
Adobe lança Photoshop para Android e mira na nova geração de criadores
Em um movimento estratégico para ampliar sua presença no universo mobile e atrair a próxima geração de usuários criativos, a Adobe lança, a partir de 3 de junho, o Photoshop para Android (em beta público). Após disponibilizar a versão para iPhone, o lançamento para Android marca uma nova fase de expansão da ferramenta — especialmente relevante em mercados como o Brasil, onde a penetração de usuários Android é significativamente maior. Pela primeira vez, as capacidades profissionais do Photoshop chegam ao ecossistema mobile desse sistema operacional, com uma experiência pensada para criadores que utilizam o smartphone como principal ferramenta de produção visual.
A novidade marca um passo importante da empresa e consolida sua estratégia de tornar o Photoshop mais acessível, intuitivo e integrado ao comportamento de jovens criadores que utilizam o smartphone como principal dispositivo de produção visual. Com interface otimizada para telas menores e recursos como edição com inteligência artificial, camadas, máscaras, substituição de fundo e remoção de objetos, o aplicativo oferece o que há de mais avançado em edição de imagens, diretamente na palma da mão.
O lançamento faz parte de um movimento global da Adobe para crescer, também, entre os chamados Next Gen Pros, os criadores que têm entre 13 e 24 anos e que, em sua maioria, produzem, aprendem e compartilham conteúdo visual diretamente do celular. O Brasil, ao lado de Estados Unidos, Índia e Indonésia, está entre os mercados prioritários da campanha de expansão.
“Com o lançamento do Photoshop para Android, damos mais um passo para tornar a criatividade acessível em qualquer lugar e em qualquer tela. Agora, os criadores podem começar um projeto no celular, continuar no iPad, ajustar no desktop e finalizar na web — ou fazer tudo em uma única plataforma, como preferirem. Essa liberdade é essencial para a nova geração, que valoriza experiências fluidas, intuitivas e conectadas”, explica Vitor Gomes, gerente sênior de marketing de produtos da Adobe Brasil, que completa “Queremos que os jovens brasileiros sejam protagonistas nesse momento, testando o beta em primeira mão e nos ajudando a construir uma experiência ainda mais poderosa com seus feedbacks. O Brasil é uma potência criativa e estamos empolgados em ver o que essa comunidade vai criar com o Photoshop na palma da mão.”
Como vai funcionar?
A partir de 3 de junho, o aplicativo entra em fase de beta público com acesso gratuito a todos os recursos, inclusive as ferramentas premium, que estarão sinalizadas como “free to try” por tempo limitado. Em 12 de agosto, começa a segunda fase do lançamento, com a introdução do modelo de assinatura. O plano premium dará direito a 100 créditos generativos por mês, 100 GB de armazenamento e acesso total ao Photoshop Web.
O lançamento também marca um avanço técnico: o Photoshop mobile para Android usará modelos de inteligência artificial embarcados no próprio dispositivo, garantindo performance mesmo sem conexão com a internet. Quando estabilizado, o app migra para um modelo híbrido, alternando entre nuvem e dispositivo conforme a disponibilidade de rede.
Um dos diferenciais do novo Photoshop para Android é a integração fluida com o ecossistema da Adobe. Os usuários vão poder iniciar um projeto no celular e continuar a edição no Photoshop Web, disponível no desktop. Esse fluxo de trabalho reforça o compromisso da Adobe em oferecer uma experiência criativa multiplataforma, adaptada ao ritmo e às necessidades da nova geração de criadores.
O aplicativo estará disponível em mais de 15 idiomas, incluindo o português do Brasil, e poderá ser baixado por qualquer dispositivo Android com no mínimo 6GB de RAM e sistema operacional igual ou superior ao Android 11.
Leia também
Mais conteúdo que continua valendo a pena
- MONSTER HUNTER lançamento antecipado no dia 21 nas plataformas digitais de aluguel e compra
- Papo #01/21 com Márcia Ceschini – “A cultura do cancelamento é necessária” – Coisas Geeks
- Dia do Cachorro: Vivo TV abre canal DOGTV para clientes
- TNT Energy Drink lança sabor exclusivo: Focus Pink Lemonade
- Ubisoft revela conteúdos de pós-lançamento de Far Cry 6