TikTok anuncia ferramenta de sincronização familiar com foco na segurança dos usuários

Assine nossa newsletter

Mais do que nunca, as famílias estão recorrendo a plataformas online como o TikTok para se manterem entretidas, informadas e conectadas. Isso já vinha acontecendo antes da COVID-19, mas se intensificou desde o início da pandemia, com as famílias expressando sua criatividade, compartilhando suas histórias e mostrando apoio a suas comunidades em ferramentas como o TikTok.

Diante deste cenário e com um olhar voltado para as famílias, o TikTok tem anunciado uma série de medidas de segurança, como o aumento da equipe especializada nessa área, além de tornar essas medidas mais transparentes e acessíveis. A plataforma também vem aprimorando os recursos em seu Centro de Segurança e firmando parcerias com as principais organizações que são referência, como o Family Online Safety Institute, o ConnectSafely, o Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploradas, dos Estados Unidos, entre outros.

Hoje o TikTok dá mais um importante passo nessa jornada, introduzindo a Sincronização Familiar, que permite que pais e adolescentes personalizem suas configurações de segurança com base em suas necessidades individuais.

Faz parte do trabalho contínuo do TikTok proporcionar aos pais e responsáveis por jovens criadores uma melhor capacidade de orientar a experiência dos jovens, fornecendo o máximo de informações sobre segurança e comportamento online inteligente.

Além da Sincronização Familiar, o TikTok já oferece vários recursos para dar suporte aos usuários nessa jornada, incluindo vídeos educacionais de segurança e guias com dicas para os responsáveis. O aplicativo também incentiva pais e responsáveis a conversarem com seus jovens sobre o código de conduta descrito nas Diretrizes da Comunidade, a fim de ajudá-los a entender sobre comportamento responsável e identificar e denunciar conteúdo que possa estar violando as Regras da Comunidade.

Assine nossa newsletter

Lançada nas próximas semanas, a Sincronização Familiar permitirá que pais e responsáveis vinculem sua conta TikTok à de seus jovens e definam controles, incluindo:

• Gerenciamento de tempo da tela: será possível controlar quanto tempo o jovem pode gastar no TikTok por dia. Além disso, a plataforma fez parceria com os principais criadores de conteúdo para criar vídeos informativos sobre controle do tempo na tela. Esses vídeos divertidos usam o tom otimista que os usuários adoram, oferecendo uma sugestão para fazer uma pausa e fazer praticar uma atividade offline, como ler um livro, por exemplo.

• Modo restrito: é possível restringir a aparência do conteúdo que pode não ser apropriado para todos os públicos. Mesmo sem a Sincronização Familiar ativada, pais e responsáveis podem ajudar seus jovens a definir o Gerenciamento de tempo da tela e o Modo restrito, visitando os controles de bem-estar digital do aplicativo a qualquer momento.

• Mensagens diretas: será possível limitar quem pode enviar mensagens para a conta conectada ou desativar completamente as mensagens diretas. Com a segurança do usuário em mente, o TikTok já possui muitas políticas e controles para mensagens – por exemplo, apenas seguidores aprovados podem enviar mensagens uns aos outros e não é permitido que imagens ou vídeos sejam enviados em mensagens. A partir de 30 de abril, as mensagens diretas para contas registradas de menores de 16 anos serão desabilitadas.

Campanha de segurança online

Recentemente, o TikTok lançou uma campanha no Brasil que orienta e incentiva os usuários a não participar de tendências e desafios que geram riscos à sua integridade física. Segurança e bem-estar são prioridades do TikTok, que deixa isso claro nas Diretrizes da comunidade, não permitindo nenhum conteúdo que incentive ou promova desafios que possam levar a qualquer tipo de dano. E exatamente para aumentar o compromisso com a segurança do usuário, o TikTok vem realizando parcerias com “criadores” para a divulgação de vídeos, reforçando essas diretrizes de segurança.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.