Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

Microsoft disponibiliza produtos nas regiões de Azure no Brasil

A Microsoft continuamente disponibiliza novos serviços e soluções em sua nuvem, para que os clientes possam usufruir dessas funcionalidades em data centers locais, a companhia traz esses recursos gradativamente para as regiões de Azure disponíveis no Brasil. A disponibilidades podem ser acompanhadas por meio do portal Azure updates | Microsoft Azure, que concentra as últimas novidades trazidas para país.

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir sua assinatura
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup

Entre as soluções que foram disponibilizadas recentemente estão:

Armazenamento redundante de zona para o Azure Disks, uma solução que fornece replicação síncrona de dados em três zonas de disponibilidade em uma região, permitindo que os discos tolerem falhas sem causar interrupções nas aplicações. Além disso, permite maximizar a disponibilidade da máquina virtual sem a necessidade de replicação de dados no nível do aplicativo entre as zonas. Também é possível usar essa solução com discos compartilhados para fornecer maior disponibilidade para aplicativos em cluster ou distribuídos como SQL FCI, SAP ASCS/SCS ou GFS2. Agora, a solução está disponível na região Brazil South.

Também disponibilizamos na região Brazil South o Azure Automation com suporte aos runbooks PowerShell 7.2 e Python 3.10. Nós expandimos o suporte em uma versão de public preview que traz novos tempos de execução e suporte para tarefas de nuvem e híbridas. A experiência do Portal do Azure para criar e executar runbooks permanece a mesma das versões de tempo de execução disponíveis anteriormente. PowerShell 7.2 e Python 3.10 podem ser facilmente selecionados por meio do menu suspenso durante a criação do runbook.

Já Azure Ultra Disk Storage é uma opção de armazenamento de maior desempenho para as máquinas virtuais, especialmente para as cargas de trabalho com uso intensivo de dados, como SAP HANA, com o uso de SSD e sem a necessidade de reiniciar a Máquina Virtual. Agora disponível na região Brazil Southeast, a ferramenta também oferece baixa latência, com uma redução de tempo para execução de uma atividade até 10 vezes.

Outra novidade são recursos do Azure Red Hat OpenShift, ferramenta de serviço gerenciado que oferece clusters OpenShift no Microsoft Azure. Além de estar disponível na região Brazil Southeast, a solução traz novidades para dar suporte à otimização de carga de trabalho, oferecer segurança aprimorada e melhorar o desempenho. Agora, é possível criar um cluster privado sem um IP público em UDR Mode (modo que define a rota de rede para acessar a solução). Desta maneira é possível alcançar maior proteção de rede e segurança, já que a rede não é facilmente acessível por pessoas que não estejam relacionadas à organização criadora do cluster. Houve também a adição do recurso Egress Lockdown (bloqueio de saída, em português) fornece acesso aos principais recursos do Azure por meio do serviço privado ARO Private Link. Isso permite que as URLs de gerenciamento sejam acessadas em um end-point privado, eliminando assim a necessidade de acessar o Registro de Contêiner do Azure.

O Azure Private endpoint support para application security groups (ASGs) é outro recurso focado em segurança que passou a ser disponibilizado na região Brazil South, desta vez aumentando a proteção em sub-redes sem deixar de lado os critérios pré-estabelecidos para a rede. O recurso permite adicionar mais controle sobre as regras já existentes do grupo de segurança de rede (Network Security Group) anexando um grupo de segurança da aplicação (Application Security Group) à interface da rede do endpoint privado.

Nós também disponibilizamos a visualização prévia do Azure Chaos Studio, serviço para aprimorar a resiliência das aplicações e infraestruturas por meio de simulações e testes de falhas em ambiente controlado, na Azure Brazil South. A ferramenta permite que a área de TI possa fazer experimentações de engenharia de caos totalmente gerenciadas, acelerando a descoberta de possíveis falhas de sistema ou de aplicações, preparando-a para as mais diferentes adversidades, sejam elas causadas por ciberataques ou indisponibilidade.

“Sabemos das necessidades de nossos clientes e estamos atentos às demandas locais para disponibilizar nas regiões de Azure no Brasil os melhores produtos e soluções, esse é o compromisso da Microsoft com o Brasil, gerar crescimento dos negócios de nossos clientes através de nossas tecnologias.”, afirma Stéfany Mazon, líder de Azure na Microsoft Brasil.

0ff200e2-6ad9-4f41-bf33-1e2a1a48ab1e

0ff200e2-6ad9-4f41-bf33-1e2a1a48ab1e

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar

Não fique de fora - Inscreva-se Agora!

Vagas limitadas para a comunidade exclusiva! Receba promoções antecipadas, conteúdo premium e muito mais. Inscreva-se agora para garantir seu lugar entre os privilegiados.

Seus dados não serão comercializados ou compartilhados.

Obrigado por assinar!

ASSINE AGORA! Não saia sem garantir sua assinatura
A Bits & Geeks leva até você matérias completas e material exclusivo do mundo da tecnologia.

Close this popup