Aplicativos de jogos mobile registram 11% de alta em interações, aponta Adjust
No dia 29 de agosto é celebrado o Dia do Gamer. A Pesquisa Game Brasil revela que mais de 70% dos brasileiros jogam games eletrônicos e que um dispositivo mobile é a plataforma preferida para mais da metade (51,7%) do público. As interações com os aplicativos de jogos móveis registraram um aumento global de 11% no início de 2023, em relação ao final de 2022, de acordo com o relatório Mobile App Trends da Adjust.
A plataforma de mensuração e analytics analisa o cenário de recuperação do setor de games mobile neste ano em relação ao crescimento no número de instalações e aberturas dos apps.
Usuários baixaram mais jogos
Nos últimos anos, as instalações de aplicativos de jogos tiveram uma mudança significativa nos downloads. Em 2022, essas instalações caíram 12% globalmente em relação a 2021. No entanto, quando comparado ao quarto trimestre de 2022, o setor registrou um aumento de 7% nas instalações de aplicativos de jogos no primeiro trimestre deste ano. Abril e maio foram os meses que mais se destacaram, segundo relatório da Adjust.
Sessões em ascensão
Olhando para o primeiro trimestre de 2023, houve um aumento de 9% nas aberturas de aplicativos de jogos em comparação ao primeiro trimestre de 2022. Abril foi o mês de destaque, com um aumento de 12% em relação ao ponto mais baixo de 2022, ocorrido em setembro.
O tempo que os usuários passam jogando indica sinais positivos
O relatório Mobile App Trends da Adjust revela que a duração das sessões de jogos para dispositivos móveis foi semelhante à do ano anterior. No entanto, nos meses de janeiro, março e maio de 2023, essas sessões ficaram um pouco acima do tempo médio de 2022, com 30,96 minutos, 30,27 minutos e 30,43 minutos, respectivamente.
“É interessante notar que a duração das sessões dos aplicativos de jogos em maio deste ano cresceram 3% em comparação a maio de 2022. Além disso, todas as outras métricas mostraram crescimento neste ano. Se essa tendência positiva continuar, o segundo semestre será promissor para o setor de jogos”, ressalta Flávio Levi, Diretor de Vendas para a América Latina da Adjust.