Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Volkswagen T-Cross é o primeiro carro conectado da América Latina, com VW Connect e Manual Cognitivo

Primeiro SUV feito pela Volkswagen no Brasil, o T-Cross é o primeiro carro conectado da América Latina. O modelo oferece de série na versão Highline, e como opcional para as demais versões, o “VW Connect”, primeira plataforma digital que conecta as principais informações do veículo em um aplicativo.

T-Cross Highline 250 TSI

Anúncios

Essa tecnologia não substitui o “Manual Cognitivo”, que utiliza o sistema IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.

Outra boa notícia é que, após o T-Cross, a Volkswagen passará a oferecer o “VW Connect” como um acessório na rede de concessionárias da marca. Com isso, todos os Volkswagen fabricados a partir de 2012 (ano/modelo) poderão ser equipados com esse sistema.

Como funciona o VW Connect
Por meio de um DataPlug conectado na porta “OBD2” do veículo (nos modelos Volkswagen essa entrada fica localizada acima dos pedais e abaixo da coluna de direção), o “VW Connect” reconhece a tecnologia e, via Bluetooth, passa a abastecer o aplicativo com informações do veículo. É um sistema plug and play – isto é, plugar e usar.

Anúncios

Estatísticas como quilometragem total do veículo, autonomia, velocidade média, trajetos percorridos, data das viagens e consumo de combustível (de cada trajeto) são exibidas no aplicativo, que estará disponível para smartphones e tablets. E mais: basta cadastrar o valor do litro de combustível que, além da quantidade consumida (em litros), o sistema mostrará o valor (em R$) gasto para percorrer aquele trajeto. Importante destacar que todas as informações são exibidas exclusivamente no aplicativo e não são, em nenhuma hipótese, compartilhadas pelo sistema.

Condução eficiente
A tecnologia oferece ainda uma ferramenta de sugestões para tornar a condução do veículo mais eficiente, monitorando como foi o estilo de condução em relação às rotações do motor, vigor em acelerações, frenagens, velocidade e temperatura do veículo.

O “VW Connect” monitora toda a eletrônica do veículo com o objetivo facilitar a vida dos proprietários de modelos Volkswagen. Entre os recursos disponíveis está o de localizar o veículo. Por exemplo: você é daquelas pessoas que esquecem onde estacionou o carro no shopping? Com o “VW Connect” basta acionar a opção “localização” que você receberá as informações de onde o seu carro está.

Anúncios

Essa funcionalidade oferece a localização do automóvel, gravando automaticamente a última parada registrada do veículo, e a exibe em um mapa. Além disso, a localização do automóvel oferece a possibilidade de navegar para o local onde o automóvel foi estacionado e compartilhar a localização com outras pessoas, como, por exemplo, membros da família, através do WhatsApp com coordenadas de GPS. Adicionalmente, a duração do estacionamento na localização gravada é registrada automaticamente, o que é muito útil para localidades com estacionamento rotativo (zona azul), por exemplo.

O sistema conta ainda com outras facilidades, como mostrar a rede de concessionárias nos trajetos que o usuário costuma percorrer e monitorar, de forma inteligente, os períodos de revisão. Isso porque, com base na quilometragem e no período entre os serviços, o sistema avisa o usuário de que ele precisa agendar a próxima revisão. Ao selecionar “agendar serviço”, o cliente escolhe o local e o horário onde realizará o serviço, enquanto isso, o concessionário selecionado receberá um e-mail com os dados do veículo, relatando a quilometragem, qual é tipo de serviço agendado… Resumindo: todos ganham tempo e o processo se torna bem mais ágil.

Achou pouco? Se uma luz de advertência acender no painel, por exemplo, automaticamente o sistema reconhece a avaria e já informa o condutor qual é o problema, sugerindo (dependendo do problema) a visita a uma autorizada. Da mesma forma, ao selecionar essa opção, quando o cliente chegar na concessionária para verificar o incidente, a autorizada já terá conhecimento do que está ocorrendo.

Anúncios

Gamification
O “VW Connect” oferece ainda alguns desafios ou troféus de reconhecimento – o condutor pode se comparar com outros condutores de modelos Volkswagen. Podem ser colecionados alguns tipos de pontuação: condução eficiente, viagens longas, desafios conquistados e utilização do aplicativo, por exemplo. Conforme a pontuação vai aumentando, o motorista passa para o próximo nível, ganhando acesso a novos desafios.

Pedindo ajuda
Em caso de avaria ou de acidente, o aplicativo permite contatar diretamente o VW Service 24h, por exemplo. Em caso de emergência, o sistema pode transmitir por meio do aplicativo os dados do automóvel, assim como a localização atual à oficina autorizada mais próxima. Adicionalmente, também oferece sugestões de procedimentos em situações de emergência, orientando ao condutor manter a calma, por exemplo.

Manual cognitivo

Anúncios

Eventuais questões sobre o carro podem ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia IBM Watson para responder as questões em português e espanhol. Por exemplo, como utilizar o sistema de infotainment e fazer o espelhamento de seu smartphone, ou como instalar corretamente a cadeirinha para transporte de crianças, entre outras informações.

A implementação dessa nova tecnologia complementa a forma com que os proprietários podem obter informações sobre seus carros. Todo o conteúdo impresso continua a ser oferecido. O aplicativo permite aos usuários interagir e obter informações sobre a literatura de bordo do carro utilizando linguagem natural.

O cliente Volkswagen, após a compra do T-Cross, poderá baixar gratuitamente o aplicativo, disponível para plataformas iOS (Apple) e Android (Google). Em seguida, deverá se registrar gratuitamente para receber uma identificação Volkswagen – informação que será única para todo o Grupo VW e válida também para o VW Connect. Essa “VW ID” será vinculada ao chassi do carro e acompanhará o cliente em todos os veículos Volkswagen seguintes de sua vida.

Anúncios

A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen tem campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal. O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage com ele. Também entende linguagem abreviada, como “vc” (você) e “qd” (quando).

Cliente nunca fica sem resposta
Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta.

Esse auxiliar cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além daquelas no manual – o conteúdo foi elaborado de acordo com as perguntas mais frequentes feitas à CRC.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar