Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek
Banner KTO

Dia do Meio Ambiente: LG incentiva a destinação correta de seus eletroeletrônicos

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) a LG destaca iniciativas e avanços significativos no campo da destinação responsável dos aparelhos eletrônicos, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental. A empresa tem protagonizado esforços globais para a redução de resíduos e ressalta a importância da orientação para recolhimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos como uma das principais estratégias para alcançar um futuro mais verde.

“Colocamos em prática nossa contribuição para a redução de resíduos aumentando a utilização de materiais reciclados e, a fim de expandir a utilização de recursos e reduzir o desperdício no futuro, buscamos liderar a indústria em termos da destinação correta dos resíduos eletrônicos”, afirma Sonah Lee, head de Marketing e ESG da LG do Brasil.

Anúncios

No Brasil, uma das iniciativas mais impactantes é a parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), responsável pela gestão da logística reversa de produtos pós-consumo. Dessa forma, a LG facilita o acesso de seus consumidores a mais de 3,5 mil pontos de recebimento distribuídos em mais de 1,3 mil municípios de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Essa infraestrutura permite que o descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos antigos, promovendo a reutilização de materiais.

Com o objetivo de desmistificar a temática, a entidade lança hoje nas redes sociais a trilha do conhecimento “Minuto Abree”, uma série de vídeos educativos sobre o descarte adequado de aparelhos eletroeletrônicos, o que ocorre com eles após a recebimento e o ciclo completo da logística reversa.

“Esse compromisso com a preservação do meio ambiente faz parte de uma estratégia global da LG, que desde 2006 já tem ações para retorno de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em todo o mundo, além de reutilização de materiais recicláveis”, destaca Sonah.

Anúncios

A pesquisa Resíduos Eletrônicos no Brasil 2023, conduzida pela organização sem fins lucrativos Green Eletron, revelou que mais de 80% dos brasileiros mantêm aparelhos fora de uso armazenados em casa. A ONU alerta que as atuais 50 milhões de toneladas de lixo eletroeletrônico geradas anualmente mais do que dobrarão até 2050, tornando-se o fluxo de resíduos de crescimento mais rápido do mundo.

Além de promover a destinação correta, a LG tem se dedicado a informar e conscientizar a população sobre os benefícios do descarte adequado de aparelhos eletroeletrônicos. A empresa entende que, mais do que atender às metas de logística reversa, é essencial envolver tanto colaboradores quanto consumidores, introduzindo a prática na rotina dos brasileiros. Assim, a LG não só desenvolve produtos com o menor impacto ambiental possível, como também estimula seus consumidores a fazerem o descarte adequado dos equipamentos que não utilizam mais.

No último ano, as instalações da LG em todo o mundo registraram uma redução de 22 milhões de toneladas de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, somando 92,7 milhões de toneladas. Além disso, a fábrica da LG em Manaus (AM) alcançou a meta de usar apenas energia renovável, um marco importante no objetivo global da empresa de utilizar energia de fontes naturais em todas as suas unidades até 2050.

Anúncios

Portfólio sustentável

Entre as novidades sustentáveis da LG no Brasil está a linha de TVs LG OLED evo, que combina tecnologia avançada com responsabilidade ambiental. Os modelos OLED reduziram em 50% o peso padrão do equipamento, substituindo parte do alumínio por fibra pet, resultando em uma redução de 33% nas emissões de CO2 durante o transporte. Além disso, as embalagens dessas TVs são totalmente pardas e utilizam tinta branca não tóxica, minimizando o impacto ambiental e protegendo a saúde dos trabalhadores envolvidos no processo de reciclagem.

A LG também tem adotado diretrizes rigorosas de design de embalagens verdes. A empresa avalia suas embalagens com base em 22 listas de verificação, garantindo a redução de volume e peso, otimização da eficiência logística e uso mínimo de substâncias perigosas. As caixas são feitas de celulose com pelo menos 50% de papel reciclado, e os papéis de embalagem contêm pelo menos 80% de material reciclado, incentivando o uso de papéis certificados pelo FSC e pelo PEFC.

Anúncios

“Há muitos anos, a LG trabalha incansavelmente para criar uma produção sustentável em todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos, engajando colaboradores, consumidores e parceiros. Nosso foco está nas áreas de neutralidade de carbono, circularidade e tecnologia limpa, além de promover design para todos, um ambiente de trabalho agradável e diversidade e inclusão”, conclui Sonah.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar