Testei a TV LG UHD AI 55UT90 LG ThinQ – uma excelente opção para suas compras de Black Friday, final de ano e Natal para 2024.
Durante mais de um mês pude testar a TV da LG UHD AI 55UT90 LG ThinQ que possui uma série de recursos premium numa faixa de preço muito atrativa o que a torna uma das melhores opções para quem quer trocar de TV agora nesse final de ano de 2024, seja nas promoções de Black Friday ou ainda para as compras de final de ano com o décimo terceiro e Natal.
Primeiro vamos entender um pouco mais sobre essa TV.
Design e Qualidade de Construção
A primeira impressão que tive é de um design bem moderno e fino, o que facilita para montagem em paredes. Para os meus testes eu usei os pés fornecidos na caixa e eles deixam a TV bem estável.
A construção sólida e a combinação do painel dão um visual elegante.
Na parte traseira há a conexão para o cabo de energia, uma entrada de antena/cabo, 3 entradas HDMI, uma entrada ótica para áudio (normalmente usada para soundbar), e uma entrada para o cabo de rede (você pode usar para conectar a TV no roteador de internet e ter um sinal mais estável).
Há ainda os furos para a instalação na parede, porém o suporte não é fornecido na caixa.
Experiência de Unboxing.
O recomendado pela LG é que a TV seja montada por duas pessoas. Você também pode contratar uma empresa especializada da LG que cuidará de todo processo para você.
Na caixa vem tudo que você precisa para montagem, incluindo os pés opcionais (para colocar numa mesa ou rack), o controle remoto mágico da LG, pilha, parafuso e cabo de energia.
Depois disso, antes de ligar, deixe a senha do Wi-Fi anotada porque você vai precisar dela. Ligue a TV, siga o passo-a-passo, conecte a TV na rede (se não estiver usando o cabo), e em poucos minutos você verá a tela do WebOS. E é a partir daqui que toda sua diversão e consumo de conteúdo vão acontecer.
O WebOS
Para mim é um dos sistemas mais fáceis e intuitivos de usar disponível no mercado. Você verá de cara diversos quadrados coloridos e cada um deles representa uma ação diferente. Estarão também instalados os principais aplicativos de streaming. Aí basta usar o controle para escolher se você quer assistir a TV aberta/assinatura, o YouTube, ou o seu serviço de streaming favorito.
Há também um serviço gratuito da LG com diversos conteúdos agrupados por tema, e tem muito conteúdo a ser explorado. Desde notícias internacionais até canais de culinária. Sim, tudo de graça.
Qualidade de Imagem
Com um painel de resolução UHD (3840 x 2160), essa TV entrega imagens nítidas, especialmente em conteúdos em alta definição. O processador AI α5 4K Gen7 faz um ótimo trabalho de upscaling, aproximando a qualidade de conteúdo Full HD para algo mais próximo de 4K.
O upscaling é uma tecnologia que aprimora a resolução de imagens para que se aproximem de uma resolução maior. Ele se tornou especialmente importante com o aumento de TVs de alta resolução, uma vez que muitos conteúdos, como transmissões de TV e filmes mais antigos, ainda são produzidos em resoluções mais baixas, como Full HD (1080p) ou até mesmo HD (720p).
No processo de upscaling, a TV ou dispositivo usa algoritmos para preencher os pixels que faltam na imagem original de baixa resolução, “extrapolando” detalhes e criando novos pixels para completar a resolução maior. Atualmente, muitos aparelhos modernos, como as TVs da LG, utilizam IA (inteligência artificial) para aprimorar o upscaling, analisando os padrões visuais das imagens em tempo real para ajustar cor, brilho e nitidez de maneira mais precisa. Por isso a TV ter um processador, como no caso desse modelo da LG, é tão importante.
A presença de Dynamic Tone Mapping e suporte para HDR10 e HLG também contribui para imagens vívidas, embora a taxa de atualização de 60Hz possa deixar a desejar em cenas de ação muito rápidas.
