Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

VAIO® elenca vantagens do uso de tablets no ambiente corporativo e dá dicas para uma escolha certeira

Em busca de mobilidade, mas sem renunciar à qualidade, ao conforto e à conectividade, usuários corporativos têm aderido cada vez mais ao uso de tablets. Nos últimos anos, o mercado de trabalho passou por mudanças significativas com a popularização do modelo híbrido e, paralelamente ao acelerado desenvolvimento tecnológico de equipamentos eletrônicos, os dispositivos móveis se tornaram peças fundamentais na rotina de inúmeras empresas. Para auxiliar gestores que planejam adaptar as máquinas de trabalho de suas equipes a opções ainda mais portáteis, sem comprometer o desempenho, a VAIO® lista diversos benefícios do uso corporativo de tablets e ainda dá dicas para uma compra certeira.
“O funcionamento de um tablet corporativo não é tão diferente de um tablet vendido em outros segmentos, mas ainda assim requer uma boa análise para se ter certeza de que o equipamento pode proporcionar mobilidade e integração às necessidades de diferentes perfis profissionais”, explica Cristiano Freitas, diretor de Negócios Mobilidade da Positivo Tecnologia, empresa que representa a VAIO® no Brasil, marca japonesa reconhecida mundialmente pela qualidade e sofisticação de notebooks e tablets. “Empresas que buscam um produto desses para o trabalho devem se atentar a algumas características básicas para que ele seja, de fato, capaz de endereçar as demandas de produtividade e performance que o ambiente empresarial exige”.

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir 30 dias GRÁTIS
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup

Usabilidade e capacidade de processamento
Para um bom desempenho é fundamental que o tablet suporte aplicações específicas do uso corporativo de cada empresa, evitando assim travamentos e lentidão. Quanto maior a exigência dos programas utilizados, mais indicada é a escolha por produtos com melhores especificações de memória RAM e processadores, já que são os principais componentes responsáveis por processar os dados do equipamento de forma rápida e eficiente. Além dessas características, outros atributos também podem contribuir para uma experiência positiva no ambiente empresarial, como: bateria de longa duração, câmera frontal de boa qualidade para realizar chamadas por vídeo e compatibilidade com o teclado físico, um grande diferencial para quem precisa elaborar textos, e-mails, preencher formulários ou acessar a internet em suas rotinas.
“Se há alguns anos ainda não encontrávamos no mercado tablets com configurações similares às de um notebook, hoje isso já é uma realidade. Claro que existem atividades – como edição de vídeo e tratamento de imagens profissionais – em que um computador será mais adequado, mas para muitas outras os tablets executarão com tranquilidade as tarefas”, explica Freitas. “Um ótimo exemplo é o tablet VAIO® TL10, que tem 8 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento, e ainda vem com um teclado de conexão inteligente para aumentar a produtividade e oferecer ao usuário uma experiência semelhante à que teria com um laptop”.
Mobilidade para diferentes funções
Os tablets se tornam opções ainda melhores quando consideradas suas características de portabilidade, já que têm peso e dimensão reduzidos e podem ser transportados facilmente pelos usuários em mochilas ou bolsas. Além disso, é muito confortável para segurar, mesmo durante sua utilização, como em apresentações corporativas, em coletas de dados ou até em situações comerciais, tais quais demonstrações de vídeos e exibição de portfólio. Para uma experiência ainda mais completa, diversos modelos contam com mais de uma forma de conexão, como, por exemplo, Wi-Fi e 4G, o que amplia ainda mais as possibilidades de uso.
“A combinação desses fatores faz do tablet uma opção conveniente e ideal para aqueles que valorizam a mobilidade e necessitam de um dispositivo fácil de transportar em qualquer lugar ou ocasião. Em opções com conectividade 4G, também podem acessar remotamente qualquer base de dados, responder e-mails e acessar a internet em poucos segundos”, pontua o executivo.
Os tablets também podem ser excelentes soluções para uso em eventos ou conferências externas graças a recursos como câmeras de alta definição, disponibilidade de aplicativos em versões móveis e recursos avançados, como o Dual Mic e múltiplos falantes. Outra área que tem tudo para se beneficiar dos diferenciais desse equipamento é a de logística, não só pela portabilidade, mas por permitir ao time de profissionais acessar sistemas de gerenciamento de estoque, atualizar e enviar dados, monitorar deslocamentos e se comunicar com a central entre outras práticas.
Pontos de atenção ao escolher seu tablet
Para garantir que o equipamento seja a solução ideal para determinada empresa, o executivo destaca que alguns pontos de atenção devem ser bem observados no momento da compra, e que além das características do hardware do produto, é preciso avaliar o pacote de software atrelado a este.
“Ao adquirir um tablet, seja ele corporativo ou não, o consumidor deve considerar o desempenho do aparelho para atender as suas demandas específicas. Assim, no caso das empresas, indica-se sempre escolher dispositivos atualizados e que rodem versões recentes do sistema operacional presente no dispositivo e verificar se as aplicações necessárias para a companhia funcionam bem no aparelho avaliado”.
Cristiano também recomenda a escolha de marcas reconhecidas e confiáveis, que ofereçam suporte pós-venda. “Todos esses pontos são importantes e irão auxiliar na segurança e no desempenho do aparelho usado pela empresa. De qualquer forma, é sempre importante destacar que cada corporação tem suas particularidades e a decisão por um produto específico ou mesmo a escolha entre a aquisição ou aluguel de tablets dependem das necessidades e circunstâncias específicas de cada uma. A opção de locação (HaaS – Hardware as a Service), por exemplo, pode ser recomendada para empresas que demandam grande volume de aparelhos, pois, além de garantir o acesso aos produtos propriamente ditos, inclui a manutenção de um parque atualizado de dispositivos, o serviço de suporte para cada operação e até mesmo uma economia financeira a médio e longo prazos”, finaliza o executivo.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar

30 dias grátis - Inscreva-se Agora!

Vagas limitadas para a comunidade exclusiva! Receba promoções antecipadas, conteúdo premium e muito mais. Inscreva-se agora para garantir seu lugar entre os privilegiados.

Seus dados não serão comercializados ou compartilhados.

Obrigado por assinar!

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir 30 dias GRÁTIS
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup