Telecine comemora 90 anos de Jean- Luc Godard e 60 da Nouvelle Vague

O lançamento de Acossado (1960), primeiro filme de Jean-Luc Godard com roteiro assinado por François Truffaut, marcou o início do movimento artístico do cinema francês conhecido como Nouvelle Vague, que completa seis décadas em 2020, ano em que o cineasta completa 90 anos. Para celebrar sua vida e obra, o streaming do Telecine reúne nove filmes que marcaram a trajetória de Godard, que recebeu um Oscar Honorário por sua contribuição para a indústria cinematográfica.

Uma Mulher É Uma Mulher, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, e O Bando À Parte trouxeram Anna Karina, atriz com quem foi casado e colaborou em sete filmes no total, como protagonista. Já com Isabelle Huppert, o diretor trabalhou em Salve-se Quem Puder (A Vida) e Paixão, ambos indicados à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

No longa A Chinesa, Godard adaptou o livro Os Demônios (1872) do escritor russo Fiódor Dostoiévski e recebeu o prêmio especial do júri no Festival de Veneza. No mesmo ano, em 1967, ele lançou a comédia Week-End À Francesa com Mireille Darc, Jean Yanne e Jean-Pierre Kalfon.

Uma Mulher Casada, Tudo Vai Bem e Eu Vos Saúdo, Maria completam a seleção, que está disponível no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filme são gratuitos para novos usuários.

Uma Mulher É Uma Mulher

A dançarina de cabaré Angela luta para convencer o namorado Émile a ter um filho, sem sucesso. Determinada, ela busca a ajuda de Alfred, amigo de Émile, para realizar seu desejo.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina, Jean-Claude Brialy, Jean-Paul Belmondo
França. Itália. 1961. Comédia. 84 min.
Link do Telecine

O Bando À Parte

O esperto Franz se aproxima da jovem Odile durante as aulas de inglês e ela acaba revelando ao rapaz que sua patroa mantém uma grande quantia de dinheiro em sua mansão. Franz então divide a história com o amigo Arthur, e os dois se juntam para convencer Odile a participar de um roubo à residência.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina, Claude Brasseur, Danièle Girard
França. 1964. Comédia. 95 min.
Link do Telecine

Uma Mulher Casada

Em fragmentos de imagens, Godard mostra um dia da vida de Charlotte, uma mulher casada com um piloto de avião e que tem um caso com o vizinho. Entre discussões sobre amor e arte, os dramas de Charlotte se misturam. Dirigido por Jean-Luc Godard e indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Macha Méril, Philippe Leroy, Bernard Noël
França. 1964. Drama. 100 min.
Link do Telecine

A Chinesa

Durante as férias, Veronique cria um grupo de estudantes franceses adeptos do maoísmo que se reúne para estudar os ensinamentos do “Pequeno Livro Vermelho” de Mao Tsé-Tung. Obcecados pela ideologia, os jovens criam uma célula comunista que acaba se envolvendo em atos terroristas.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anne Wiazemsky, Jean-Pierre Léaud, Juliet Berto, Michel Semeniako
França. 1967. Drama. 96 min.
Link do Telecine

Week-End À Francesa

Na França, Roland e Corinne são um casal maquiavélico que pretende viajar de carro até a casa dos pais dela para tentar arrematar uma herança. Inesperadamente, eles se surpreendem com o cenário apocalíptico do trajeto até lá: carros em chamas, corpos ensanguentados no asfalto e figuras bizarras.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Mireille Darc, Jean Yanne, Jean-Pierre Kalfon
França. Itália. 1967. Comédia. 103 min.
Link do Telecine

Tudo Vai Bem

A repórter americana Susan vai até uma fábrica de salsichas na França para entrevistar o gerente do local, mas acaba presenciando uma greve. Presa junto com o marido Jacques e o chefe da fábrica pelos trabalhadores, ela discute sobre seu relacionamento e os rumos políticos do país.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Jane Fonda, Yves Montand, Vittorio Caprioli
França. Itália. 1972. Drama. 95 min.
Link do Telecine

Salve-se Quem Puder (A Vida)

Paul é um produtor de televisão que tem como colaboradora a ex-namorada, Denise. Sabendo da vontade da mulher de sair da cidade, Paul a leva para conhecer a casa de campo que pretende alugar. Quando Isabelle, uma prostituta de quem Paul já foi cliente, surge no local sem saber quem é o dono, a história dos três se cruzam.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Isabelle Huppert,
Alemanha. Aústria. França. Suíça. 1980. Drama. 87 min.
Link do Telecine

Paixão

Pressionado pelos produtores, o cineasta polonês Jerzy tenta rodar um documentário sobre luz e imagens na Suíça, mas o projeto começa a dar errado. Ele, então, acaba se envolvendo com Hanna e Isabelle, duas jovens locais.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Isabelle Huppert, Hanna Schygulla, Michel Piccoli
França. Suíça. 1982. Comédia. 88 min.
Link do Telecine

Eu Vos Saúdo, Maria

A jovem Maria divide seus dias entre o estudo e o trabalho no posto de gasolina do pai. Quando, ainda virgem, ela engravida, o noivo José a acusa de ser infiel. No entanto, um estranho chamado Gabriel tenta convencer o homem de que tudo faz parte do plano divino e não deve ser contestado. Dirigido por Jean-Luc Godard e indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Myriem Roussel, Thierry Rode, Philippe Lacoste
França. Reino Unido. Suíça. 1985. Drama. 107 min.
Link do Telecine

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.