Para quem assiste a muitos filmes, o FILMMAKER MODE™ é um ótimo recurso que preserva as intenções originais dos cineastas, ajustando automaticamente as configurações para uma experiência mais autêntica.
Performance em Jogos
Para jogos, a TV traz um bom conjunto de recursos, como o ALLM (Auto Low Latency Mode), que reduz a latência automaticamente, e o HGIG Mode, ideal para quem busca melhor qualidade gráfica em jogos compatíveis. Além disso, o Painel de Jogos oferece fácil acesso a ajustes, como o Otimizador de Jogos, mas a taxa de atualização de 60Hz limita a fluidez em títulos competitivos. É bom lembrar que essa TV não é do topo de linha da LG e que vai ter algumas limitações de contraste e preto. Sendo assim, caso você queira uma experiência de gaming de ponta, talvez modelos mais premium da LG, como, por exemplo, da família Evo, sejam, as mais indicadas.
Áudio
O áudio é um dos pontos fortes com o AI Sound Pro que simula um sistema 9.1.2, criando um som virtualizado ao redor. Embora a potência de 20W seja relativamente modesta, o Clear Voice Pro ajuda a tornar os diálogos mais claros, e a compatibilidade com Bluetooth Surround Ready expande as opções para quem busca uma experiência de som ainda melhor com o uso de soundbars da própria LG, o que com certeza irá expandir a aprimorar o áudio.
Nos meus testes com séries de TV que tem um áudio mais elaborado, como no caso de Jack Reacher, as explosões e barulhos de carro em cenas de ação aparecem muito bem definidas e cristalinas. Com certeza é a IA da TV garantindo o melhor áudio nesse segmento de TVs.
Casa inteligente.
Ela também é compatível com Apple AirPlay 2, o que facilita a integração com dispositivos da Apple, e possui assistentes de voz integrados, como Alexa, o que traz um nível extra de conveniência.
Com o aplicativo gratuito LG ThinQ é possível usar o celular como controle remoto ou ainda executar os serviços de streaming direto do celular para a Tela. Está em outro cômodo da casa e esqueceu a TV ligada? Sem problemas. Com um toque no celular isso é resolvido.
Acessibilidade
Para usuários com necessidades específicas, a TV oferece recursos de acessibilidade úteis, como alto contraste, escala de cinza e cores invertidas. Esses recursos são bem-vindos para tornar o uso da TV mais inclusivo e melhorar a experiência para todos os tipos de público.
Consumo de Energia e sustentabilidade.
Dá para ver a preocupação da LG com a sustentabilidade e com o meio-ambiente já na embalagem leve e ecológicas e credenciais de sustentabilidade global. Usando o mínimo de material necessário e depois tudo pode ser reciclado.
O consumo de energia é eficiente, é nota A, com um gasto de apenas 0,5W em standby, e seu cabo de força é destacável, permitindo uma instalação mais prática e sem desorganização.
Veredito do Blog do Armindo: vale a pena comprar a TV LG UHD AI 55UT90 LG ThinQ?
Eu fiquei impressionado no tanto que esse aparelho de TV entrega pelo preço médio que a LG está cobrando. Isso porque ela tem diversos recursos de aparelhos de faixas de valor maiores que as dela. Com processador exclusivo, recursos de inteligência artificial e a facilidade de navegação pelo WebOS com o Controle Smart Magic que já tem todas as funções a um só toque. É um belo combo de benefícios entregues num único produto.
Claro que a TV apresenta uma qualidade de imagem compatível com essa faixa de preço (falo isso porque uma TV da linha Evo da LG, por exemplo, irá entregar um preto absoluto e taxas de atualização maiores) e dentro dessa perspectiva é uma das melhores opções disponíveis no mercado, principalmente para quem quer aproveitar as ofertas de final de ano agora na Black Friday ou nas compras de final de ano com o décimo-terceiro e Natal.