Ir para o conteúdo

0 %

Visa mira o universo gamer para se conectar com a Geração Z: ‘Queremos estar com eles em cada próximo nível’, diz executivo

De olho nas novas formas de consumo e nas paixões da Geração Z, a Visa tem ampliado sua atuação no universo dos games e a presença inédita na Gamescom Latam 2025 reforça essa estratégia.

Quem lidera esse movimento de forma pioneira na América Latina é o argentino Andrés Mociulsky , diretor de Marketing da Visa LAC para Gaming, que esteve no Brasil para acompanhar de perto o evento e as conexões criadas com a comunidade gamer, e me atendeu para uma entrevista no stande da Team Liquid. Para criar uma ponte sólida com a comunidade gamer a empresa fez sua participação em parceria com a organização de eSports.

Conteúdo do artigo
Visa com a Team Liquid na gamescom latam 2025 realizada em São Paulo / foto: Armindo Ferreira

Desde 2022, a Visa intensificou seus esforços nesse universo, para contribuir para uma comunidade mais inclusiva, alinhando-se ao seu histórico de mais de 40 anos em patrocínios esportivos. Hoje, a atuação da Visa Gaming na região está estruturada em três frentes: apoio a grandes organizações de e-sports como a Team Liquid no Brasil, a KRÜ na Argentina e a Isurus no México, patrocínio a grandes eventos do setor e incentivo a torneios da comunidade, como o Resenha das Minas de VALORANT.

Mas o envolvimento da Visa com o público jovem vai além do patrocínio. A marca tem investido fortemente em pesquisas e desenvolvimento de soluções financeiras que façam sentido para os hábitos e expectativas dessa geração. Em março de 2025, a empresa lançou o estudo Panorama da Principalidade Financeira da América Latina, revelando que apenas 11% dos brasileiros da Geração Z se relacionam exclusivamente com uma única instituição financeira, um índice maior que a média nacional, de 8%. Para esse público, a conexão emocional com a marca e o alinhamento com seus valores são fatores decisivos na hora de escolher um banco principal.

Conteúdo do artigo
Loja da Team Liquid com a vida na gamescon 2025 / foto: Armindo Ferreira.

Nesse contexto, o universo gamer se mostra um território estratégico para criar vínculos genuínos. Segundo Mociuslky, os jogos são hoje o maior ponto de paixão da Geração Z e da chamada Geração Alpha superando até mesmo as redes sociais, o que justifica o investimento da Visa em experiências exclusivas e parcerias que traduzem essa identidade.

Além disso, a Visa também reconhece os criadores de conteúdo como os novos pequenos empresários da era digital. De acordo com o estudo Next Gen, jovens empreendedores estão cada vez mais abertos à adoção de ferramentas como open banking, biometria e pagamentos por aproximação. Por isso, a empresa passou a oferecer aos creators os mesmos recursos tecnológicos e financeiros disponíveis aos clientes PME da marca, ajudando-os a organizar, analisar dados e crescer de forma estruturada.

Em entrevista exclusiva, Andrés Mociuslky detalha como a Visa vem moldando sua presença no ecossistema gamer, os aprendizados com o comportamento da Geração Z e como a marca pretende estar presente em cada “próximo nível” da jornada desse novo consumidor.

Entrevista com Andrés Mociuslky, diretor de Marketing da Visa LAC para Gaming

Conteúdo do artigo
Andrés Mociuslky / foto: divulgação

O que diferencia a Geração Z das demais quando o assunto é consumo e comportamento?

A GenZ é muito diferente das outras gerações. Eles nasceram no mundo digital. Eu, como millennial, nasci num mundo mais tradicional e depois migrei para o digital. Eles não:  já nasceram com isso. Eles querem experiências rápidas, digitais, sem fricção. Qualquer dificuldade é motivo para mudarem de opção, seja um banco, um emissor ou o próprio método de pagamento. Por isso, na Visa, a gente trabalha para garantir que as experiências de pagamento sejam sempre muito suaves.

Conteúdo do artigo
Stand da Team Liquid na gamescon latam 2025 / foto: Armindo Ferreira

E no caso dos gamers especificamente, que consomem itens digitais como skins e power-ups?

É aí que entra a importância de garantir que tudo funcione direito nas plataformas virtuais. As compras no mundo digital exigem que nossos sistemas operem perfeitamente. E um ponto fundamental nisso é a segurança contra fraudes. A Visa trabalha com inteligência artificial desde os anos 70 justamente para isso: detectar ameaças. A IA não é novidade para gente. É uma das nossas maiores fortalezas.

Qual o papel da Gamescom Latam dentro da estratégia da Visa Gaming?

Esse é um evento latino-americano, não só brasileiro. E é importante para a Visa estar presente nesses momentos, com parceiros como a Team Liquid, que são uma ponte entre a Visa e a comunidade gamer. A Team Liquid ajuda a gente a se conectar com essas novas gerações através da paixão que eles já despertam nos fãs.

Gaming virou uma prioridade para a Visa na América Latina?

Com certeza. Há três anos começamos uma estratégia forte de gaming na região. Gaming hoje é o principal ponto de paixão da Geração Alpha e da Geração Z. Eles passam mais tempo jogando do que nas redes sociais, o que é bem diferente das gerações anteriores. Por isso, estamos investindo em experiências exclusivas, parcerias únicas e benefícios pensados para os gamers. Queremos que eles vejam que a Visa está com eles em cada fase, acompanhando cada “próximo nível”.

Vocês também lançaram recentemente um estudo sobre “principalidade financeira”. O que ele revela sobre o comportamento da GenZ?

Sim, lançamos em março um estudo para entender como as pessoas se conectam com suas instituições financeiras. Ele mostra, por exemplo, quantos bancos as pessoas usam e qual é o “top of wallet”, ou seja, o cartão que elas usam primeiro na hora de pagar. Entre os GenZs da América Latina, 63% preferem gastar seu dinheiro com experiências. E isso guia nossas decisões. A gente não acorda um dia e diz “vamos fazer algo com a Team Liquid”. A gente olha os dados. A confiança é o que mais importa para essa geração. E é aí que a Visa entra.

Entre os GenZs da América Latina, 63% preferem gastar seu dinheiro com experiências. E isso guia nossas decisões. A gente não acorda um dia e diz “vamos fazer algo com a Team Liquid”. A gente olha os dados. A confiança é o que mais importa para essa geração. E é aí que a Visa entra.

No Brasil, temos o Pix e um cenário de pagamentos bem dinâmico. Como o público brasileiro se diferencia?

Os brasileiros são parte dessa lógica latino-americana mais ampla. Eles querem transações rápidas, seguras e digitais. O estudo mostra que 11% dos brasileiros mantêm relacionamento com apenas uma instituição financeira. Isso é mais do que a média, mas o restante está pronto para trocar, se surgir algo mais personalizado ou alinhado com suas paixões. E como o gaming é o maior ponto de paixão, a gente acredita que estar aqui faz total sentido.

Conteúdo do artigo
Visa e Team Liquid juntas na gamescon latam/ foto: Armindo Ferreira

http://blogdoarmindo.com.br
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x