Trine 4 é um game lindo e cheio de puzzles inteligentes e divertidos

Assine nossa newsletter

Eu confesso ao leitor que não conhecia a franquia, mas quando um jogo chega na sua quarta versão a gente sempre deve prestar atenção. E foi com esse olhar de descoberta que joguei no último final de semana o game em sua versão para PC no modo single player.

A primeira vista é inegável o deslumbramento dos gráficos o que não é tão comum em games de plataforma horizontal. Muitas vezes eu parava a fase para apreciar os pequenos detalhes ao fundo. Os personagens são muito bem desenhados e carismáticos e os objetos ao redor são fascinantes.

Mas não bastaria só um belo gráfico claro. O que importa é a curva de aprendizagem, a jogabilidade e o enredo do game.

Para falar um pouco mais sobre isso é importante conhecermos antes os personagens e a história de fundo.

Pano de fundo do game

O Príncipe Selius sofre com sonhos extremamente sombrios e, devido à falta de controle de suas habilidades mágicas, pesadelos terríveis conseguem invadir o mundo real e atacar seus habitantes. E então os heróis Amadeus, Pontius e Zoya precisam encontrar o príncipe e solucionar essa situação desesperadora.

Amadeus é um poderoso mago que possui o poder de levitar objetos com um simples movimento de mãos. Ele também pode conjurar no cenário objetos tais como caixas que podem ser usadas de diversas formas.

Assine nossa newsletter

Zoya é uma ladra extremamente habilidosa que possui ganchos com cordas que podem puxar objetos, travar mecanismos e até criar uma ponte. Com seu arco e flecha consegue dar danos a distância dos inimigos.

Pontius é um destemido e valente cavaleiro que consegue destruir e dar ataques potentes com a sua espada. Seu escudo pode refletir ataques e até a luz do sol e assim abrir novas possibilidades de caminhos. Ele tem ainda um ataque de pisada que destrói o chão onde pisa e pode ser usado em catapultas ou plataformas de pulo.

Soma de habilidades

Eu joguei no modo single player, mas não tenho dúvidas que é no co-op que esse game trará diversão garantida para o jogador (mesmo assim eu me diverti jogando sozinho. E o interessante é saber que os puzzles se alteram para cada modo de jogo.

É que para solucionar os quebra-cabeças apresentados a soma dos atributos de cada heróis é determinante. Enquanto Amadeus coloca caixas em pontos estratégicos, Zoya lança sua corda criando uma ponte e Pontius aciona uma catapulta. Assim combinando essas habilidades eles vão avançando no game. O interessante é notar que ao menos do que eu percebi os puzzles tem múltiplas formas de solução. Eu mesmo vi que algumas vezes eu claramente não usei um modo ortodoxo de solução de problemas, mas funcionou e eu segui em frente.

Inimigos podem aparecer no meio do caminho e mais uma vez a soma das habilidades dos destemidos heróis é fundamental para a vitória. É preciso muita tentativa e erro para descobrir o ponto fraco dos chefes e qual combinação pode dar certo.

Explore os cenários, pegue os power-ups para poder aumentar suas árvores de habilidades, e lembre que podem ter segredos e surpresas nas fases. Então não saia correndo e tente coletar o maior número de itens possíveis.

Diversão em belas imagens

Resumindo trata-se de um game belíssimo com puzzles inteligentes e desafiadores. A diversão no modo single player existe mas penso que no modo co-op deve ficar ainda mais interessante. Eu coloquei tudo no ultra e o game rodou super bem e não achei bugs nem experimentei travamentos ou alguma experiência que tivesse atrapalhado a minha diversão.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.