Ir para o conteúdo

Fellini Forward: Campari explora a arte do cinema com a criação do primeiro curta-metragem realizado com inteligência artificial

O icônico aperitivo italiano Campari apresenta, como parte da campanha Red Diaries, Fellini Forward, um curta-metragem realizado de maneira totalmente inédita: utilizando ferramentas de inteligência artificial para evocar o gênio criativo de um dos maiores cineastas de todos os tempos, Federico Fellini.

Lançado no 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza, Fellini Forward foi o resultado da colaboração entre a inteligência humana e a de máquina. Ele teve curadoria de Francesca Fellini e gerou um documentário que narra todo o processo criativo da concepção do curta, englobando-o no filme final. O filme foi exibido ontem (29 de setembro) no Festival de Cinema de Nova York e estará disponível na Amazon Prime, em mercados selecionados, no próximo mês.

A iniciativa da Campari faz parte da Campanha Red Diaries, que desde 2017 resgata a relação da marca com o território das artes, principalmente do cinema, trazendo na sua narrativa e em seus projetos a ideia de explorar os limites da criatividade para deixar um legado que vai além do comum. De nomes mundialmente famosos até talentos jovens e emergentes, a relação entre a Campari e as artes vem se fortalecendo muito ao longo dos anos.

Dirigido por Zackary Canepai e Drea Cooper, Fellini Forward explora os temas da criatividade, da arte e da tecnologia em um estudo audaz que capturou o projeto em todas as etapas – desde a pesquisa e o desenvolvimento, até a produção final do curta-metragem. A obra apresenta uma história metafórica do debut e da evolução do maestro Fellini no mundo do cinema. O publico acompanha seus passos iniciais no mundo das artes, até o alcance de suas criações imortais.

“Há quem nasça gênio e há aqueles que se tornam – Federico tornou-se um gênio criativo. Suas experiências humanas, o ambiente em que viveu, sua capacidade de aceitar riscos para comunicar suas ideias ao público, todos esses elementos contribuíram para o nascimento do gênio criativo que conhecemos. ” relata sua sobrinha, Francesca Fellini.

O desenvolvimento das ferramentas de inteligência artificial foi encabeçado pela UNIT9. Escritos, gravações e até elementos como a entonação da voz, movimentos de câmera e expressões do lendário diretor foram analisados para conceber a obra. Essas ferramentas de Inteligência Artificial trouxeram sugestões de roteiro e visualizações do novo curta-metragem, para a criação de uma peça cinematográfica Fellinesca.

“Através do projeto Campari Red Diaries 2021 Fellini Forward, a Campari tem por objetivo continuar o legado de inovação e criatividade estabelecido por seus fundadores, inspirando gerações futuras e criativos de todo o mundo a descobrirem suas próprias paixões e inquietudes. Fellini Forward é uma obra visionária, que certamente vai estimular o intelecto de futuros gênios, como foi Fellini”, comenta Danielle Rossini, brand manager da marca no Brasil.

http://blogdoarmindo.com.br