Watch Brasil capta R$ 28 milhões com fundo da Bertha Capital e Multilaser 
A Watch Brasil, hub de conteúdo multimídia para provedores de serviços de internet, acaba de receber um aporte de R$ 28 milhões da Bertha Capital, gestora de Corporate Venture Capital (CVC) da Multilaser. Com mais de 8 mil horas de conteúdos, dentre filmes e séries de Hollywood, programação infantil, notícias, esportes, assim como os últimos lançamentos do cinema para locação, a startup atingiu um crescimento de 150% em 2021. O objetivo com o investimento é aumentar a equipe de 30 para mais de 80 pessoas e, dessa forma, atingir 2 milhões de assinantes em 2022, o que representará um crescimento de 400% em relação ao número atual. Ainda, a empresa espera até 2023 chegar a 4 milhões de assinantes.
Lançada em 2018, a Watch Brasil permite que pequenos provedores de serviços de internet (ISP, de Internet Service Provider, em inglês) ofereçam novos produtos além da banda larga, com qualidade e baixo custo. Algumas opções são títulos da Paramount +, MTV, Comedy Central, Nickelodeon, Universal, Warner, dentre outros canais.
Também estão disponíveis pacotes da HBO Max, NSports, UOL Leia + Banca e mais de 50 canais lineares que incluem Band, Cultura, Record, Rede TV, SBT e CNN Brasil, por exemplo. Dessa forma, empresas regionais, que representam metade dos ISPs no Brasil, ganham competitividade mediante as grandes operadoras. No último ano, a startup atingiu abrangência nacional, com presença em todos os estados brasileiros.
“No ano passado, firmamos uma parceria estratégica com a linha profissional de produtos para provedores de serviços de Internet Multilaser. Em pouco tempo no mercado de provedores, eles já têm presença extremamente relevante. O aporte em conjunto com a Bertha Capital nos permitirá escalar muito a operação e triplicar de tamanho em 2022, período em que também esperamos ampliar nosso time”, afirma Maurício Almeida, cofundador e CEO da Watch Brasil.
Almeida explica que os recursos serão aplicados no desenvolvimento de inovações tecnológicas. “Faremos fortes investimentos em analytics, para que tenhamos dados detalhados de consumo e suporte proativo; tecnologia de recomendação e análise de comportamento para entregar os conteúdos mais relevantes a cada usuário; normatização de metadados para aprimorarmos substancialmente nossa ferramenta de busca; uso de algoritmos de compressão de vídeo para redução de custos com tráfego de dados e melhoria da experiência do usuário, bem como integração com ferramentas de advertising e com um sistema de pagamento mais robusto, que ampliará as opção de pagamento aos nossos usuários”, completa o CEO da Watch Brasil.
Segundo Rafael Moreira, CEO da Bertha Capital, o aporte se encaixa na iniciativa conjunta com a Multilaser de investir até R$ 200 milhões em negócios disruptivos do setor de tecnologia.
“Nós buscamos negócios com potencial para transformação digital, social e local porque acreditamos que é isso que muda o futuro. Então, assim como vários fundos de private equity montaram suas teses de investimento para a aquisição e/ou expansão de ISPs no Brasil, nós montamos a versão digital dessas teses, permitindo que startups possam alavancar digitalmente os ISPs. Nesse contexto, a Watch Brasil se encaixa perfeitamente, já que é o principal distribuidor digital de conteúdos para os ISPs independentes do país. Os ISPs são muito promissores pois atuam regionalmente, iluminando cidades e regiões que antes não eram atendidas pelas grandes concessionárias”, diz Moreira.
A parceria com a Multilaser, anunciada em dezembro de 2021, visa ofertar a solução da Watch Brasil para os mais de 3 mil ISPs que já são clientes da Multilaser no país.
“Quando firmamos a parceria entre a Multilaser e a Watch Brasil em 2021, já identificamos uma empresa com grande potencial de crescimento, em um setor que avança a cada dia no Brasil. O investimento que estamos fazendo, em conjunto com a Bertha, não impulsionará apenas a empresa, mas fomentará todo um ecossistema de empreendedores que estão apostando na internet para alavancarem seus negócios”, finaliza Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser.
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