Uso de teclados de terceiros no iOS 13 pode coletar dados do usuário sem permissão

Assine nossa newsletter

De acordo com informações liberadas pela Apple acerca de seu novos sistemas operacionais, o iOS 13.1 e o iPadOS, diversos erros no sistema serão resolvidos após os usuários atualizarem suas versões atuais. No entanto, a empresa alertou os usuários de que um grande erro do sistema ainda não pôde ser resolvido. Conforme publicado em um artigo detalhado, os usuários devem ter cautela na hora de instalar teclados de terceiros.

A Apple compartilhou, em relatório, que usar teclados que não o próprio e original do iOS pode permitir acesso completo às informações digitadas pelos usuários (mesmo caso o usuário não tenha autorizado). O perigo desse bug reside no fato de que, uma vez que teclados de terceiros envie os dados digitados à internet, o usuário perderá controle de suas informações pessoais digitadas, algo potencialmente perigoso.

Alguns teclados de terceiros que são populares entre os usuários do dispositivo da Maçã incluem o Gboard – da empresa Google –, o SwiftKey – de propriedade da Microsoft – e até mesmo o teclado do Grammarly, muito utilizado por aprendizes da língua inglesa. Apesar de pertencentes a grandes empresas, esses teclados podem ter acesso completo às informações digitadas. A situação se agrava no caso de instalação de teclados pouco conhecidos.

Possibilidade para pishing

O usuário que tem suas informações pessoais acessadas por outros indivíduos na rede é uma vítima da prática de pishing, termo inglês que significa literalmente “pescar” as informações alheias. Uma vez que os teclados de terceiros podem coletar dados sem permissão, é preciso cautela ao usar sites da internet.

Plataformas de compras online, aplicativos de bancos, mensagens contendo dados bancários e de cartões de créditos e senhas pessoais podem facilmente sem acessadas. Até mesmo sites inocentes de entretenimento, como o https://apostasbrazil.com.br/, onde os usuários geralmente realizam compras com cartões, podem ser um meio pelo qual os teclados de terceiros podem coletar informações privadas.

Assine nossa newsletter

Novo teclado lançado no iOS13 permite a uso do deslizar dos dedos para digitar. (FONTE: iDownloadBlog)

Um novo teclado

Com o iOS 13 e o iPadOS, a Apple deu um passo à frente para tentar se igualar em potencial com aplicativos de teclados. Isso porque a empresa finalmente lançou o que ela chama de QuickPath, um novo método de entrada em teclados onde o usuário só necessita arrastar os dedos percorrendo as teclas que correspondem à palavra desejada. Essa já era uma característica muito querida pelos usuários, sendo o SwiftKey a escolha para tal antes da nova atualização.

A Apple (AAPL) disse que a questão de segurança afeta os proprietários de iPhone, iPad e iPod touch que usam o recém-lançado sistema operacional iOS 13. A empresa também disse que o problema será corrigido na próxima atualização de software, mas não revelou exatamente quando. Este é o segundo problema de segurança do iOS 13 em uma semana.

Outra falha no sistema operacional expôs os detalhes de contato armazenados nos iPhones sem exigir uma senha ou identificação biométrica. A empresa lançou uma correção para o problema na terça-feira. No momento, resta esperar por novas atualizações até que o sistema operacional esteja livre de bugs.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.