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Joguei em antecipado “Dune: Awakening” na Brasil Game Show 2024

Na Brasil Game Show 2024 eu tive a oportunidade de jogar em antecipado “Dune: Awakening” – MMO de sobrevivência em mundo aberto.

Dune é um clássico do universo da fantasia. A saga foi criada pelo autor americano Frank Herbert, e é uma das séries de ficção científica mais famosas e influentes de todos os tempos. O primeiro livro, duna, foi publicado em 1965. Desde então, a série original se expandiu, com seis romances escritos por Herbert até sua morte, e continuações e prequelas escritas por seu filho Brian Herbert e pelo autor Kevin J. Anderson. Recentemente recebeu dois filmes no cinema (assinados por Denis Villeneuve) que foram muito bem recebidos pela crítica e audiência.

O Game que deve ser lançado em 2025 pela Funcom, apresenta uma história alternativa na qual Paul Atreides nunca nasceu, dando aos jogadores a oportunidade de colocar o futuro de Arrakis em suas próprias mãos.

Minha experiência de gameplay.

Ao começar a gameplay eu estava no meio do deserto com a minha nave recém abatida e logo nos primeiros minutos já dava para perceber o caráter de crafting/sobrevivência do jogo. Assim como games desse tipo, você terá que lidar com a sua saúde e como você está no deserto, com a sede.

O bioma do deserto é bem escasso de recursos. Tem metais espalhados pelo chão, grama, gravetos e pedras (quem já jogou ou conhece esse tipo de jogo facilmente irá se ambientar). Mas aqui há novos desafios que fazer parte do Lore. O verme do deserto sandworm está ali esperando você aparecer para te devorar. Por isso a sua caminhada pelas areias do deserto precisa ser cuidadosa. Um indicador na tela mostra o quanto você está chamando a atenção do verme.

Como era de se supor, água é um item escasso aqui e você precisa craftar um dispositivo que tira o sangue de corpos encontrados pelo caminho ou ainda de alguns arbustos. Confesso que eu achei essa dinâmica de conseguir aumentar seu indicador de água bem complexa.

Há ainda o desafio do sol. Quando está do dia você pode torrar no calor do deserto. Por isso você precisa em alguns momentos ir andando pelas sombras das pedras e ir tendo uma estratégia de progressão pelo mapa. E por fim você pode encontrar tempestades de vento.

Minha primeira missão era eliminar alguns saqueadores, mas eu falhei miseravelmente. Provavelmente eu deveria criar primeiro uma base e conseguir armas e roupas melhores antes de prosseguir, mas em cerca de meia hora de gameplay foi o suficiente para sentir um pouco da proposta do game.

O deserto mostra um horizonte sem fim com um belo céu, mas que não mostra muita complexidade de gráficos (não que não seja, mas o deserto em si não tem muito para mostrar), e a ambientação de áudio e som estão muito boas.

Quem já jogou outros games de crafting entenderá rápido algumas dinâmicas muito rápido, mas o deserto de Duna parece ser bem desafiador. No período que eu joguei só tive contato com essas dinâmicas de crafting, mas ainda é preciso ver como o game irá se comportar com as dinâmicas de MMO.

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