Seu amigo Geek

Testei o notebook Compaq Presario 5112. É bom? Vale a pena comprar? Veja o review completo e o que eu achei.

Pude testar durante um mês o notebook Compaq Presario 5112, produto da Compaq de entrada e que quer democratizar o uso de notebooks por quem precisa para trabalhar ou estudar.

Essa democratização já aparece nas escolhas dos componentes. Normalmente não falo de especificações técnicas aqui no Blog, mas nesse caso eu vou abrir uma excessão e já explico o motivo.

Ele possui um processador Qualcomm Snapdragon 7c Gen 2 e tem 4 GB, memória RAM soldada de 4 GB e o armazenamento UFS de 128 GB. O laptop também tem uma tela de 15,6 polegadas com resolução de 1920 x 1080 pixels, bordas finas e resolução HD antirreflexiva. Bateria de 45 Wh, alem de uma webcam de HD 720p (com tampinha de deslize para privacidade) e um teclado ABNT2 (com ç) e resistente a derramamento de líquido.

Já vem com uma versão do Windows 11 Home instalado, um ano de uso do Office365, tem também uma promoção de uso premium do Dropbox. A empresa oferece dois anos de garantia do equipamento. Também possui o recurso Always On – que assim que você liga o notebook ele já está pronto para o uso.

Apresenta uma saída HDMI, 2 entradas USB e uma USB-C, além de entrada para fone de ouvido e para um MicroSD. Também vem com carregador. A promessa é que a bateria dura até 15 horas. O sistema de resfriamento exclusivo e totalmente silencioso faz com que o dispositivo mantenha sua eficiência sem o incômodo do cooler ligado.

Arquitetura que lembra um celular.

Depois de explicada a parte técnica, podemos observar que as especificações lembram muito as de um celular, por isso que fiz questão de especificar. A escolha do armazenamento UFS mesmo é a mesma escolha utilizada em dispositivos móveis e análogas a um SSD.

Os celulares hoje são muito potentes e tem especificações que possuem mais capacidade de processador que alguns computadores. Porém não são muito adequados para estudar ou determinados trabalhos. Já tentou fazer uma apresentação em Powerpoint ou um relatório num celular? Pois é, é muito ruim.

Assim a Compaq uniu aqui o melhor dos dois mundos, e isso resultou num equipamento com um atrativo interessante: o valor de venda cai muito, deixando assim o equipamento mais barato que a maioria dos celulares intermedíarios (em alguns casos muito mais barato) e com recursos de uma tela grande e teclado.

É claro que não se trata de um equipamento ultra potente para jogar ou usar programas de edição de fotos, vídeo ou ainda criação de designs. Mas sem dúvidas é um equipamento que atende bem todas as demandas de uso para escritório ou estudo, como você verá a seguir.

Minhas impressões durante o uso.

A primeira coisa que me chamou a atenção ao abrir a caixa foi a leveza do produto, uma vez que telas desse tamanho costumam ser um pouco mais pesadas. Não é o caso aqui, trata-se de um produto que dá pra levar pra todo lugar sem pesar muito.

Outro detalhe que me chamou atenção é também a leveza do carregador. Diferente de alguns que tem um módulo extra pesado aqui é basicamente uma tomada. Recomendo que você deixe uma noite dando uma carga completa antes de abrir o notebook.

Depois de aberto é preciso fazer as ativações iniciais e caso você não tenha é preciso criar uma conta da Microsoft e definir um PIN de acesso. É um processo que o Windows está usando agora em praticamente todos os novos desafios e muito similar quando você liga um dispositivo Android pela primeira vez.

Depois de todas as telas e todas as confirmações o notebook estará pronto para uso. Dos 128 gigas a instalação do Windows e do Office vão consumir mais ou menos a metade. Dá e sobra para arquivos básicos de texto ou apresentações e planilhas, por exemplo. Mas para arquivos mais pesados você deverá usar o One Note ou o pacote promocional oferecido do Dropbox. É um equipamento feito para ser usado nas nuvens já.

E não caia no erro de instalar o Chrome para acessar internet. Ele consome muito recursos de memória RAM, porém ao usar o navegador Edge – nativo da Microsoft – ele vai bem. Para efeitos de testes eu abri o Edge, mais o Word, mais o Excel e o PowerPoint ao mesmo tempo.

Eu coloquei e tirei inúmeras vezes na mochila e não notei nenhum arranhão na estrutura externa. Para o que se propõe a qualidade da tela atende, justamente para trabalho de office e/ou escolar. Dá pra assistir uma série ou filme, mas eu recomendo o uso de um fone de ouvido ou sistema de som externo. O mesmo vale para realização de reuniões por conferência. A câmera é simples mas para reuniões em que o rosto fica em primeiro plano, atende bem a necessidade.

Não é possível fazer upgrade de Memória RAM, já que está vem integrada ao notebook, porém é possível usar um SSD, mas nos dias de hoje é possível também usar um SSD externo de 1 TB e que é menor que a palma da mão e funciona super bem ou ainda um MicroSD mais robusto.

É difícil medir o tempo de duração, uma vez que depende das atividades que serão feitas no equipamento, porém eu realizei diversos testes e a bateria dá conta tranquilo de um expediente de 8 horas de trabalho longe da tomada, deixando carregar de noite.

Veredito; vale a pena comprar o Compaq Presario 5112?

Além do equipamento é bom lembrar que ele vem com o Windows e também um ano de Office365 e isso trás um valor agregado muito interessante ao equipamento que já tem um preço bem acessível em relação aos seus concorrentes.

É um produto de entrada destinado a pessoas que precisam trabalhar em suas atividades de home-office ou para estudar – dando conta de fazer pesquisas, escrever artigos, e criar apresentações. E para esse segmento é um produto que atende todas as necessidades.

Além disso é digno de destaque o fato da Compaq, uma marca conhecida no mercado nacional, criar um equipamento focado em fazer com que mais pessoas possam ter seu primeiro notebook, num modelo que foi criado e pensado para justamente em ser acessível, com uma tela grande e leve e ainda com dois anos de garantia de fábrica.

Para atividades que necessitam de mais capacidade de processamento/mémoria a própria Compaq possui vários outros modelos.

Para mais informações acesse o site da Compaq.

ou envie para a chave: 0ff200e2-6ad9-4f41-bf33-1e2a1a48ab1e

ou envie para a chave: 0ff200e2-6ad9-4f41-bf33-1e2a1a48ab1e

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência AceitarLeia mais

Nossa Política de Privacidade.
%d blogueiros gostam disto: