Tecnologia | Games | Filmes & Séries | Geek

Do Baú do Oswaldinho: história da propaganda do Vale do Paraíba

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

*Por Armindo Ferreira

E aí o publicitário Oswaldo Rodrigues – um dos diretores da agência Central Business e um dos pioneiros na publicidade do Vale do Paraíba/São José dos Campos – ao completar 25 anos de carreira na última semana nos brindou com um texto que é um registro histórico valioso para a comunicação regional.

Anúncios

Com a devida autorização reproduzimos seu texto e algumas fotos que são registros históricos que devem ser mantidos para quem sabe futuros pesquisadores e estudantes – e porque não o leitor – possam aproveitar destas informações. Segue abaixo na íntegra o post do Oswaldinho em seu Facebook pessoal. E os nossos parabéns pelos 25 anos de dedicação aos clientes e consumidores.


O texto a seguir tem a pretensão de ser um registro da minha história profissional. Vou tentar escrever 25 anos em pouco mais de 25 linhas.

Se algum amigo se interessar em ler, vou ficar honrado.

Quando comecei não pensava em longo prazo na minha carreira, nem tinha maturidade para isso. Nunca fui saudosista, não guardo nada do passado. Tanto é que, para ilustrar a minha história, tive de contar com a preciosa ajuda da minha irmã Sonia, do mano Luciano Urizzi, dos fiéis amigos Marinho Galvão e Raul Pacheco e outras buscas por aí.

Em 1987 resolvi abandonar meu emprego na Embraer para correr atrás dos meus sonhos. Depois de muitas cabeçadas, quase que por acaso, eis que uma amiga me fala — no ônibus da faculdade — que estava trabalhando numa agência chamada Vector Propaganda e que estavam precisando de “um mídia”. Embora estivesse no 3º ano da faculdade, “a mídia” e “o mídia” eram termos que não dominava muito, haja vista que nesse período eu frequentava mais o Bar do Silva do que as aulas.
Ela ajeitou uma entrevista com tal de Marcelo e, na noite que antecedeu à entrevista, fiquei lendo o capítulo de mídia do livro Tudo que você quis saber sobre a propaganda… para tentar salvar minha conversa. E deu certo.

No dia 5 de dezembro de 1989 começava minha história na propaganda.

O interessante é que o primeiro dia poderia ter sido o meu último, pois a agência estava gravando um comercial em seu estúdio, e a diferença entre o que estava sendo feito ali para as superproduções que via na TV era tão gritante que pensei em desistir. “Cadê o “glamour” da profissão?”, questionei.

Mas a vida seguiu e no ano seguinte me tornei sócio da agência, vale lembrar aqui da saudosa D. Irene minha sogra que além de me incentivar muito, “pendurou” umas jóias na CEF para me emprestar a grana….rsrs. Marcelo Weiss e Dimas Soares foram meus sócios, e aprendi muito com esses caras.

Veio o ano de 1991 e, pelas mãos do saudoso Mario Galvão, conhecemos o senhor Roberto Duailibi (o D, da DPZ). Fomos almoçar com ele no restaurante Anexo — lembro que ele pediu linguado com arroz e brócolis e de pronto pedi a mesma coisa para não errar. Em dado momento, ele com aquele tom paternal perguntou:

— O que vocês acham de nos representar no Vale do Paraíba?

Foi assim que nos tornamos representantes da DPZ no Vale. Lembro do Opala preto parando na porta da agência na Rua Mário Galvão e o Flavio Conti (diretor geral da DPZ) descendo para oficializar o acordo operacional. Anos de muito aprendizado com Carlos Leão, Tom Eisenlor e tantos outros ilustres profissionais.

Depois de muita coisa boa na Vector, fui viver um importante momento da carreira. Meus oito meses na Regional Marketing, dos amigos Ernani Rosa, Mario Sergio Pulice e Zé Renato. Cabe destacar que a Regional é a agência que, na minha opinião, trouxe ao nosso mercado a profissionalização na relação entre agências, veículos, fornecedores e clientes. Aprendi muito lá e sou imensamente grato a esses mestres.

Em 1994 fui a convite do Antonio Márcio, da Tecsat, coordenar a Tecwave Vídeo, uma produtora de vídeo que também marcou época. Lá fiquei um tempo convivendo com muita gente boa da produção.

No ano seguinte, comecei a escrever o capítulo que viria a ser um divisor de águas na minha carreira. Em parceria com a minha irmã Sonia, criamos a Página Comunicação. E muita coisa bacana rolou.

No meio disso, perdi meu pai. Lembro dele atender meu celular no hospital e dizer que era um tal de Oscar….rsrs. Era meu grande cliente e grande amigo querendo retomar nossa parceria. Meu pai ficou muito feliz. (deu tudo certo seu DIDI).

Recebemos muita gente boa nesse período. Não vou citar nomes para não esquecer de ninguém. A Página com certeza contribuiu para formar muita gente, que até hoje atua em nosso mercado. Gostaria aqui de agradecer aos velhos e novos sócios — Sonia, Arison, Rosany, Saint’Clair (grande parceiro e guru), Tunico, Ton e Leandro.

Conquistamos o 1º prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo de nossa região e o Fevipa – 1º Primeiro Festival de Vídeo do Vale do Paraíba — coordenado pela saudosa Edilita Falgetano. Esses prêmios abriram a porteira para a conquista de dezenas de outros, como os da APPs, de Ribeirão Preto e Campinas, Recall, Lettering.

Um projeto que me orgulha bastante desse período foi a criação do Oscar Fashion Days em parceria com Reginaldo Fonseca e José Oscar Constantino para a rede Oscar Calçados. Um evento que virou referencia nacional.

Acabei também me envolvendo com questões em defesa do setor, participando da Fundação da Aprova – Associação dos Profissionais de Propaganda do Vale do Paraíba, onde realizamos também os maiores eventos de relacionamento do mercado, como os inúmeros Whisky Amigo e as inesquecíveis festas do Apareça.

Além disso, nos últimos 10 anos passei a fazer parte da diretoria do Sindicato das Agências do Estado de São Paulo, uma valiosa escola.

Em 2010 vivi uma emoção muito grande indo ao Festival de Cannes. Embora estivesse lá apenas como congressista, ao chegar na escadaria do Palais des Festivals, pensei: “O caipira chegou lá…”. [rsrsrs].

Lá renovei boa parte dos meus sonhos e descobri que precisava me reinventar como profissional e empresário.

E essa reinvenção se concretizou mais recentemente com o que considero o maior voo empresarial na minha carreira — a fusão da Página com a Central Business Comunicação e a TBoom.net, para formamos um grupo de comunicação 360º com mais de 100 colaboradores e escritórios em São Paulo, São José dos Campos e Mogi das Cruzes. Esse é o projeto em que deposito meu esforço e sonhos para continuar minha história na comunicação.

E os próximos 25 anos? Estou como em 1989, sem perder o sono com isso. Estou apenas como aquele jovem publicitário… Sonhando alto… Com sede de aprender… E, sobretudo, querendo continuar.

Que venham novas histórias, novos clientes, novos desafios. Tenho apenas um pedido: Que continue sendo divertido.

Agradeço a Deus e a todos que me ajudaram a chegar até aqui. Um Beijo especial a minha mãe Helita Rodrigues e a minha filha Júlia Rodrigues.

Grande abraço

Oswaldinho


 
Fotos: Arquivo pessoal do Oswaldinho.
Na foto de destaque deste post: Renato Baracho, Gil Castillo, Luciano Urizzi, Greice Vania Coelho Scorsatto, Marcelo Weiss, Mario Galvão, oswaldo rodrigues filho, Ana Pirolo, Helita Rodrigues, Sonia Rodriguez e Roberto Barbosa Dos Santos.
 
*Armindo Ferreira é editor do Comunicavale

Tenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar