Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

DOCUMENTÁRIO ‘BERTHA LUTZ – A MULHER NA CARTA DA ONU’ ESTREIA NESTA TERÇA-FEIRA NA HBO

O documentário da HBO BERTHA LUTZ – A MULHER NA CARTA DA ONU estreia nesta terça-feira, 9 de março, às 20h, na HBO e na HBO GO, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Realizado em coprodução com Producing Partners, a produção revela o surpreendente papel da brasileira Bertha Lutz em assegurar que questões de gênero fossem contempladas no estabelecimento das bases da Organização das Nações Unidas (ONU), em um dos maiores marcos da luta pela igualdade feminina no mundo.

Em clima investigativo, o documentário segue a pesquisa atual da argelina Fatima Sator e da norueguesa Elise Luhr Dietrichson, que estudavam na Universidade de Londres quando tiveram contato com uma série de cartas originais escritas por Bertha Lutz. Ela foi a representante brasileira na Conferência que estabeleceu as bases para a formação da ONU, em 1945. Os documentos descobertos revelam que Bertha foi a responsável por um feito histórico do movimento feminista, vencendo uma dura batalha contra representantes de outros países para incluir importantes preceitos na “constituição” da ONU.

Anúncios

Fatima e Elise logo se viram envolvidas em um enredo com tons de filmes de espionagem típicos do pós-guerra, incluindo alianças e conchavos internacionais, uma vilã americana que tentou impedir o trabalho de Bertha Lutz e uma sequência de intrigas. Em Genebra e Nova York, a dupla teve acesso a detalhes inéditos sobre as dificuldades enfrentadas pela brasileira, que foi chamada de “vulgar” por querer incluir questões de igualdade de gênero no documento.

Tratar de assuntos femininos não estava na pauta da conferência, que tinha apenas oito mulheres entre seus 300 delegados, e foi realizada em um momento em que a Segunda Guerra ainda não havia oficialmente terminado. Das oito delegadas, apenas outras duas apoiavam Bertha em sua insistência em incluir garantias de igualdade não só dentro da Organização, como também no mundo, em um passo importante na discussão dos direitos humanos.

BERTHA LUTZ – A MULHER NA CARTA DA ONU tem produção de Roberto Rios, Eduardo Zaca, Patricia Carvalho e Rafaella Giannini, pela HBO Latin America Originals; e de Guto Barra e Tatiana Issa, que também assinam a direção, pela Producing Partners. 

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar