Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Testei o Fire TV Stick e o Fire TV Stick 4K da Amazon. Vale a pena comprar?

Fazia tempo que eu queria testar e fazer review para o leitor desse produto e finalmente, com o apoio da equipe de comunicação da Amazon, eu conseguir testar o Fire TV Stick com Controle Remoto por Voz com Alexa (inclui comandos de TV), nas versões com e sem 4K.

Mas afinal de contas o que faz esse equipamento?

Anúncios

A resposta mais óbvia que você verá por aí é que ele transforma uma TV não Smart numa TV Smart, ou seja, com ferramentas integradas de internet, tais como, aplicativos de streaming e até acesso a internet.

Mas em 2021 é importante lembrar que quase todo mundo já tem algum tipo de smartv em casa,, então pensar num equipamento desse só por essa lógica não faz tanto sentido mais. Acontece que cada TV tem um sistema diferente de SmarTV e aí que a coisa fica interessante. Muitos não tiveram mais atualização, outros foram descontinuados e outros são realmente péssimos de uso e navegação.

Então a primeira coisa que dá pra falar é que o Fire Stick dá um UP no seu sistema de TV Inteligente com um menu bonito, interativo e funcional.

Anúncios

E no caso dessa versão é importante dizer que ele vem com comando de voz Alexa embutido, ou seja, quem tem dispositivos inteligentes em casa terá ganhos extras. Dá pra pedir pra Alexa ligar e desligar a luz (desde que já estejam preparadas para isso, claro), ver o status das suas compras e até perguntar, por exemplo, sobre a previsão do tempo.

Então resumidamente o Fire Stick TV dá um up no sistema Smart da sua TV e integra a televisão nos seus dispositivos de casa inteligente.

Testando o Fire TV Stick com Controle Remoto por Voz com Alexa

Depois de abrir a embalagem é só você ligar o Fire TV Stick numa entrada HDMI da sua Televisão. E depois ligar o equipamento numa tomada. Ele vai pedir para você apertar um botão no controle remoto, depois para você conectar o equipamento ao WIFI da casa (tenha a senha anotada em mãos) e então ele vai se conectar na sua conta Amazon (se você ainda não tiver uma vai ser a chance de criar). É bem simples e feito através da digitação de um código. Depois o equipamento irá fazer uma atualização. É um processo que demora cerca de 20 minutos, entre você ligar e configurar tudo.

Anúncios

Aí então é hora de você deixar tudo do seu jeito. Entrando nos apps de streaming que você usa mais e fazendo login nos serviços. Eu uso Amazon Prime Video aqui em casa e a integração com o serviço é perfeita e a fluidez dos menus e escolhas muito melhor, mas o equipamento vai bem com os outros programas tais como Netflix e Disney+.

Testando a versão 4K

Se você é leitor habitual e já me ouviu falar sobre 4K pode até pular esse parágrafo porque lá vou eu explicar o que eu falo sempre: usar 4K em casa é uma soma de fatores. Primeiro você precisa de uma boa conexão para a internet. As velocidades básicas oferecidas pelas operadoras dificilmente vão dar conta. Depois você precisa que o seu serviço de streaming ofereça conteúdo em 4K – alguns você precisa pagar um extra e no caso de Amazon Prime Video você tem vários conteúdos nessa qualidade sem pagar mais por isso. No youtube você também consegue alguns conteúdos com a tag 4K. E para finalizar isso você precisa, claro, de uma TV 4k.

Anúncios

Se você tem todos esses requisitos então a versão 4k do Fire Stick é a ideal para você. Assim terá a melhor qualidade de áudio e vídeo disponível no seu serviço de streaming.

Para fazer os testes 4K eu sempre assisto um episódio de Jack Ryan que além de ser totalmente 4k oferece uma riqueza de cores e sons impressionante. E aqui a qualidade foi ao extremo. E para fazer um teste definitivo eu assisti também Carnival Row – é uma série de que tem uma paleta bem escura e em alguns casos é até difícil de assistir por causa disso. Mas aqui eu posso dizer que foi a melhor experiência que eu tive assistindo a série.

Se você gosta de buscar uma qualidade de imagem melhor nas suas séries e filmes vai perceber a mudançapara melhor. Ele também suporta streaming disponível com Dolby Vision e Dolby Atmos, ótimo para quem usa soundbars.

O controle remoto.

Anúncios

Este não é um simples controle remoto, mas ele usa o controle de voz da Alexa para fazer realmente muitas coisas. Dá pra mandar abrir a Netflix ou ainda “assistir The Boys”. Nos meus testes os comandos funcinaram 100% das vezes.

Se você já domina os comandos mais avançados das Skills da Alexa o leque fica ampliado e dá pra pedir comida pelo iFood ou conferir suas playlists favoritas. O próprio controle assume o áudio da TV e aí evita que você tenha que ficar usando dois controles ao mesmo tempo. É um recurso simples, mas que resolve uma chatice de um jeito bem simples.

Ele tem botões integrados com Prime Video, Netflix, Disney+ e Amazon Music.

Anúncios

Aqui neste link é possível conferir tudo que o controle remoto pode fazer.

Veredito: o Fire TV Stick e o Fire TV Stick 4K da Amazon são bons?

Posso dizer ao leitor que é a melhor experiência que tive nos testes nesse tipo de equipamento. Se você tem uma SmarTV super moderna, talvez ele não agregue muito a você, a não ser que você queria ter a Alexa embarcada na TV.

Já se a sua TV é mais antiga, se o sistema Smart dela não é bom ou não atende as suas necessidade é sem dúvida uma excelente compra. Só tome cuidado para ver se a versão 4K é a melhor para você.

Anúncios

Eu aproveito para agradecer ao time de comunicação da Amazon pelo período de testes com o equipamento.

92%
Poderoso sistema de TV e casa inteligente

Fire TV Stick e o Fire TV Stick 4K da Amazon

  • Design
  • Facilidade de uso
  • Facilidade de instalação
  • Conectividade
  • qualidade de som e imagem

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar