
Universal surfa no território dos Fandoms geracionais para criação de novo parque em Orlando.
Assim que cheguei no saguão principal do espaço reservado no Memorial da América Latina já fui lembrando do quanto a Universal possui um legado de personagens de respeito. Havia uma fila quilométrica para tirar foto com os Pinguins de Madagascar, Kung Fu Panda e os Minions.
A divisão de parques da Universal faz parte de um conglomerado de marcas da NBCUniversal, que inclui canais de TV, estúdios e complexos turísticos.
O encontro contou com profissionais de turismo, jornalistas e influenciadores digitais que marcaram presença para conferir novidades sobre 3 novos hotéis e principalmente um novo parque que deve agitar o turismo da cidade de Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. É bom lembrar que a empresa já possui na cidade a operação de 3 parques (Universal Studios Florida, Islands of Adventure e Volcano Bay) e outros hotéis que agora somam 11 no total.
Lançamento prevê estratégias de comunicação 360º.
Durante a coletiva de imprensa, pude perguntar para a Juliana Pisani, que é Senior Marketing Director-Latin America da Universal Destinations and Experiences, sobre a relação da marca com os fandoms brasileiros, principalmente de Harry Potter e Mario-novidades que devem agitar os fãs brasileiros dessas franquias.
“Fandoms” são comunidades de fãs que se reúnem em torno de um interesse em comum — pode ser uma série, filme, livro, artista, jogo, celebridade, ou até um universo fictício inteiro. A palavra vem da junção de “fan” (fã) e “dom” (sufixo que indica domínio ou território), então “fandom” seria literalmente o “domínio dos fãs”. Para as marcas, eles representam lealdade, engajamento orgânico e grande potencial de viralização. Ativar fandoms é uma estratégia poderosa para gerar visibilidade e conexão emocional.
E a Juliana me explicou que essas novidades são criadas a partir de diversas pesquisas de mercado e proximidade com essas comunidades para saber o que elas esperam. No caso de Mario e Harry Potter ela lembrou que são franquias que unem gerações de pais e filhos que podem se divertir juntos e com boas histórias para contar.
“A gente realmente sempre se preocupa em trazer histórias que sejam contemporâneas, que sejam relevantes para a família toda na nossa comunicação. São duas franquias muito relevantes para o brasileiro, inclusive o público geek. Pensamos numa estratégia de comunicação 360 que inclui inclusive ativações com diversas comunidades.” – Juliana Pisani – Senior Marketing Director – Latin America da Universal Destinations and Experiences.
E aqui vale o meu relato pessoal de como a empresa tem um canal muito aberto de comunicação com a imprensa e estabelece relações muito próximas e descomplicadas na cobertura. Os executivos da marca foram muito pacientes e dedicados em explicar os detalhes do lançamento e todas as novidades.
As novidades anunciadas já estão agitando o turismo nacional.
Conhecendo as novidades de 3 novos hotéis.
A Universal já é conhecida em Orlando para variedade de hotéis e agora se somam mais 3 opções.
O Universal Terra Luna Resort e o Universal Stella Nova Resort foram criados pela premiada equipe do Universal Creative e copropriedade e operação da Loews Hotels & Co. Os atraentes hotéis colocam os hóspedes no centro de galáxias fantásticas e diversos elementos planetários para uma experiência diferente de qualquer outro lugar–com acomodações tranquilas para dormir, comodidades de entretenimento para toda a família, diversas opções de refeições inspiradas no universo cósmico e muito mais.
A recepção parece saída de um filme de ficção científica. Um interessante efeito na fachada do hotel faz com que ele mude os padrões de cores de forma aleatória, criando uma experiência visual única.
Com um total de 1.500 quartos luminosos, ultramodernos e surreais, o Stella Nova Resort e o Terra Luna Resort oferecem ainda mais opções para os hóspedes vivenciarem as melhores emoções no Universal Orlando.
Já para uma experiência única em Orlando foi criado o Universal Helios Grand Hotel que fica localizado praticamente dentro do novo Parque Epic Universe. Sim, dependendo do seu pacote é possível sair do hotel e já estar no parque, ou se você se cansar é possível dar um pulo no hotel. Algo realmente muito inovador nesse segmento.
Trata-se de uma hospedagem premium com quartos que podem mostrar o novo parque ao fundo. Os hóspedes do Universal Helios Grand Hotel poderão desfrutar de uma gastronomia excepcional, um bar na cobertura com vistas incríveis de 360 graus. Há quartos com caminhas temáticas de “Como Treinar seu Dragão” para as crianças e até uma suíte presidencial.
Os hóspedes da Universal contam com benefícios exclusivos–incluindo entrada antecipada no parque para parques temáticos selecionados da Universal–que irá incluir o Epic Universe a partir de 23 de maio de 2025-até uma hora antes da abertura regular (é necessária uma entrada válida para o parque temático), transporte gratuito de ônibus para os parques temáticos e Universal CityWalk. Dá até para programar uma ligação para te despertar com a voz de personagens, como, por exemplo, o Optimus Prime, de Transformers.
Conhecendo as novidades sobre o novo Parque temático Epic Universe.
O Epic Universe apresentará um nível inigualável de imersão e inovação em parques temáticos–transportando os visitantes para mundos expansivos com mais de 50 atrações inspiradoras, entretenimento, restaurantes e experiências de compras que se unem para criar uma aventura inesquecível que é nada menos que épica. A adição do quarto parque temático ao Universal Orlando também transformará o premiado complexo em um destino ideal para uma semana inteira de férias, repleto das experiências mais atraentes que se possa imaginar.
O local será dividido em 5 grandes áreas temáticas. A primeira delas é o Celestial Park. Com jardins ondulantes, cursos d’água e trilhas para caminhadas, o Celestial Park coloca de volta o “parque” no “parque temático”. Assim que os visitantes entrarem nesse mundo imersivo, eles embarcarão em uma jornada de descobertas, emoções e entusiasmo enquanto passeiam por exuberantes jardins vivos, situados ao longo de águas cintilantes e cercados por uma arquitetura inspirada em elementos astronômicos e mitológicos. Aqui, os visitantes podem relaxar enquanto apreciam as vistas e os sons ao seu redor, embarcar em um cometa cadente para uma emocionante aventura na montanha-russa, saborear uma culinária deliciosa, comprar produtos exclusivos para comemorar sua visita e muito mais.
PORTAIS PARA OS OUTROS MUNDOS
Além disso, o Celestial Park será a porta de entrada para explorar os quatro mundos do Epic Universe–cada um inspirado em aventuras extraordinárias que vão além da imaginação dos visitantes. Por meio de um conjunto de portais majestosos, que capturam a imaginação e a criatividade de cada mundo, os visitantes embarcarão em uma experiência transformadora ao viajar do Celestial Park para:
- The Wizarding World of Harry Potter–Ministry of Magic, onde os visitantes descobrirão uma era diferente do mundo mágico em uma área totalmente nova que mistura a Paris mágica dos anos 1920, dos filmes Animais Fantásticos da Warner Bros. Pictures, com o icônico Ministério da Magia britânico da franquia Harry Potter;
Reproduzir
- SUPER NINTENDO WORLD, onde os visitantes vão entrar pelo famoso cano verde e descobrir uma nova maneira de jogar ao entrar no mundo de personagens queridos como Mario, Luigi, Princesa Peach e Donkey Kong;
Reproduzir
- How to Train Your Dragon–Isle of Berk, onde os visitantes poderão voar com dragões em um mundo colorido repleto de aventuras Vikings, baseadas na famosa franquia de filmes Como Treinar o Seu Dragão;
- e Dark Universe, onde os visitantes encontrarão tudo, desde os experimentos da Dra. Victoria Frankenstein até a paisagem sombria onde os monstros vagam em um mundo de mito e mistério.
A previsão de abertura do novo parque é no dia 22 de maio e todas as informações sobre os parques e hotéis estão disponíveis em português nesse link.
[…] Eu estive na semana passada num evento da Universal Parks em São Paulo, e pude conhecer todas as no… […]