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Matrix, Stars Wars, Mario Bros e Deadpool lideram preferências dos nerds no Brasil

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Para comemorar o Dia Mundial do Orgulho Nerd, o clube de assinaturas Nerd ao Cubo fez um levantamento com sua base ativa de usuários para descobrir quais são os temas e personagens preferidos dos representantes brasileiros do nicho. Com 71,6% das indicações, Matrix bateu Star Wars (58,6%) como o tema número um, seguido por Deadpool (58,1%), personagem individual mais citado. Na seqüênia, aparecem Guardiões da Galáxia (54,5%), X-Men (52,7%), Homem-Aranha (52,3%), Harry Potter (51,1%), Game of Thrones (50,7%), O Senhor dos Anéis (50,2%) e Dragon Ball (50,2%).

Diogo Santos, diretor comercial da Nerd ao Cubo, aponta a primeira colocação geral de Matrix como uma surpresa ao bater temas tradicionais do universo Nerd como Stars Wars, entre outros. No caso de Deadpool, o executivo acredita que o sucesso dos filmes esteja diretamente relacionado ao resultado. “O grande hype do segundo filme sem dúvida foi decisivo para que se tornasse o preferido dos nossos assinantes”, afirma.
Mas a preferência por Matrix mostra que o presente não é tudo para o público brasileiro. “Mesmo com o impacto causado pelas grandes bilheterias recentes, temos uma base de assinantes que ainda é muito fiel a franquias do passado, como Matrix, que não tem nenhum lançamento relevante há anos e continua sendo uma franquia muito querida”, aponta.
Dentre os animes, a franquia preferida foi Dragon Ball, seguida de perto por Os Cavaleiros do Zodíaco. Entrando no universo gamer, a franquia do nosso encanador bigodudo, Mario Bros., foi de longe a mais votada, com 62,6% dos votos. Segundo o diretor geral da Nerd ao Cubo, Raul Calhelha, as consultas aos assinantes são periódicas e servem de termômetro para produzir as caixas mensais. “A maior parte destas franquias estão sempre presentes nas caixas da Nerd ao Cubo. Por exemplo, Deadpool foi a grande estrela da caixa Anti-Heróis, que enviamos agora em maio. Mas, com certeza, vamos ter que criar algo legal para os fãs de Matrix depois desse resultado inesperado”, afirma Calhelha.
Para comemorar a data, a caixa de junho inclui um item especial: ingressos de cinema para os assinantes e para quem fizer uma assinatura no dia 25 de maio, Dia Mundial do Orgulho Nerd. O presente ė fruto da parceria do Nerd ao Cubo com a rede Cinemark.
 
Três anos e 1 milhão de produtos
 
Impulsionado por uma comunidade de quase 21 milhões de pessoas (se considerarmos o número de seguidores dos três maiores canais brasileiros do segmento no YouTube), o clube de assinaturas Nerd ao Cubo completou três anos com mais de 1 milhão de itens distribuídos e a projeção de triplicar o negócio nos próximos cinco anos.
Além da forte expansão desse nicho de mercado na última década (tomando-se como marco inicial o primeiro filme do Homem de Ferro, de 2008), a parceria com grandes marcas na curadoria do conteúdo das caixas tem feito a diferença para cativar um público ansioso por notícias, predisposto ao consumo e que aguarda ansiosamente os lançamentos envolvendo seus personagens favoritos.
Entregues todos os meses, as caixas contêm até oito itens, entre camisetas, livros, action figures e afins. Todas incluem a edição mensal da revista Spoiler, que traz imagens sobre a reação dos fãs aos itens, matérias especiais que tem curadoria de jornalistas do clube de assinatura. A primeira parceria firmada foi com a Universal Pictures, que rendeu conteúdo exclusivo para as caixas temáticas de Jurassic Park e Minions. Depois vieram as editoras Panini, Dark Side, JBC, Salvat e Planeta DeAgostini; as distribuidoras Sony e Paris Filmes; e empresas do universo gamer, como Ubisoft, Blizzard e Playstation.
A lista de parceiros inclui ainda Copag, Galápagos Jogos, Devir, Cinemark, Old Spice, Tic Tac, Universal Channel, Intel, Fini, Arcor e Chocolates Brasil Cacau, entre outros. “Todos apostaram no nosso formato único de mídia, que usa microinfluenciadores para cativar o público com os vídeos de unboxing”, conta Diogo Santos, diretor comercial da Nerd ao Cubo.
Hoje, todas as caixas têm patrocínio, seja em forma de produtos físicos ou de investimento de parceiros. ” Abrimos oportunidades para marcas estarem na Nerd ao Cubo dentro do contexto do tema estabelecido a cada mês”, explica Diogo. A dinâmica da criação das caixas segue o padrão dos grandes lançamentos do segmento, com spoilers, trailers dos filmes e outras dicas, para instigar a curiosidade do público. “No fim entregamos uma experiência única de consumo. A Nerd ao Cubo é entretenimento através de produto”, afirma.
 
Sobre a Nerd ao Cubo – A Nerd ao Cubo é um clube de assinaturas para o público nerd e gamer. Por um valor mensal de R$ 79,90 + frete, os assinantes recebem todos os meses uma caixa misteriosa contendo de cinco a sete produtos cuidadosamente selecionados. Além de garantir um kit com itens que valem muito mais do que o valor investido, os assinantes ainda curtem toda a experiência da expectativa, curiosidade e surpresa de receber e desvendar um presente misterioso todos os meses. Além do clube de assinaturas, a Nerd ao Cubo possui um formato de mídia exclusivo que funciona através dos próprios afiliados. Engajados e líderes de opinião, eles recebem mensalmente as caixinhas e realizam o unboxing em suas redes sociais, mostrando em vídeos ou fotos os produtos que receberam. É um conteúdo físico que multiplica impressões em meio digital de forma totalmente orgânica e espontânea. A empresa nasceu em março de 2015, fruto de um projeto que se iniciou na metade de 2014. Na esteira de um mercado de assinaturas em alta nos EUA e quase embrionário aqui no Brasil, os três sócios Diogo Santos, responsável pela parte comercial; Raul Calhelha e Thierre Penteado apostaram na oportunidade de negócio e de trabalho em um mercado que é a paixão deles. Em dezembro de 2016, após fechar o ano com mais de 100 mil boxes entregues, a Nerd ao Cubo passou a integrar o portfólio do grupo Webedia.
 
 
As preferências do Nerd brasileiro
 
1º Matrix (71,6%)
2º Mario Bros (62,6%)
3º Star Wars (58,6%)
4º Deadpool (58,1%)
5º Guardiões da Galáxia (54,5%)
6º X-Men (52,7%)
7º Homem-Aranha (52,3%)
8º Harry Potter (51,1%)
9ºGame of Thrones (50,7%)
10º O Senhor dos Anéis (50,2%)
11º Dragon Ball (50,2%)
divulgação – Diogo Santos – CEO Nerd ao Cubo​

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