HISTORY ESTREIA -“HISTÓRIAS ARRISCADAS COM HENRY WINKLER”
Com humor, nostalgia e um olhar surpreendente sobre a imprudência que definiu diferentes gerações
divulgação
O HISTORY estreia "HISTÓRIAS ARRISCADAS COM HENRY WINKLER", uma série documental produzida e apresentada pelo ator vencedor do Emmy, Henry Winkler ("Barry", "Happy Days"). Esta produção explora, de forma bem-humorada e inspiradora, como a humanidade progrediu por meio de atividades, práticas e produtos que colocavam vidas em risco diariamente. A série, dinâmica e nostálgica, em oito episódios, leva os telespectadores a uma jornada eletrizante do século XIX ao XXI, revelando os passatempos e costumes mais ousados, impensáveis hoje em dia, mas que outrora faziam parte do cotidiano em todo o mundo.
Em cada episódio de uma hora, Winkler mergulha nas atividades não supervisionadas — e muitas vezes perigosas — do passado, revelando coisas que as pessoas faziam por diversão, dinheiro ou até mesmo por tédio, que seriam difíceis de imaginar hoje em dia. Esses eventos e produtos variam desde médicos que prescreviam cigarros e refrigerantes com cocaína e lítio, até brinquedos científicos contendo urânio de verdade, heroína vendida sem receita como xarope para tosse e tônicos radioativos comercializados como bebidas energéticas, passando por parques de diversões com brinquedos projetados sem controles de segurança, eletrodomésticos que poderiam envenenar uma família inteira e shows em que acrobatas e pilotos desafiavam a morte sem qualquer proteção. A jornada também revisita os primeiros anos da aviação comercial, quando era permitido fumar a bordo e as companhias aéreas até ofereciam cigarros aos passageiros. Soma-se a isso o coquetel explosivo de cafeína e álcool que se tornou sinônimo de "apagão em lata", juntamente com esportes e profissões de alto risco, todos exemplos de produtos e práticas que foram comuns por décadas.
“Trabalhar com o HISTORY não só tem sido uma experiência divertida, como também incrivelmente interessante”, disse Winkler. “Estou animado para compartilhar com o público o lado mais peculiar da história, quando as coisas eram ainda mais estranhas do que são hoje. Esta é uma série repleta de momentos icônicos e desafios de vida ou morte, e não poderia estar mais feliz em convidar os telespectadores a se juntarem a mim nesta jornada alucinante”.
Ao longo da série, Henry Winkler conta com uma equipe ampla e diversificada de especialistas — historiadores, cientistas, jornalistas, divulgadores culturais e figuras da cultura popular — que ajudam a explicar por que esses fenômenos, tão profundamente enraizados no cotidiano norte-americano, foram possíveis. Entre os especialistas mais proeminentes estão Edward T. O’Donnell, professor de história no College of the Holy Cross; Bryant Simon, historiador da Temple University; Martin K. A. Morgan, historiador e autor; Adam Richman, escritor de história e apresentador de televisão; Hakeem Oluseyi, astrofísico e figura de destaque na educação científica; Brian Avery, professor de gestão de segurança na Florida State University; Jason Liebig, historiador de marcas; Natalia Mehlman Petrzela, historiadora especializada em cultura e consumo; Don Wildman, apresentador de televisão e pesquisador de fenômenos históricos; e o Dr. Billy Goldberg, médico de emergência que fornece contexto clínico para acidentes e riscos extremos.
A equipe também inclui vozes que trazem perspectivas contemporâneas, análises culturais e experiências pessoais de diversas áreas: Michelle Debczak, jornalista; Romi Kher, professora de empreendedorismo; Negin Farsad, escritora e comediante; Nicole Lyons, piloto profissional; Andrew Whitworth, ex-jogador da NFL e comentarista; Austin Rogers, campeão do Jeopardy!; Ehi Oviasu-Khan, inventora de brinquedos e advogada; e Steve Covino e Brian “Q” Quinn, apresentadores e comunicadores que adicionam contexto, humor e anedotas às histórias mais inusitadas. Juntas, suas perspectivas permitem reconstruir uma era marcada pela imprudência, fascínio por novidades e quase total ausência de regulamentação.
O primeiro episódio de “HISTÓRIAS ARRISCADAS COM HENRY WINKLER”, Produtos perigosos, expõe uma série de práticas cotidianas que seriam impensáveis hoje em dia: desde catálogos que permitiam comprar dinamite pelo correio e a mania americana de adquirir macacos-esquilo enviados em caixas sem instruções, até a ascensão do celuloide, um material tão inflamável que transformava pentes e acessórios em verdadeiras bombas domésticas. A série revela ainda o lado sombrio dos primeiros refrigeradores elétricos, cujos gases tóxicos causaram mortes, evacuações — incluindo uma na Casa Branca — e levaram famílias a deixar o eletrodoméstico do lado de fora de casa por medo de vazamentos. Além disso, o episódio revisita o perigo dos antigos rolos de lavar roupa, cujas versões motorizadas exerciam tanta pressão que podiam esmagar uma mão em segundos, e mostra também como as celebrações de Natal do século XIX incorporavam decorações altamente inflamáveis que transformavam qualquer pequena árvore em um enorme risco.
