Ir para o conteúdo

0 %

Dia do Orgulho Nerd: cardápio da Jin Jin traz pratos apresentados nos desenhos japoneses

Dia do Orgulho Nerd: cardápio da Jin Jin traz pratos apresentados nos desenhos japoneses

Mais do que desenhos sobre lutas, salvação do mundo e histórias de superação, os animes, tradicionais animações japonesas, influenciam também nos gostos culinários da audiência ao apresentar diversos pratos da cultura nipônica para o público, os chamados “geeks”, que têm seu próprio dia: o “Dia do Orgulho Nerd”, celebrado neste domingo (25).

A Jin Jin, maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings, da Halipar (Holding de Alimentação e Participações), possui, no cardápio, diversas das iguarias, que vão além do tradicional sushi, retratadas nessas obras.

A começar pelo yakisoba, já querido pelos brasileiros, nas versões tradicional, frutos do mar e vegetariano. O prato aparece em grande parte dos animes de culinária e até nos mais famosos, como em toda a série Dragon Ball, na qual o protagonista, Goku, é apaixonado e vive “empilhando” bowls.

Dia do Orgulho Nerd: cardápio da Jin Jin traz pratos apresentados nos desenhos japoneses

Novidades do cardápio, Baos também são populares nas obras asiáticas (Foto: Divulgação)

O Beef Bulgogi (carne bovina em fatias, repolho, cebola, cebolinha, pimentão vermelho, finalizado com gergelim torrado e molho picante à base de shoyu, servido com arroz) também costuma aparecer nos desenhos, sob a alcunha de “Arroz com Carne”, e até ganhou uma música especial no anime “Músculo Total”, pois é o prato favorito do protagonista, Kid Músculo.

Já os Baos, famosos pãezinhos fofinhos e aerados cozidos no vapor, novidades no cardápio da Jin Jin, com três sabores: Beef (carne bovina), Pork (carne suína) e Veggie (vegetariano), aparecem em quase todas as produções, por sua popularidade e função na culinária, como uma entrada. Eles também já foram tema de uma animação que levou Oscar: “Bao”, da Disney Pixar, venceu recebeu a estatueta como “Melhor curta-metragem de animação”, em 2019.

Já a série “One Piece”, um dos principais representantes dos animes atualmente, com mais de mil episódios sobre piratas em uma verdadeira “caça ao tesouro”, traz o cozinheiro Sanji, amigo do protagonista, o capitão Luffy, e membro de seu navio, criando diversas receitas e mantendo a tripulação bem alimentada. Um dos destaques é o frango, um dos pratos favoritos de Luffy, representado no cardápio da rede pelo tradicional “Frango com Laranja”. Sanji ainda costuma servir peixe empanado para os amigos, outro prato tradicional da rede.

E, é claro, os sushis são presença obrigatória em todas as obras: é muito comum ver hossomakis, uramakis, niguiris, entre outros, sendo servidos entre os personagens.

Animes de culinária fazem sucesso

Nos últimos anos, os animes temáticos de gastronomia têm conquistado grande espaço nos streamings, deixando os usuários com “água na boca”. Entre os mais famosos, estão “Food Wars”, “Yakitate!”, “Ben-To”, “Toriko”, “Restaurant From Another World”, “Gourmet Girl Grafitti” e “Isekai Izakaya”.

“Nerds” têm força de consumo

O mercado brasileiro de animes é muito poderoso, sendo o terceiro maior fora de Japão e China, atrás apenas de Estados Unidos e Índia. E isso se espelha no consumo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce, o público geek tende a gastar 40% a mais do que a média nacional, com um ticket médio de R$ 548, contra R$ 329. Já a NewZoo, uma das maiores empresas de dados do universo gamer, apurou que cerca de US$ 200 bilhões foram direcionados ao mercado nerd no ano passado. Por fim, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o crescimento anual do mercado geek no Brasil é entre 5% e 10%.

Dia do Orgulho Nerd ou “Dia da Toalha”

A criação do dia especial para os geeks ocorreu em 2006, por meio de duas homenagens: uma, remetendo ao lançamento do primeiro filme da franquia “Star Wars”, em 1977, “Episódio IV: Uma Nova Esperança”, em 25 de maio; a segunda, ao autor de “Guia dos Mochileiros da Galáxia”, Douglas Adams, que morreu em maio de 2011 e enfatizava a importância da toalha nas “viagens pelo universo”, o que acabou criando ocar “Dia da Toalha”.

Sobre a Jin Jin

A Jin Jin é a maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings. São aproximadamente 70 unidades distribuídas em oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, nos formatos Praça de Alimentação e Quiosque. Entre os diferenciais da marca, destacam-se a variedade do cardápio oriental e as diversas campanhas promocionais que desenvolve ao longo do ano. Em 2022, completando 30 anos, a marca foi eleita a Franqueadora do Ano pela ABF. Soma 23 Selos de Excelência em Franchising e um ESG.

Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 66 Selos de Excelência em Franchising e quatro ESG.

http://blogdoarmindo.com.br
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x