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Entendendo a tecnologia, design e segurança por trás do novo Polo da VW

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Eu estive em São Bernardo do Campo a convite da Volkswagen para participar de um workshop sobre o novo carro Polo que será lançado em breve no Brasil.
Eu não sabia bem o que era esse workshop mas fiquei interessado pela parte tecnológica que poderíamos ver. Nesses eventos a empresa apresenta os conceitos por trás de cada carro, mostrando detalhes que passariam desapercebidos do olhar mais leigo. É informação e conteúdo para ajudar os jornalistas e formadores de opinião a terem embasamento para falar do carro. E olha lá eu chegando no espaço onde seria o workshop.

Mas antes do  evento um almoço, tudo muito bem cuidadoso nos mínimos detalhes. E se o evento é de design até a sobremesa solta aos olhos.

E então fomos para a primeira apresentação. Vi que o evento era realmente importante para a marca quando o principal executivo da companhia no Brasil foi nos dar as boas-vindas e não só isso ele apresentou números positivos da empresa no Brasil e até em comparação com o resto do mundo.

E depois tivemos o primeiro tema do dia que foi a segurança por trás do novo Polo nos crash tests. Eles colocam bonecos cheios de sensores e espalham mais câmeras e sensores para todos os lados e fazem o carro bater de várias formas e jeitos. Aliás a primeira imagem que vimos foi um carro indo de encontro a um muro com tudo. Infelizmente não pudemos fotografar ou registrar os testes, mas posso garantir ao leitor é impressionante a tecnologia por trás de toda coisa.
Sensores tem menos de um segundo para decidir se o carro está em colisão ou não e garantir que o cinto de segurança e o air-bag funcionem de forma a garantir a segurança dos passageiros. Tudo é medido em frações de tempo que são menores que o piscar dos olhos: o tempo suficiente para salvar uma vida dentro do carro.
Segurança é um fator que eles estão levando muito a sério no carro.

Quatro airbags de série em todas as versões

O Novo Polo será equipado de série, em todas as versões, com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. De grandes dimensões, as bolsas laterais protegem para cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes.
Airbags fazem parte do pacote de Segurança Passiva que foi adotado para o Novo Polo. Combinados aos cintos de segurança, têm o objetivo de reduzir lesões de cabeça e peito nos ocupantes, em caso de um acidente. Quando os sensores de colisão detectam um impactam que excede o valor estabelecido para deflagrar as bolsas, a unidade de controle dos airbags então dispara o gerador de gás. Esse item infla as bolsas em de 35 a 45 milissegundos
As bolsas, infladas, amparam cabeça e tórax, distribuindo e absorvendo as forças por toda sua área da melhor forma possível. Apenas 120 milissegundos mais tarde, o gás que inflou as bolsas é expelido e o airbag desinfla.
A proteção adequada é atingida quando os ocupantes estão com os bancos na posição correta usando o cinto de segurança – os tensionadores dos cintos de segurança, equipamento também de série em todos os modelos Volkswagen com airbags, trabalham em conjunto.

A Estratégia Modular MQB

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Tá vendo o carro em pedaços todos coloridos ali em cima? No diagrama abaixo dá pra ver melhor:

Cada cor representa um tipo de durabilidade de aço. Olhando assim parece Lego né? Pois é parece mesmo e a ideia é a mais ou menos parecida. É que o carro foi todo projetado para que numa colisão as partes certas absorvam o impacto e o motorista saia ileso. Sim a ideia é mesmo que o carro amasse para que quem está dentro fiquei inteiro. Lembram da batida que eu falei lá em cima? Pois é a porta do carro continuou abrindo e fechando normalmente. Sim mesmo depois de uma bela porrada no muro a cabine do motorista estava intacta. É impressionante.

Novo Polo com um toque brasileiro no design

Depois fomos para o workshop de design dos carros. Lá eu aprendi que todas as inspirações de design do carro seguem a escola Bauhaus de design.

A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.(fonte Wikipedia)

E que sempre segue ao princípio “a forma segue a função, ou form follows function”

A forma segue a função, ou form follows function[1], é um princípio do design funcionalista associado à arquitetura e design moderno do século XX. É também uma célebre frase proferida pelo arquiteto proto-moderno Louis Sullivan, cuja influência na arquitetura moderna foi considerável. (fonte Wikipedia)

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Trocando em miúdos cada detalhe pensado num carro da Volks tem uma função que não somente estética. Há uma intenção em cada detalhe e foi o que vimos na apresentação. Deu orgulho de saber que um dos únicos escritórios de design da empresa no mundo que pode criar está aqui no Brasil. O novo Polo mesmo virá com mudanças captadas através de grupos de pesquisa brasileiros.
Os designer começam a fazer o carro com lápis e papel e meio que desenhado à mão. É um absurdo ver a beleza dos sketches iniciais.

 

Feito para o Brasil, inspirado em pessoas

– A dianteira do Novo Polo brasileiro é única e foi desenvolvida a partir do resultado de clínicas de opinião com clientes Volkswagen. O resultado foi um estilo próprio, com fortes linhas de caráter. O grande destaque é o vinco que margeia a entrada de ar e corta o espaço entre o conjunto ótico principal e os faróis de neblina. Bem marcada, essa linha de caráter teve como referência o estilo do Volkswagen Arteon e dá ao Novo Polo nacional uma identidade visual diferenciada.
Cada detalhe do Novo Polo foi criado do zero. As grandes superfícies de vidro dos faróis de neblina e indicadores de direção chamam a atenção na lateral do carro. Elas terminam em ângulos com contornos tridimensionais. Entre elas ficam duas entradas de ar: uma em forma de “V” no meio e uma segunda entrada estreita que se alonga por toda a largura. Aqui, mais uma diferença do modelo que será comercializado no Brasil, o Novo Polo produzido na fábrica Anchieta tem visualmente uma “boca” maior do que a do modelo europeu. O contorno da grade inferior do para-choque é maior, alinhando o visual dianteiro do modelo nacional às expectativas dos clientes.
Os faróis e a grade do radiador formam a “cara” do Novo Polo, que se estende por toda a largura do veículo. O para-choque foi desenhado para realçar a largura do veículo e o capô, com contornos bem pronunciados, é maior do que antes.
Linhas laterais inéditas – Uma linha dupla em forma de flecha é a marca registrada no design do Novo Polo. A superfície dessa linha é levemente alargada e termina com um corte afilado para baixo. A linha dupla mais acima começa na coluna “C” e se projeta visualmente para os para-lamas dianteiros. A segunda, mais abaixo, se desenvolve do grafismo 3D das lanternas traseiras e também se estende para a frente nos para-lamas dianteiros, onde sobe ligeiramente, encontrando a linha superior. Essa linha de caráter define o perfil lateral do carro, formando uma forte seção de “ombros” e dando ao Novo Polo uma atitude rebaixada e esportiva.

 

Interior revolucionário: bem-vindo ao mundo digital


Um novo design de painel e interior para os modelos compactos da Volkswagen está surgindo com o Novo Polo. O foco do desenvolvimento da cabine foi no contínuo crescimento da digitalização dos mostradores e controles, assim como da conectividade, o que exigiu soluções inéditas. Outra premissa do projeto: dar ao interior do Novo Polo personalidade única.
Uma nova orientação – Os designers fugiram completamente do visual orientado verticalmente do painel das outras gerações do Polo e desenvolvem uma ousada arquitetura horizontal. Como sempre acontece no design interno, essa arquitetura é definida inicialmente pelos módulos usados no painel. No caso do Novo Polo, os designers levaram muito a sério a lógica de que “a forma segue a função”, pois um novo mundo digitalizado estava sendo criado.
A interação entre o painel Active Info Display e os sistemas de infotainment tornou necessárias novas interpretações. A nova arquitetura do painel começa com o objetivo de posicionar o sistema de infotainment muito mais acima do que antes, para poder ficar na linha direta de visão do motorista. Como o display tinha que se unir visualmente aos instrumentos para criar uma “ilha”, também ficou claro que as saídas de ar centrais tinham que ir para baixo. Tudo isso resultou em uma arquitetura para o painel contemporânea, introduzindo uma nova era de digitalização e conectividade na categoria.
Todos os módulos principais – exceto os da unidade do ar-condicionado – foram integrados no painel superior. As saídas de ar laterais são íntegras nas extremidades esquerda e direita. Localizado no meio da “ilha” preta brilhante fica a tela protegida por vidro do sistema de infotainment. O único botão adicional nessa área é o do interruptor do pisca-alerta. À esquerda, a “ilha” em preto brilhante dos controles chega ao nível dos instrumentos. Isso cria uma paisagem coerente para o cockpit digital, especialmente em conjunto com o Active Info Display.
No nível abaixo estão os controles do ar-condicionado. O painel horizontal é levemente inclinado para o motorista no centro. Isso também acontece com o console central, com a empunhadura do câmbio e os botões das várias funções de condução do carro. Uma barbatana cerca a lateral externa direita do console central. O somatório de todas essas ações: um interior esportivo e inovador.
Um modelo em tamanho real feito a partir de um bloco de massa
Pra encerrar o evento pudemos ver dois braços robóticos de fresa esculpirem o novo Polo a partir de um bloco de massa. O recurso é usado para os que os designers possam ver em tamanho real tudo que criaram antes no computador e ter uma ideal de como se dará o resultado final.
Pra um amante de tecnologia como eu, foi um um grand finale. 

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