
Adobe anuncia novidades para 7 apps da Creative Cloud; IA no Photoshop e Illustrator é destaque
A Adobe revelou nesta quinta-feira (24), durante o MAX London – seu evento anual de criatividade -, um pacote robusto de atualizações para a plataforma Creative Cloud, entre elas, novos recursos de IA para o Photoshop e Illustrator. Ao todo, sete aplicativos receberam novidades que aceleram fluxos de trabalho, ampliam o uso de IA generativa e reforçam o compromisso da empresa com a inovação criativa, acessível e segura.
No Photoshop, um dos principais avanços é a nova funcionalidade de Referência de Composição, que permite transformar descrições textuais em cenas completas, mantendo controle detalhado sobre a estrutura visual da imagem. A ferramenta de Selecionar Detalhes, aprimora significativamente a seleção de elementos complexos como cabelos, roupas e rostos, garantindo resultados profissionais com poucos cliques. Já o recurso Ajustar Cores com IA também promete agilizar ajustes finos de matiz, saturação e luz de maneira responsiva. Além disso, um novo Painel de Ações em versão beta passa a sugerir automaticamente etapas do fluxo de trabalho, economizando tempo e facilitando a edição até para usuários iniciantes.
Já no Illustrator, o destaque vai para o Preenchimento Generativo de Formas e Texto para Padrões, que utiliza IA para criar gráficos vetoriais a partir de prompts, permitindo gerar elementos estilizados em segundos. Com melhorias de desempenho que tornam efeitos populares até cinco vezes mais rápidos, o aplicativo também recebeu ajustes de interface que aceleram o acesso a menus e ferramentas, tornando a experiência mais fluida e responsiva — especialmente em fluxos de trabalho complexos.
Segundo Vitor Gomes, Gerente Sênior de Marketing e Produto da Adobe, as novas funcionalidades são um salto em direção ao futuro da criação digital. “Com inteligência artificial aplicada de forma ética, possibilitamos que os profissionais expandam seu poder de criação em diferentes apps, com agilidade e insights criativos”, afirma.
Mais novidades para Creative Cloud:
Express
Ferramentas aprimoradas para vídeos, animações e variações criativas como Clip Maker, Animação Dinâmica, Melhoria de Áudio, Gerar Vídeo (de texto ou imagem) e Gerar Similar (para variações visuais automáticas).
InDesign
- Preenchimento Generativo (beta): adicione gráficos com prompts de texto.
- Conversão de PDFs em arquivos editáveis.
- Suporte a expressões matemáticas complexas em layouts profissionais.
Lightroom
- Novo Selecionar Paisagem com máscaras automáticas para céu, água e vegetação.
- Melhorias no compartilhamento e edições em lote com controle refinado.
Premiere Pro
- Gerativo Extend: amplia trechos de vídeo com suporte a 4K e formato vertical.
- Inteligência de Mídia: busca eficiente em grandes acervos de vídeo.
- Tradução automática de legendas em até 27 idiomas.
Fresco
- Novo selo “criado sem IA generativa” nas credenciais do conteúdo.
- Exportação direta para redes sociais, otimizando a publicação de arte digital.
Outro anúncio importante durante o evento foi a expansão da sua plataforma de IA generativa com o lançamento do novo aplicativo Firefly, que agora centraliza modelos da própria Adobe e integra soluções de parceiros como Google e OpenAI. A ferramenta permite criar imagens, vetores, áudio, vídeos e design a partir de texto e exemplos visuais. Entre os modelos de destaque, estão o Firefly Image Model 4 e Image Model 4 Ultra que oferecem hiper-realismo, controle criativo total e personalização avançado; Firefly Video Mode que é focado em IA generativa aplicada à criação e edição de vídeo e Firefly Boards (beta público), nova superfície colaborativa com IA para moodboards e ideação criativa.