada em mailings de imprensa e conecta empresas a jornalistas de todo o Brasil. O MPJ, por sua vez, oferece infraestrutura gratuita a até mil portais regionais, com suporte técnico, hospedagem, cibersegurança, SEO, e outros recursos voltados ao fortalecimento de veículos locais.
Segundo dados do I’Max, 2.352 meios jornalísticos foram encerrados no Brasil desde 2014. No mesmo período, 10.795 veículos foram criados, enquanto 13.147 deixaram de operar, o que evidencia a fragilidade do setor em áreas menos urbanizadas.
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