
Ericsson ConsumerLab: 10 principais tendências de consumo para 2030 – o futuro impulsionado pela Inteligência Artificial
Filmes estrelando clones de seus amigos, simulações sobre o seu futuro, assistentes digitais pessoais e operações estéticas orientadas por IA são algumas das maneiras pelas quais a inteligência artificial deverá impactar a vida cotidiana na década de 2030, de acordo com os early adopters (adotantes iniciais) da tecnologia entrevistados pela Ericsson (NASDAQ: ERIC).
Uma nova pesquisa do Ericsson ConsumerLab chamada 10 Hot Consumer Trends 2030s – the AI-Powered Future, traz respostas de 6.500 entrevistas sobre cenários de IA na década de 2030, realizadas em 13 cidades no mundo.
Os entrevistados acreditam que cerca de 80% dos consumidores poderão utilizar simulações de IA na década de 2030 para decisões importantes, como comprar casas ou ações, e para fazer mudanças no seu estilo de vida com base em simulações de saúde.
Os early adopters também veem a IA desempenhando um papel importante no cuidado infantil assistido, como forma de aumentar as habilidades das crianças, e acreditam que a tecnologia desempenhará um papel significativo na garantia de um bom emprego.
Esses usuários, tradicionalmente os mais apaixonados pela necessidade de abraçar as novas tecnologias – foram convidados a avaliar 120 ideias de serviços digitais em 15 áreas, desde moda e entretenimento, até a vida profissional e simulações do seu próprio comportamento. Os resultados revelam uma divisão entre aqueles que sentem alegria, esperança e entusiasmo em relação à IA, chamados no relatório de esperançosos sobre a IA, e aqueles que sentem medo e ansiedade, chamados de temerosos sobre a IA.
A pesquisa mostra que, mesmo entre os fãs mais fervorosos da inteligência artificial, mais de 60% acreditam que não terão controle total sobre o impacto que a tecnologia terá em suas vidas na década de 2030. O número sobe para mais de 70% quando analisamos os early adopters mais céticos sobre o papel futuro da IA.
Cerca de 37% dos esperançosos e 27% dos temerosos acreditam que manterão o controle total sobre a forma como a IA é utilizada nas suas próprias vidas até 2030. Pouco mais da metade dos esperançosos diz que tentarão utilizar a inteligência artificial tanto quanto possível, em comparação com 26% dos temerosos – apontando para a probabilidade de fragmentação nos padrões de utilização. Contudo, 95% dos entrevistados acreditam que pelo menos alguns aspectos das dez tendências apontadas pelo estudo, se tornarão realidade.
O relatório também sinaliza a possibilidade de a IA se tornar tão influente na tomada de decisões, que ignorar certos insights fornecidos pela tecnologia poderia ser a chave para o sucesso. Cerca de 58% dos entrevistados acreditam que os inovadores da década de 2030 serão aqueles que ousarão ignorar os conselhos dados pela inteligência artificial.
O autor do relatório, Michael Björn, Head of Research Agenda, Ericsson Consumer & IndustryLab, afirma: “O relatório Ericsson ConsumerLab 10 Hot Consumer Trends indica claramente que os early adopters esperam que a IA tenha um papel significativo na sua vida cotidiana futura. As expectativas dos consumidores são importantes, pois têm implicações nas capacidades de tráfego da rede para lidar com o uso futuro de dados por dispositivo. Outro insight é a preocupação dos entrevistados, incluindo os maiores apoiadores da inteligência artificial, sobre o futuro controle da tecnologia em suas vidas pessoais. Isso mostra a necessidade das empresas que trabalham com IA considerarem as preocupações dos consumidores à medida que desenvolvem soluções”.
As dez tendências:
- Compradores Artificiais: Os assistentes pessoais de IA acabarão com a publicidade? 75% preveem assistentes de compras com IA que filtram anúncios. Assim como muitos também dizem que as grandes empresas de tecnologia usarão esses assistentes de compras para influenciar consumidores.
- Moda Generativa: As tendências da moda serão ditadas pela IA no futuro – ou será “100% feito pelo homem” o novo diferencial das criações em 2030? Na década de 2030, os seres humanos usarão a cirurgia plástica para conseguir a aparência correta do padrão de beleza gerado pela IA, de acordo com 6 em cada 10 entrevistados.
- Roteiros sensíveis: Amigos clonados por inteligência artificial estão prontos para aparecer em seus filmes gerados de forma criativa – 68% preveem a capacidade de clonar seus amigos com IA como parte de suas histórias.
- Gêmeos Digitais Humanos: Nada deixado ao acaso: a IA reduz a incerteza ao simular qualquer coisa na vida cotidiana – 50% pensam que as pessoas irão simular os seus casamentos para futuras mudanças ou divórcio.
- Descendência Programada: O cuidado infantil assistido por IA promete alívio para os pais, mas preocupações sobre a perda de empatia humana estão em destaque – 74% preveem que assistentes de IA na criação dos filhos aumentarão as habilidades técnicas das crianças, mas diminuirão a inteligência criativa/emocional.
- Governar pela IA: A IA pública pode melhorar a sociedade, mas provavelmente será desafiada pelas IAs corporativas – 72% acreditam que as IAs corporativas vão superar as IAs sociais.
- Funcionários sem poder: A IA pode melhorar o seu desempenho no trabalho, mas também esvaziá-lo de significado – 67% acreditam que a IA será necessária para conseguir bons cargos.
- Desordem de Dados: Regulamentação ou um faroeste digital, o futuro dos consumidores depende de quem controla os dados – 75% pensam que as novas regulamentações permitirão que os cidadãos optem por não participar.
- IA descontroladas: AIs mais interconectadas podem começar a desenvolver sua própria agenda – 59% acham que a convivência futura com as AIs pode se tornar difícil.
- Guardiões das chaves: Os guardiões de chaves de IA conectada protegerão a privacidade ou aumentarão a dependência na era digital? Sete em cada dez dizem que clicar em botões, passar cartões de identificação e lembrar logins se tornarão desnecessários, pois a IA cuidará disso.
Leia o último relatório Ericsson ConsumerLab 10 Hot Consumer Trends for the 2030s – the AI-Powered Future neste link.