WIBR lidera iniciativa para transformar empresas e refletir a pluralidade do universo de games
Neste 20 de novembro, data que celebra a memória de Zumbi dos Palmares e a Consciência Negra, e que será comemorado pela primeira vez em todo o território nacional, a WIBR apresenta o “Guia de Conscientização Étnico-Racial para empresas” com o objetivo de auxiliar empresas e profissionais a construir ambientes corporativos mais diversos e inclusivos. O download pode ser feito nesse link.
Esta iniciativa é uma urgência para promover mudanças no cenário atual do mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE, apesar de 55,5% da população brasileira identificar-se como negra, apenas são encontradas 29,35% em cargos de liderança no mercado de trabalho nacional, de acordo com dados da Quantum Finance, 2024. Ao levarmos esta análise para a questão salarial é possível encontrar uma diferença de 31% entre os vencimentos de pessoas brancas e negras. Além disso, quando focamos o mercado de jogos eletronicos, segundo a PGB 2024 – 55,6% dos entusiastas de games se identificam como negros ou pertencentes a outras etnias não brancas. Outro dado que demonstra essa disparidade foi encontrado pela B3, 2023, que afirmou que 95,6% dos cargos em conselhos de administração das grandes empresas brasileiras são ocupados por pessoas brancas.
Esta iniciativa dá continuidade ao movimento iniciado em junho com o lançamento do primeiro eBook, focado na inclusão da comunidade LGBTQIAPN+. Agora, o foco é aprofundar a discussão sobre equidade racial e oferecer um ponto de partida para empresas que desejam enfrentar barreiras estruturais e promover mudanças significativas em suas culturas organizacionais. Em formato de eBook, o material oferece conteúdos acessíveis para apoiar os primeiros passos na valorização da diversidade étnico-racial nas organizações.
A concepção do Guia foi realizada por empresas que se uniram para promover práticas inclusivas e enfrentar desigualdades estruturais nas organizações de games e esports. A WIBR, dedicada à ampliar a representatividade feminina e de grupos sub-representados no universo dos games e esports, tornando assim o espaço mais acolhedor e seguro. Já o MIBR é uma das poucas organizações de esports com uma mulher ocupando a posição de CEO. Uma organização que sempre apoia iniciativas voltadas para a diversidade, dedicando 3 modalidades que atendem ao público inclusivo. Toda essa experiência foi somada ao conhecimento da consultoria em diversidade e compliance, Merg para viabilizar a produção do guia.
“Além de encorajar talentos a ingressarem e se desenvolverem no mercado, estamos criando ferramentas para apoiar empresas na construção de ambientes mais diversos e igualitários. Este guia é um convite para iniciar mudanças agora, pavimentando um futuro onde as novas gerações encontrem um ambiente profissional verdadeiramente justo e inclusivo.”, comenta Roberta Coelho, CEO do MIBR. Esta é a segunda parceria entre a WIBR /MIBR e a Merg, que juntos também produziram o “Manual Essencial de Inclusão e Diversidade Organizacional“
Disponibilidade do Guia
O Guia está disponível para download gratuito no site da WIBR. Para acessá-lo, basta clicar neste link preencher um formulário simples com informações básicas como nome, e-mail e detalhes da empresa.
Sobre a WIBR
A Women in Brazil (WIBR) é um ecossistema inclusivo e seguro que busca transformar o mundo dos games, ampliando e incentivando a participação das pessoas que se identificam com o gênero feminino, seja como profissionais ou membros da comunidade. Originada do MIBR, a única organização de eSports Tier-S do Brasil com uma mulher CEO, a WIBR se dedica ao desenvolvimento de iniciativas voltadas para o desenvolvimento e diálogo com a comunidade de games e a sociedade em geral.
Sobre o MIBR O MIBR é a mais tradicional organização de eSports do Brasil com mais de 20 anos de existência. Em 2006, foi a primeira equipe brasileira a ser campeã mundial em uma modalidade de esports pela ESWC. Depois disso conquistou mais 2 mundiais e se consagrou como tri do mundo. A organização representa o Brasil dentro e fora do server. O Made in Brazil tem 8 times competitivos e um casting diverso de criadores de conteúdo que carregam a marca do Made In Brazil por onde formos. Feitos no Brasil, Nascidos para o Mundo.
Comentários estão fechados.