Tray E-commerce Conf reúne empreendedores de olho na Black Friday

Assine nossa newsletter

A Black Friday já ultrapassou o Natal e se tornou a data mais rentável para o varejo do comércio eletrônico. Só no ano passado, as vendas cresceram 23%, em comparação a 2017, gerando mais de três milhões de encomendas em pouco mais de um dia. A data mais aguardada pelos lojistas foi um dos principais temas abordados durante o Tray E-commerce Conf, 2019, realizado em São Paulo pela Tray, unidade de e-commerce da Locaweb. O evento reuniu empreendedores de diferentes segmentos que discutiram os caminhos do comércio eletrônico.

Um time de palestrantes abordou as tendências para o e-commerce. Segundo Rafael Carlos, Gerente de Experiência do Cliente Tray Corp, o perfil do brasileiro mudou ao longo dos últimos anos. “As pessoas estão aproveitando a data para antecipar as compras de Natal, para conseguir maiores descontos e boas oportunidades de compra. Tem gente que espera um ano inteiro para realizar aquele desejo de trocar de smartphone ou comprar uma TV nova. Então, o lojista precisa pensar nesse cliente e entender qual é o perfil dele durante a Black Friday”.

A Inteligência Artificial também foi discutida durante o Tray E-commerce Conf. Segundo Diego Azevedo, gerente de Engenharia da Tray Corp, ela vai revolucionar ainda mais o varejo online, porém, é preciso que os empreendedores estejam preparados para quebrar essa barreira. Ainda faltam uma base de dados consolidada e um profissional que saiba mexer com essas informações. “No e-commerce a gente tem uma facilidade muito grande de obtenção de informações, diferente do varejo físico. Se o lojista quiser saber quem entrou no site, escolheu um produto, calculou o frete e não fechou a compra, essa informação está disponível no e-commerce, basta ele capturar da maneira adequada e saber trabalhar com ela”, explicou.

O dia foi de conhecimento e troca de experiências para os empreendedores. Muito se discutiu sobre as principais ferramentas para tornar o e-commerce mais rentável. Contribuíram com o evento os palestrantes Sandro Magaldi, do meusucesso.com, o jornalista Marcelo Tas, Alex Moro, CEO da Efeito Empreendedor, Javier Yera, da olist, entre outros nomes conhecidos do mercado.

Além dos palestrantes, o evento contou com a participação de expositores e um espaço para networking. Empresas com soluções para o mercado de e-commerce, marketing digital  e logística apresentaram o que há de novo para auxiliar o empreendedor a entender o segmento, melhorar a gestão e ampliar os negócios, como Amazon, Bling, olist, Etus, freterapido.com, Onclick, Frenet, WM10, entre outras. O público também acompanhou rodadas de bate-papo com cases de sucesso da Tray, que compartilharam dicas e orientações que fizeram seus negócios crescerem.

O Diretor Geral da Tray, Willians Marques, abriu o evento contando a própria experiência de sucesso, que começou há 17 anos em um negócio familiar em Marília, interior de São Paulo. “Comecei vendendo bonés na internet, que eram fabricados pela família, para garantir uma renda extra. Foi o primeiro contato com o e-commerce e, ali, vi que as vendas pela internet dariam certo”, explicou.

Os negócios moldaram-se conforme a necessidade e, de olho na expansão das vendas em marketplaces, começou a anunciar outros produtos, mas logo esbarrou na falta de um sistema automatizado para gerenciar as vendas. Então, o fundador da Tray, apostou na criação do sistema que se transformou em um grande negócio para os vendedores virtuais na época. Com a formalização da empresa, os negócios se expandiram. “O programa se aperfeiçoou e cada vez mais vendedores se interessavam pelo sistema. O software profissionalizou as vendas pela internet e evoluiu para uma plataforma de criação de lojas virtuais”, contou Willians Marques. A Tray cresceu na onda da expansão do e-commerce no país, construiu a sede própria em Marília e ampliou a participação no mercado brasileiro. Em 2012, passou a fazer parte da Locaweb, como sua unidade de e-commerce.

Neste ano, o Tray E-commerce Conf já passou pelas cidades de Marília (SP), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), reunindo mais de 10 mil pessoas. Em 2020, novas cidades entrarão para o calendário do evento.


“Foi uma troca de experiência muito satisfatória, onde todos puderam ter uma visão de negócio em diferentes aspectos. E isso, para quem é empreendedor, faz toda a diferença, pois no e-commerce tudo muda em uma velocidade muito grande”, acrescentou Willians.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.