Workshop debate estereótipos femininos e masculinos na publicidade

Assine nossa newsletter

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro, a Atena Haus realiza em São Paulo o curso “Gênero na Propaganda”, organizado pelas especialistas em comunicação e gênero Ana Paula Passarelli e Anna Castanha, fundadora da Idem Consultoria. As inscrições podem ser feitas pelo site http://atenahaus.com.br/curso-genero-na-propaganda.
“Existe uma demanda crescente de mais representatividade e visibilidade entre as mulheres e o público LGBT, que hoje não se sentem representados pela comunicação das marcas”, diz Anna. “Atender a essa necessidade e aprender a se comunicar melhor com esse público não só evita atritos entre empresas e consumidores, mas também aumenta as oportunidades de negócios”, completa.
“Por meio de movimentos na internet e de reclamações ao Conar, Conselho que regulamenta a publicidade no Brasil, temos visto que estereótipos de gênero são cada vez menos tolerados por mulheres e homens. Muitas marcas vêm enfrentando críticas do público por adotarem formas de comunicação sexistas ultrapassadas e cada vez mais empresas percebem a necessidade de atualizar a forma de olharem para a sociedade e de se comunicarem com seus consumidores. Quanto mais as marcas insistirem no uso de sexismo na comunicação, mas críticas receberão. Esse tipo de abordagem não é mais tolerada”, afirma Ana Paula.
Momentos de transformação costumam ser turbulentos e cheios de erros e acertos. “Nosso objetivo com esse workshop é facilitar esse caminho e ajudar estudantes, profissionais de comunicação, publicidade, propaganda e gestores de empresas a entenderem melhor as dinâmicas de gênero contemporâneas e a forma como elas se refletem na mídia”, afirma Natalia Fava, co-fundadora da Atena Haus.
O workshop contará também com as profissionais convidadas Stéphanie Ribeiro, Maria Guimarães e Suélen Mariano, que vão realizar exercícios práticos e apresentar estudos de caso de empresas que vêm tendo bons resultados em ações pontuais e na reestruturação da forma como se comunicam com o público. “Vamos mostrar o que pode melhorar e o que já está sendo feito com sucesso. A partir disso, os participantes poderão desenvolver um olhar mais abrangente, desconstruindo preconceitos inconscientes e melhorando a forma de representação de gênero em suas áreas de atuação”, finaliza Vivian Vianna, co-fundadora da Atena Haus.
Serviço
Inscrições pelo site; http://atenahaus.com.br/curso-genero-na-propaganda
Quando
15 de setembro, quinta-feira, das 19h30 às 22h
16 de setembro, sexta-feira, das 19h30 às 22h
17 de setembro, sábado das, 9h30 às 17h
Onde
LAB 48 (ao lado do Metrô Paraíso)
Rua Cubatão, 97 – Paraíso
São Paulo – SP
Programa
– Os quatro eixos da sexualidade humana;
– Genderqueer e as novas identidades de gênero;
– O papel do Feminismo na discussão de gênero;
– Pesquisa sobre identidade e expressões de gênero na publicidade;
– The Pink Tax – produtos iguais, preços diferentes;
– Femvertising e Femwashing na publicidade;
– Como desconstruir os estereótipos femininos e masculinos na publicidade;
– O promissor mercado LBGT e as novas identidades de gênero no consumo;
– Aplicação das novas identidades de gênero na publicidade;
– Exposição de Cases.
– Exposição do case Estadão + Shazam: “Músicas de Violência” com Suélen Mariano.
– Exercícios de empatia e representatividade focados em comunicação de marca.
Quem pode participar
Estudantes, profissionais da área de comunicação, conteúdo, publicidade e propaganda, marketing e representantes de empresas interessadas em debater e conhecer melhor as demandas de mudança das relações de gênero na área.
Sobre as professoras
Ana Paula Passarelli: Ana é Mestranda em Comunicação e Semiótica pela PUC­-SP onde estuda “Expressões de Gênero na Publicidade e na Moda”, professora do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM-­SP e co­criadora da iniciativa “Convide uma Mulher para Palestrar”, que quer estimular a presença de mulheres nos palcos dos eventos de marketing, publicidade e tecnologia.
Anna Castanha: Anna Castanha é Proprietária da Iden Consultoria de Marketing LGBT, com experiência em criação e novos negócios, tem passagem por várias agências, entre elas MultiSolution, Salve (Grupo ABC) e Mullen Lowe Brasil. Trabalhou com clientes de diversos segmentos, entre eles Natura, Ajinomoto, Hypermarcas, CAIXA, Grupo 3 Corações, Aché e Cacau Show. Pesquisa o marketing focado no público LGBT desde 2011 e ministra aulas sobre o tema desde 2012 por meio do curso Marketing Fora do Armário, único no Brasil.
Maria Guimarães: Maria Guimarães é publicitária e há 7 anos atua em SP. Já criou para marcas como Samsung, Unilever, Coca-Cola e Itaú e, desde o ano passado, se juntou a Thaís Fabris e Larissa Vaz na 65/10: uma consultoria de comunicação com mulheres que visa mudar o papel da mulher na publicidade para acompanhar os novos papéis das mulheres na sociedade. Com a 65/10 criaram projetos como a Cerveja Feminista, o report a Revolução Delas e atendem clientes como Itaú, Nestlé e grupo ABC.
Stephanie Ribeiro: Stephanie é arquiteta, escritora e feminista negra que escreve, palestra e acredita através da arte, política, cultura entre outros no papel fundamental do ativismo negro interseccional e temas adjacente a experiência da mulher negra no mundo. Já teve textos seus postados em diversos portais entre eles o Huffington Post. É co fundadora do projeto fronta e em 2015, recebeu da Assembleia Legislativa de São Paulo a Medalha Theodosina Ribeiro, que homenageou seu ativismo em prol das mulheres negras.
Suélen Mariano Dias: Suélen é Formada em Propaganda e Marketing, tem 09 anos de experiência na área e seu foco são projetos integrados. Já trabalhou com clientes como: Coca-Cola, Microsoft, Google, Nestlé, Unilever e Mondelez. Atualmente é gerente de projetos na FCB Brasil e participou do projeto “Músicas de violência”, lançado pelo Estadão em parceria com o Disque Denuncia (RJ), para levantar o debate sobre músicas que reproduzem discursos de violência contra a mulher. No festival de Cannes deste ano o projeto levou 1 ouro, 2 pratas e 2 bronzes, além do shortlist nas categorias “Glass” e “Creative Data”.
Sobre A Atena Haus:
A Atena Haus é uma plataforma de educação a distância com cursos e entrevistas feitas por e para mulheres. Nossa ideia é dar visibilidade e voz às mulheres que são referência em suas áreas de atuação e também criar modelos de sucesso alcançáveis para mulheres que querem aprofundar o conhecimento nas suas áreas ou que estão querendo tirar uma nova ideia do papel.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar Leia mais

Nossa Política de Privacidade.