Testei o teclado mecânico gamer HyperX Origins 60 compacto – vale a pena ter um? Compensa?

Com a pandemia muitas pessoas começaram a prestar mais atenção nos seus equipamentos focados em gamers e começaram a pensar em dar um up nos seus periféricos. E temos recebido aqui muitas dúvidas sobre teclados mecânicos gamers. Se vale a pena comprar um e quais as diferenças entre os teclados tradicionais (normalmente de membrana).

Para isso eu falei com os amigos da HyperX, uma marca reconhecida pelo mercado gamer com de excelência e a minha marca de teclado há anos. Para isso eles me mandaram para testar o novo teclado mecânico gamer Origins 60. Trata-se de um teclado que tem 60% do tamanho de um teclado convencional. Confira o comparativo na foto abaixo tirada na minha mesa.

Esses teclados estão ganhando o gosto dos gamers justamente por liberarem mais espaço na mesa e consequentemente mais espaço de caminho para o mouse. Outra vantagem desse tipo de equipamento é que por ser menos e mais leve ele pode ser facilmente levado na mochila para viagens ou quando estiver liberada a jogatina entre amigos.

Eu pude testar por mais de um mês o teclado no meu dia-a-dia sendo para os games, como também para o dia-a-dia, inclusive este texto está sendo escrito com o teclado. Sobre o uso diário falarei a seguir. Vou me deter ao mundo dos games por hora.

O teclado Gamer HyperX Origins 60

Este equipamento apresenta switches mecânicos HyperX (abaixo confira uma entrevista explicando o que isso significa) possui corpo completo de alumínio aeronáutico, teclas de de duplo disparo com funções secundárias impressas nas laterais, iluminação RGB com efeitos customizáveis com o software HyperX NGENUITY.

Tem ainda três ângulos de ajuste do teclado e cabo USB-C removível, puxador de tecla e uma opção de barra de espaço mais estilizada e outra mais básica.

São três posições de memória integrada, modo de jogo, 100% anti-ghosting (aceita várias teclas sendo pressionadas ao mesmo tempo) e N-key rollover(todas as teclas podem ser pressionadas ao mesmo tempo e o sistema aceita todos) – traduzindo em miúdos, naqueles jogos de luta que você precisa fazer combinações de teclas ou em jogos de plataforma que exigem vários botões ao mesmo tempo o teclado não terá atraso no pressionamento das teclas dando a você mais competitividade e tempo de resposta rápida.

Durante os meus testes para jogos a resposta não poderia ser melhor – as ações são precisas, aquelas fases que você precisa repetir uma mesma tecla várias vezes funcionam super bem e realmente te dão um ganho em relação a um teclado “não-gamer” deixando essas fases muito fáceis.

O fato do teclado ser compacto ajuda na hora que você ser mais preciso e focar só nas teclas de ação e mesmo mãos maiores como a minha vão se adaptar bem. Mas vale um alerta para quem usa um teclado só no dia-a-dia que eu farei a seguir.

Usando o teclado para jogar e para trabalhar

Muitas pessoas passaram a ter um PC só para jogar a trabalhar e se esse é o seu caso pode ser que o teclado compacto não seja a melhor opção. Isso não é um problema, afinal de contas trata-se de um teclado focado nos jogos e a própria HyperX tem teclado com a mesma qualidade do tamanho normal.

Eu usei sem problemas por me considerar um usuário avançado, mas a maioria das pessoas pode estranhar o fato de ter de usar constantemente a tecla FN para acessar funções tais como DEL e PRTSC:

Depois de uns 15 dias eu já estava super acostumado, mas se você trabalha fazendo planilhas de Excel (e depende muito de um teclado numérico) ou precisa digitar muitos textos ou ainda fazer apresentações para internet, ou você troca os teclados na hora de jogar (e usa um baratinho pras tarefas do dia-a-dia), ou talvez as opções de teclado full da HyperX sejam a melhor opção.

Mas vale a pena comprar um teclado mecânico?

KINGSTON – HYPER X – FOTOS: JULIO VILELA

Para saber mais sobre isso e tirar a maioria das dúvidas dos leitores eu falei com o Caio Ricci, gerente de desenvolvimento de negócios da HyperX no Brasil. Confira abaixo.

Quais ganhos um gamer tem ao trocar o teclado tradicional por um teclado gamer?

Performance, conforto, praticidade e durabilidade, principalmente. Os teclados para jogos costumam ter switches mecânicos, que além de proporcionarem maior conforto na digitação, demandam menos força do usuário para ativar os comandos e, consecutivamente, oferecem uma velocidade de resposta mais rápida. Além disso, teclados gamer costumam ter tecnologias que impedem a ativação de teclas pressionadas acidentalmente e até mesmo desabilita algumas delas quando está em modo de jogo.

Os teclados gamer também costumam ser mais duráveis graças a estruturas feitas com materiais mais resistentes, têm opções de personalização das teclas ou mesmo da iluminação RGB em LED, e muitas vezes podem ser usados com outros acessórios, como descansos de pulso. Por fim, vale destacar que estão disponíveis em formatos diferentes, como o HyperX Alloy Origins 60%, que tem 60% do tamanho padrão e é ideal para jogadores que precisam de mais espaço para movimentar o mouse ou não têm uma mesa muito grande.

Por que o teclado mecânico é mais procurado por gamers? O que ele apresenta de benefícios em relação ao de membrana?

A principal diferença entre o teclado mecânico e o de membrana é que o primeiro utiliza switches (interruptores) individuais para acionamento dos comandos. Ou seja, embaixo de cada tecla há uma estrutura mecânica que, quando ativada, envia um sinal para o computador. Já o teclado de membrana, tem uma única película plástica por baixo das teclas que se estende por toda a sua estrutura. Além de ser mais rápida, a tecnologia do teclado mecânico proporciona maior conforto na hora de digitar, exige menos força do usuário e impede a ativação de teclas que não foram pressionadas. Essas vantagens fazem dos teclados mecânicos os mais utilizados pelos gamers, que buscam ativações velozes e precisas dos seus comandos para melhor desempenho nas partidas.

Toda vez que se fala em teclados mecânicos fala-se dos switches. O que eles são e qual a importância de saber deles na hora da compra?

Os switches mecânicos são interruptores individuais para o acionamento dos comandos das teclas e existem vários tipos de switches para atender as necessidades específicas de cada usuário. A linha de teclados Alloy da HyperX, por exemplo, conta com modelos com switches diferentes para todos os gostos e estilos.

Desde o lançamento de seu primeiro teclado, em 2016, a HyperX já utilizou diferentes switches em seus teclados, como os switches Cherry MX Blue (teclas mais resistentes com clique auditivo), Cherry MX Red (teclas lineares, leves de pressionar e sem o clique auditivo), Cherry MX Brown (teclas silenciosas que produzem feedback tátil) e Kailh Silver Speed (exige ainda menos força e menor deslocamento das teclas para acionamento extremamente rápido dos comandos).

Em 2019, a HyperX apresentou os primeiros switches de fabricação própria e lançou o teclado mecânico Alloy Origins com o switch HyperX Red, que foi seguido pelos modelos Alloy Origins com switches HyperX Aqua e HyperX Blue, lançados em 2020 e 2021, respectivamente. O switch HyperX Red tem estilo linear, que quando pressionado faz um percurso liso, sem qualquer alteração tátil que indique ao usuário o momento exato do acionamento da tecla. Esse movimento suave torna o switch mais silencioso do que o tátil e de clique. Já o HyperX Aqua é de estilo tátil e oferece um feedback intermediário ao usuário, tanto em som quanto em sensibilidade. Por fim, o HyperX Blue é um switch tipo clique com feedbacks táteis e audíveis.

Por falar em compras quais cuidados o gamer que vai comprar seu primeiro teclado mecânico deve ter? O que observar?

O melhor teclado para cada jogador vai depender muito dos gostos e necessidades do usuário, além, é claro, da qualidade do próprio periférico. Na hora de escolher um teclado mecânico, os gamers devem avaliar os recursos do modelo em questão e verificar se as teclas são confortáveis para o seu estilo de jogo, se a velocidade de ativação é ideal para o seu tipo de game preferido, se ele conta com recursos para quem joga com a luz apagada ou se isso não é importante no seu caso, o tamanho, se prefere um teclado silencioso ou um que marque bem cada clique com um barulhinho, se tem opções de personalização de macros e atalhos, entre outras características. Há ainda detalhes que podem fazer a diferença principalmente para quem joga em alto nível, como possibilidade de uso de teclas texturizadas, se acompanha kit com extrator de teclas, se é padrão ABNT, se tem teclas dedicadas a mídia, se o cabo é destacável e qual o seu comprimento etc. A HyperX oferece periféricos de alto desempenho para gamer de todos os gostos e estilos e sempre há um teclado ideal para cada usabilidade.

Surgiram agora os teclados compactos, por que estão fazendo tanto sucesso?

Os teclados compactos são mais versáteis e trazem a facilidade de serem carregados pelos jogadores para todo lugar, além de se encaixarem em qualquer setup gamer, principalmente para usuários que têm uma mesa pequena. Além disso, quanto menor o teclado, maior o espaço de movimentação do mouse, o que é fundamental para jogos de FPS (First Person Shooter), por exemplo.

A HyperX acredita que “we’re all gamers”, cada um do seu jeito, com suas preferências e estilos e por isso tem uma ampla família de teclados (e outros periféricos) que reflete essa diversidade. No caso específico dos teclados, além de oferecermos diferentes switches mecânicos e até mesmo acessórios que acompanham o produto, temos diferentes tamanhos e acabamentos, desde modelos mais robustos com teclas de mídia dedicadas, como a linha Alloy Elite, até teclados compactos, como os das linhas Alloy FPS e Alloy Origins. Nosso mais recente lançamento, o Alloy Origins 60%, por exemplo, é um periférico ultracompacto que tem apenas 60% do tamanho de um teclado tradicional e um layout diferente, pensado no jogador.

92%
Bom para gamers que querem performance sem usar muito espaço

Teclado Mecânico Gamer HyperX Origins 60

  • Design
  • Facilidade de customização
  • Desempenho
  • Robustez
  • Facilidade de uso

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.