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YouTube contribui com mais de R$ 4,94 bilhões para o PIB do Brasil em 2024

O YouTube vem desempenhando um papel essencial no desenvolvimento econômico, cultural e social do Brasil, gerando bilhões de reais em contribuições para o Produto Interno Bruto (PIB) e criando dezenas de milhares de empregos. É o que revela a nova edição da pesquisa da Oxford Economics, com dados que reforçam o impacto multifacetado da plataforma no país.
 

Os números mostram que o ecossistema criativo do YouTube contribuiu com mais de R$ 4,94 bilhões para o PIB brasileiro em 2024 e gerou mais de 130 mil empregos equivalentes a tempo integral – dados que demonstram o poder da plataforma como um motor econômico, capaz de criar e sustentar carreiras, fomentar o empreendedorismo e mudar realidades.
 

“Os resultados da Oxford Economics confirmam o que já presenciamos diariamente: o YouTube não é apenas uma plataforma de vídeos, mas um pilar fundamental para a economia criativa brasileira. Aqui, as pessoas podem realmente viver de suas paixões e desenvolver verdadeiros negócios a partir delas. É muito gratificante acompanhar essas histórias e entender o que realmente significa ser criador de conteúdo no Brasil”, celebra Eduardo Brandini, Head de Parcerias e Responsabilidade do YouTube Brasil.
 

Um exemplo do impacto da plataforma é o caso da Taíse Franciele Alves, a “Fram”, moradora do interior de São Paulo e empreendedora que transformou sua paixão por unhas em um negócio digital. Em 2018, Taíse criou o canal FramAlvesunhas no YouTube com o objetivo de atrair clientes ao salão físico. Hoje, o canal conta com mais de 1,64 milhão de inscritos e, paralelamente, Taise inaugurou um novo estúdio próprio, lançou um curso online e fechou parcerias com grandes marcas.
 

Impacto na renda, na cultura e na sociedade
 

Os números falam por si só: 77% dos criadores brasileiros que ganham dinheiro com o YouTube ouvidos pela Oxford concordam que a receita de anúncios é uma importante fonte de renda. Além disso, 76% daqueles que monetizam seus conteúdos afirmam que o YouTube oferece uma oportunidade de criar e ganhar dinheiro que eles não teriam com a mídia tradicional.
 

O impacto do YouTube vai além do financeiro, estendendo-se à cultura e à influência social: 76% dos criadores querem usar a influência que encontraram na plataforma para causar impacto positivo na sociedade, enquanto 81% dos usuários dizem poder encontrar no YouTube conteúdo que reflete sua cultura e perspectiva. Além disso, 65% dos usuários entrevistados concordam que o YouTube tem participação na preservação da história e cultura locais, e 69% apontam que a plataforma os ajuda a aprender sobre esses temas. A confiança também é um fator-chave, com 72% dos usuários afirmando que confiam nas recomendações do YouTube para descobrir criadores que representam diversas origens e perspectivas.
 

Expandindo audiências
 

A plataforma se revela essencial, ainda, para a expansão global, com 72% dos criadores concordando que o YouTube é crucial para a conquista de presença internacional. Isso significa que, para a maioria dos criadores, a plataforma é a principal ferramenta para serem vistos e ouvidos além das fronteiras do Brasil, alcançando uma audiência mundial. Além disso, 68% dos criadores que monetizam seus conteúdos afirmam que a plataforma os ajuda a exportá-los para públicos internacionais que, de outra forma, seriam inacessíveis. Ou seja, o YouTube não só os conecta com pessoas de outros países, mas também facilita a distribuição de seus vídeos para mercados onde não conseguiriam chegar por meios tradicionais.
 

O estudo ainda revela que, para as empresas, especialmente as pequenas e médias (PMEs), o YouTube é um catalisador de crescimento. Isso porque 72% das PMEs que utilizam a plataforma concordam que ela é essencial para o desenvolvimento de seus negócios, mostrando que, para a grande maioria dessas empresas, o YouTube não é apenas mais um canal de marketing, mas sim uma ferramenta fundamental para alcançar novos clientes, expandir sua marca e, consequentemente, impulsionar seu crescimento no mercado.
 

“Esses dados solidificam o YouTube como uma força motriz no Brasil, não apenas gerando valor econômico, mas também servindo como um espaço para a preservação cultural, a expressão criativa e o impacto social positivo”, acrescenta Brandini. “Nosso compromisso é continuar a apoiar essa comunidade vibrante de criadores, usuários e empresas, garantindo que o YouTube permaneça uma plataforma de oportunidades e crescimento para todos.”


*Metodologia: a Oxford Economics entrevistou mais de 3 mil usuários, 2,5 mil criadores de conteúdo e 600 empresas que utilizam o YouTube no Brasil. Os respondentes dessas pesquisas mudam a cada ano, e a Oxford Economics também atualiza seus modelos à medida que novas informações sobre a economia se tornam disponíveis. Portanto, esses são indicadores direcionais dos negócios do YouTube em um mercado e não devem ser comparados aos números de relatórios de impacto anteriores. Informações adicionais sob a metodologia podem ser solicitadas.

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