“HISTÓRIAS ARRISCADAS COM HENRY WINKLER” é uma produção do HISTORY, da A+E Factual Studios, em associação com a GroupM Motion Entertainment. Steve Ascher e Matt Pearl são os produtores executivos. Henry Winkler também atua como produtor executivo. Richard Foster e Chet Fenster são os produtores executivos pela GroupM Motion Entertainment. Jim Pasquarella é o produtor executivo pelo HISTORY.
SOBRE HENRY WINKLER

Henry Franklin Winkler Winkler (nascido em 30 de outubro de 1945, em Manhattan, Nova York) é um ator, produtor e diretor americano, mais conhecido por sua interpretação de Arthur "Fonzie" Fonzarelli na icônica sitcom dos anos 70, Happy Days. Seu trabalho na série o tornou uma figura-chave na cultura televisiva da época e abriu uma trajetória profissional que abrangeu cinema, televisão e bastidores.
Desde jovem, Winkler demonstrou um entusiasmo natural pela atuação. Aos 14 anos, decidiu seguir a carreira de ator. Estudou no Emerson College e depois ingressou na prestigiada Escola de Drama de Yale, onde passava os dias imerso no teatro, ensaiando peças durante o dia e atuando em outras à noite. Após se formar, retornou a Nova York com a intenção de construir uma carreira na Broadway.
Em 1973, mudou-se para Los Angeles para tentar a sorte na televisão. Conseguiu seus primeiros papéis em The Mary Tyler Moore Show e The Bob Newhart Show. Prestes a retornar a Nova York por saudade de casa, participou de uma última audição: o papel de um motociclista na nova série de Garry Marshall, Happy Days. Embora o personagem tivesse sido imaginado como um italiano corpulento, Marshall encontrou em Winkler exatamente o que procurava.
Em 15 de janeiro de 1974, Winkler estreou como "Fonzie", inicialmente um papel menor com poucas falas, mas seu carisma rapidamente o catapultou para o estrelato. Em poucos meses, ele já dividia a tela com Ron Howard, enquanto a "Fonzie Fever" tomava conta dos Estados Unidos.
Naquele mesmo ano, ele conseguiu seu primeiro papel importante no cinema em The Lords of Flatbush, interpretando um membro de uma gangue do Brooklyn.
Após o cancelamento de Happy Days, Winkler diversificou sua carreira fundando sua própria produtora. Ele desenvolveu séries como Ryan's Four e MacGyver (Profissão: Perigo), e dirigiu o filme Recordações de Minha Vida (1988). Como ator, manteve uma presença constante na televisão e no cinema, com papéis em Pânico (1996), O Rei da Água (1998), The Practice (O Desafio) e Arrested Development.
Em 2018, ele começou a estrelar a série Barry ao lado de Bill Hader. Sua interpretação do professor de atuação Gene Cousineau lhe rendeu seu primeiro Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia, além de outra indicação no ano seguinte.
Na vida pessoal, Winkler é casado com Stacey Weitzman desde 5 de maio de 1978 e pai de Max e Zoe, além de Jed, o filho mais velho de Weitzman. Fora do trabalho, ele considera a pesca com mosca uma de suas grandes paixões, uma atividade que descreve como uma forma de se conectar com a natureza e encontrar equilíbrio longe do ritmo frenético do trabalho. Ele também mantém um forte compromisso com causas sociais relacionadas a crianças, participando de projetos como All the Kids Are Doing It, Strong Kids, Safe Kids e colaborando com organizações como a Epilepsy Foundation e Toys for Tots.
Classificação Indicativa: 10 anos
Sobre HISTORY
HISTORY é o líder incontestável em conteúdos históricos e produções originais, oferecendo entretenimento inteligente e relevante. HISTORY apresenta séries como Trato Feito, Caçadores de Relíquias e Alienígenas do Passado, combinadas com superproduções históricas como a vencedora do Emmy Internacional, O Jesuíta, além da produção nacional indicada ao Emmy Internacional O Infiltrado. O HISTORY também agrega grandes figuras de Hollywood que enriqueceram seu conteúdo com suas presenças: William Shatner Laurence Fishburne, Morgan Freeman, Pierce Brosnan, Danny Trejo, Dennis Quaid, Dan Aykroyd, Michael Imperioli, David Duchovny e Kevin Costner, entre outros. HISTORY alcança mais de 76 milhões de lares.

Armindo Ferreira
É jornalista com uma carreira sólida de mais de 22 anos na área – tendo passado pela TV Globo e SBT. Foi ainda finalista de um prêmio Esso e vencedor de um prêmio Unimed de Jornalismo. Hoje cobre três editorias: tecnologia, negócios e marcas. Há mais de 15 anos criou o Blog do Armindo para falar dos assuntos que gosta mais. Sempre de um jeito simples e descomplicado, com objetivo de empoderar o leitor para tomar melhores decisões quando o assunto é tecnologia.







