Tutoriais para idosos se conectarem usando Facebook Stories e filtros em videochamadas

Assine nossa newsletter

Um dos objetivos do Facebook neste momento é ajudar as pessoas a enfrentarem esta quarentena com um pouco mais de tranquilidade e sabemos que a tecnologia pode ajudar muito neste sentido, principalmente, os idosos que é um público vulnerável e precisa se manter isolado.


Boa parte das pessoas mais velhas já sabem usar o Facebook para se conectar com familiares e amigos, mas desenvolvemos um tutorial para que possam explorar mais recursos disponíveis dentro da plataforma – como os Stories, em que eles podem compartilhar um pouco mais do dia a dia, ou até uma chamada em Grupo no Messenger, para se conectarem com toda a família, usando filtros temáticos para se divertirem entre si ou até para contar histórias para seus netos.

Muitas vezes, os mais jovens se oferecem para ajudar outras pessoas menos familiarizadas com tecnologia e, por isso, preparamos estes dois primeiros tutoriais que podem complementar uma pauta sobre dicas para idosos se conectarem e,  por terem formato de cartaz, também podem ser impressos e fixados na parede do elevador ou em uma área comum do condomínio.

Aproveito para compartilhar também as dicas no formato em texto abaixo.

Abs,
Lucas

Assine nossa newsletter
  • Como usar o Stories do Facebook para compartilhar com mais pessoas um pouco do seu dia
    • Neste período de quarentena, os Stories do Facebook são uma ótima maneira de contar para seus amigos e familiares sobre suas atividades do dia a dia. Os Stories são publicações em formato de foto, vídeo ou texto que ficam disponíveis por 24h.
  • Abra o aplicativo do Facebook e, na tela inicial, clique em um botão quadrado com a sua foto de Perfil escrito “Adicionar ao story” 
  • Uma nova tela surgirá para criar sua Story. Você pode escolher uma foto já tirada no seu celular ou clicar no ícone com uma câmera para tirar uma foto do momento. Aproveite para explorar essas opções e fazer coisas criativas.
  • Se você quiser mostrar o momento, depois de clicar na câmera basta tirar uma foto clicando no botão representado por um círculo ou segurar esse botão pressionado para gravar um vídeo
  • Para deixar sua story mais divertida, você também pode adicionar filtros. Antes de gravar o vídeo ou tirar a foto, clique no símbolo de um emoji, que é uma carinha feliz, no canto inferior da tela 

Depois de tirar a foto ou terminar de gravar o vídeo, basta clicar em “compartilhar no  story” e pronto! Todos os seus amigos do Facebook poderão te acompanhar por meio de seus registros.  Viu como é fácil? Aproveite suas stories e continue próximo de seus amigos e familiares! 

  • Como fazer videochamada no Messenger
    • Neste momento em que não podemos estar próximos fisicamente de nossos amigos e familiares, a videochamada do Facebook Messenger é uma ótima solução para manter contato com as pessoas que você gosta e usar recursos divertidos para animar as ligações.
    • Se ainda não tiver o Messenger no seu celular, vá no Google Play ou na App Store, baixe o aplicativo e entre no app com a sua conta do Facebook
  1. Para iniciar a chamada de vídeo, basta procurar o nome do contato com quem deseja iniciar a chamada no campo de pesquisa que aparecerá logo abaixo de “Bate-papos”
  2. Após procurar e selecionar o contato da pessoa, uma tela de bate-papo será aberta. Nesta tela, clique no ícone da câmera no canto superior da caixa de conversa;
  3. Uma outra tela abrirá e ativará a câmera do seu celular e indicando que a ligação está sendo feita;
  4. Aguarde até que a pessoa do outro lado da chamada atenda e pronto! Vocês já estarão conectados e podem iniciar sua conversa.

Dicas! 

Você ainda pode tornar sua chamada ainda mais divertida com os filtros do Facebook. Para ativá-los, basta clicar no ícone de carinha feliz no canto inferior na tela do seu vídeo. Em seguida, diversas opções de filtros vão aparecer. Você pode escolher um filtro para contar uma história para seus netos, para criar personagens ou , simplesmente se divertir com as diversas opções disponíveis.

O Messenger ainda conta com jogos para brincar em mais de uma pessoa, durante a ligação. Basta olhar na parte debaixo de tela e clicar em “Atividade”, escolher uma opção e seguir as instruções!

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.