Ir para o conteúdo

0 %

Mercado de games mobile retrai em 2022, mas já mostra recuperação

Mercado de games mobile retrai em 2022, mas já mostra recuperação

A Adjust, suite de mensuração e analytics, lançou seu relatório anual Mobile App Trends (www.adjust.com/pt/resources/ebooks/mobile-app-trends-2023), no qual analisa informações sobre downloads e registros em aplicativos de diversas verticais, entre elas, a de jogos. Os dados mostram que as instalações de apps de games diminuíram globalmente em 12% em 2022 se comparado ao ano anterior, sendo que a América do Norte teve a queda mais expressiva, de -20%, enquanto a América Latina sofreu o menor impacto, de -6%.

Apesar de parecerem preocupantes, no entanto, estas diminuições parecem ser temporárias, de acordo com o relatório. Os primeiros dados globais de 2023 mostram que as instalações em janeiro foram 23% maiores em comparação com o quarto trimestre de 2022, e 10% superiores à média total de 2022. Já a receita in-app em 2023, ou seja, valores gastos dentro dos apps, até agora, aumentaram em 6% com relação à média do período anterior e 14% se comparado ao último trimestre do ano passado.

Quais os jogos mais baixados?

Globalmente, o campeão de downloads foi o game de corrida infinita Subway Surfers, seguido pelo battle royale Stumble Guys e pelo app do universo virtual da plataforma global Roblox. Os famosos Candy Crush e FIFA Mobile também figuram na lista dos 10 mais baixados em quarta e sétima posições, respectivamente.

Os jogos hipercasuais – games de dinâmica e design simples com desafios básicos a serem seguidos – são os que tiveram a maior porcentagem do total de instalações de jogos, chegando a 25% do total desta vertical. A categoria ação foi a segunda da lista (14%), seguida dos games de puzzle (12%). Os de esportes e os casuais empataram com 9%.

Subverticais em crescimento

Globalmente, em 2022, games de música e educação foram os que mais cresceram, 190% e 124%, respectivamente. Outros jogos também aparecem na lista das subverticais que tiveram acréscimo durante o ano. São elas: corrida (+20%), palavras (+7%), competição (+5%) e arcade (+3%).

http://blogdoarmindo.com.br