Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek
Banner KTO

Uber Adolescentes: pais ou responsáveis poderão criar contas para os jovens no app pelo perfil familiar

A partir de amanhã (quarta, 01), a Uber começa no Brasil o piloto de um recurso desenvolvido para que pais ou responsáveis convidem adolescentes (de 12 a 17 anos) sob sua guarda a criar uma conta no app que permitirá aos jovens solicitar suas próprias viagens, com supervisão do responsável. O recurso Uber Adolescentes, que poderá ser acessado no Perfil Familiar do responsável, já foi lançado nos Estados Unidos e no Canadá, e a partir de amanhã está disponível também no Brasil, em um piloto nas cidades de Campinas (SP), Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Sorocaba (SP) e São José dos Campos (SP).

Com a conta criada no Uber Adolescentes, toda vez que o adolescente solicitar um deslocamento seus responsáveis receberão atualizações em tempo real e poderão acompanhar a viagem ao vivo, desde o embarque até o desembarque, e ligar para o motorista, se for preciso. Além disso, ao fazerem viagens pela plataforma da Uber, os adolescentes terão acesso automaticamente aos já conhecidos recursos de segurança do aplicativo, como confirmação da viagem por código (U-Código) e, após confirmação do aceite, gravação de áudio de todas as viagens (U-Áudio), entre muitos outros.

Anúncios

O recurso surgiu da necessidade de uma alternativa para os jovens se deslocarem nas cidades sob supervisão dos responsáveis. Uma pesquisa realizada pela Uber com seus usuários nos Estados Unidos mostrou que metade dos responsáveis por adolescentes informaram já ter tido de escolher entre levar os filhos a algum lugar e ir a um compromisso profissional. O mesmo levantamento também mostrou que 40% dos jovens já deixaram de ir a um evento ou participar de uma atividade pela falta de uma alternativa de mobilidade.

“Sabemos que os pais ou responsáveis não conseguem levar os filhos adolescentes para todas suas atividades sempre, e que o transporte por aplicativo pode ser uma alternativa segura para as pessoas se deslocarem”, explica Sílvia Penna, diretora geral da Uber no Brasil. “Com o Uber Adolescentes, os responsáveis terão visibilidade do uso do aplicativo pelos jovens todo o tempo. Ao mesmo tempo em que queremos ver os jovens poderem contar com mais essa alternativa para se deslocar, queremos que os responsáveis possam ter tranquilidade de saber que a conta está sob controle deles. Esteja o filho adolescente indo para a escola ou voltando para casa após o treino esportivo, o responsável receberá notificações em tempo real e poderá acompanhar a viagem no seu próprio celular.”

Como configurar uma conta Uber Adolescentes:

Anúncios

Por meio do perfil familiar no aplicativo Uber, o responsável pode convidar o adolescente para criar uma conta. O jovem convidado vai receber um link para baixar o app no seu celular, criar sua nova conta de adolescente e concluir o processo obrigatório de conteúdo educativo de segurança. A conta do jovem ficará vinculada à do responsável. Depois disso, os adolescentes podem começar a solicitar viagens por conta própria.

Os recursos de segurança são padrão para essas contas e não podem ser desligados pelo adolescente, pelo motorista parceiro ou pelos responsáveis, portanto, os adolescentes sempre terão acesso a eles com o toque de um botão. A exceção é a gravação de áudio, com a qual o adolescente precisa consentir antes que se torne padrão para todas as suas viagens no app.

A Uber começou a testar contas para adolescentes no final de 2022 no Canadá e no início de 2023 nos Estados Unidos e, desde então, a empresa tem recebido feedbacks extremamente positivos de famílias e motoristas parceiros. Os pais ou responsáveis ​​disseram que o recurso oferece maior flexibilidade e tranquilidade, enquanto os adolescentes dizem que os faz sentir mais independentes ao irem e voltarem das atividades extracurriculares.

Anúncios

Saiba mais sobre como funcionam as contas para adolescentes da Uber e obtenha respostas para perguntas comuns na página de informações sobre contas para adolescentes.

Como a segurança está incorporada na experiência do Uber Adolescentes:

  • U-Acompanha: para ajudar a manter os responsáveis informados, eles receberão atualizações em tempo real sempre que o adolescente solicitar uma viagem, incluindo o nome do motorista parceiro e informações do veículo, e poderão acompanhar o progresso da viagem ao vivo em seu aplicativo Uber. Com contas de adolescentes, os responsáveis sabem exatamente para onde o jovem está indo e quem está dirigindo – e também podem ligar para o motorista a qualquer tempo pelo app, preservando a privacidade do número de telefone tanto do usuário quanto do motorista.
  • U-Código: Antes de um adolescente entrar no carro, ele será solicitado a fornecer ao motorista parceiro um código exclusivo para aquela viagem. Os parceiros não poderão iniciar a viagem no app até que insiram o código correto, fornecendo uma camada extra de proteção para garantir que os adolescentes entrem no carro certo com o motorista certo.
  • U-Ajuda: usamos sensores e dados de GPS para detectar se há mudança de rota, parada inesperada ou termina mais cedo. Se algo assim acontecer, o aplicativo Uber enviará automaticamente uma mensagem ao adolescente e ao motorista parceiro para ter certeza de que estão bem e oferecer recursos adicionais no aplicativo para buscar ajuda.

U-Áudio: o recurso de gravação de áudio da Uber permite que os usuários gravem o áudio de suas viagens diretamente pelo aplicativo. Caso o adolescente habilite o recurso, todas as viagens feitas por ele serão automaticamente gravadas diretamente pelo aplicativo no seu próprio celular, de forma criptografada. Ninguém – nem o motorista parceiro, nem o usuário adolescente ou os responsáveis, e nem a Uber – tem acesso à gravação, a menos que o usuário que efetuou a gravação decida abrir um tíquete relacionado à segurança e anexar o arquivo de áudio como evidência. Nesse caso, a equipe de suporte da Uber, que possui a chave da criptografia, consegue acessar a gravação.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar