/apidata/imgcache/dc160ba170be17f3ec72dffe54fb863a.png?banner=top&when=1768506511&who=375

KRAFTON amplia a IP de PUBG e acelera sua estratégia de franquias

KRAFTON trabalha em 26 novos títulos, com foco na criação de franquias, enquanto fortalece PUBG como uma plataforma de conteúdo

Atualizado em 15/01/2026 às 15:01, por Armindo Ferreira.

games

A KRAFTON, Inc. anunciou sua estratégia de gestão para 2026 e seus planos de crescimento de médio e longo prazo durante a reunião interna da empresa, a KRAFTON LIVE TALK (KLT), realizada em 15 de janeiro.

O CEO CH Kim compartilhou a direção estratégica da companhia no tema “IP de Franquia & Valor Expandido”. Neste ano, a KRAFTON continuará seguindo sua estratégia de médio e longo prazo para garantir uma “Grande IP de Franquia”. Conforme anunciado por Kim em 2025, essa estratégia se baseia em três pilares principais: aumento significativo do investimento em produções próprias, expansão do volume de publicações e otimização da alocação de recursos. O objetivo é ir além da experiência de um único jogo — estendendo-se por gêneros, conteúdos e formatos de serviço — para gerar crescimento sustentável e recorrente a longo prazo, culminando na criação de uma IP de franquia original e competitiva.

/apidata/imgcache/0391b9f3a686cd616f3216ef6bbc48ea.jpeg?banner=postmiddle&when=1768506511&who=375

Ao longo do último ano, a KRAFTON se preparou para o desenvolvimento de IPs de franquia ao fortalecer sua liderança criativa e aprimorar suas estruturas gerais de desenvolvimento e de publicação de jogos. Em 2026, a empresa irá intensificar o desenvolvimento de novos títulos com potencial para se tornarem IPs de franquia, ao mesmo tempo em que acelera o crescimento da franquia PUBG.
 

“Permaneceremos focados no principal negócio de jogos da KRAFTON à medida que entramos na fase de execução da produção de novos títulos”, afirmou CH Kim. “Enquanto expandimos a franquia PUBG como uma plataforma de conteúdo, começaremos a criar IPs de franquia por meio do nosso pipeline de novos títulos e da nossa liderança criativa.


Assista ao trailer de anúncio de NO LAW, exibido durante o TGA 2025
Descobrindo IPs de franquia por meio de uma abordagem de pequenos passos e escalonamento

Para impulsionar o desenvolvimento de jogos, a KRAFTON fortaleceu significativamente sua liderança criativa em 2025. A empresa estabeleceu uma estrutura de desenvolvimento centrada em 15 novos talentos-chave recrutados, com equipes reduzidas. Além de ampliar as linhas de produção próprias, essa abordagem permite que novos títulos sejam testados de forma ágil, em etapas breves e rápidas.

Atualmente, a KRAFTON desenvolve 26 projetos simultaneamente, em diferentes fases de produção, dos quais 12 títulos — incluindo Subnautica 2, Palworld Mobile e NO LAW — têm lançamento previsto para os próximos dois anos. Cada projeto iniciará sua trajetória em mercados com uma base de fãs central claramente identificável, possibilitando a validação rápida do potencial de sucesso do jogo.

IPs existentes que já demonstraram força global também farão parte do processo de escalonamento. inZOI e MIMESIS, lançados em Acesso Antecipado no ano passado, ultrapassaram um milhão de unidades vendidas cada e estabeleceram comunidades iniciais fortes. A KRAFTON designou ambos os títulos como IPs estratégicas para o novo ano, com planos de expandi-los para IPs de franquia com ciclos de vida de produto (PLCs) de médio e longo prazo. inZOI será aprimorado por meio de simulação baseada em IA e UGC (conteúdo gerado pelo usuário), enquanto MIMESIS busca crescimento de médio e longo prazo como um título representativo do gênero de terror cooperativo.


Confira aqui o trailer de anúncio do Acesso Antecipado de PUBG: BLINDSPOT
Estabelecendo o crescimento de longo prazo da franquia PUBG como plataforma de conteúdo

A KRAFTON segue apresentando desempenho consistente na franquia PUBG, expandindo a IP por meio de colaborações culturais e melhorias contínuas de serviço. Neste ano, a empresa pretende impulsionar o crescimento de PUBG por meio de atualizações de movimento e de novos modos de jogo, além de explorar caminhos para transformar PUBG em uma verdadeira plataforma de conteúdo.

Primeiramente, a KRAFTON planeja expandir experiências de UGC orientadas ao sandbox, aproveitando o gunplay central de PUBG, suas mecânicas e o motor físico do jogo, consolidando um ecossistema no qual os jogadores possam criar e compartilhar seus próprios conteúdos. Além disso, títulos mobile e multiplataforma ampliarão o alcance em mercados globais já estabelecidos e emergentes. Novos jogos como PUBG: Black Budget e PUBG: BLINDSPOT irão testar a expansão da IP PUBG para novos gêneros, enquanto avanços em novas plataformas levarão PUBG a um patamar inédito de crescimento.

Construindo o valor futuro da KRAFTON por meio da IA

Mantendo o foco em sua identidade central como desenvolvedora de jogos, a KRAFTON continua explorando oportunidades de negócios com base em sua tecnologia de games. Desde 2021, a empresa vem aplicando tecnologias de IA para aprimorar o gameplay e a experiência dos jogadores, introduzindo conceitos como os CPCs (Personagens Coparticipativos). Em outubro, a KRAFTON declarou sua transição para uma empresa AI First, com a implementação de automação de fluxos de trabalho orientados por IA, reinvestindo tempo e recursos no desenvolvimento criativo e inovador.

Olhando para o futuro, a KRAFTON avalia como sua tecnologia de jogos pode ser aplicada em áreas como a Physical AI e a robótica. A proposta é que os dados acumulados por meio do gameplay e da interação dos jogadores, bem como a construção e a operação de mundos virtuais, sejam aproveitados nesses campos. Em especial, os dados e a experiência em simulação de mundos virtuais que reproduzem com precisão a física do mundo real — como os presentes em PUBG — estão estabelecendo uma base para oportunidades de negócios futuras.

A KRAFTON planeja continuar avaliando novas oportunidades que ampliem suas capacidades centrais como empresa de jogos, com base na tecnologia e na expertise em Pesquisa e Desenvolvimento acumuladas ao longo do tempo.


Armindo Ferreira

É jornalista com uma carreira sólida de mais de 22 anos na área – tendo passado pela TV Globo e SBT. Foi ainda finalista de um prêmio Esso e vencedor de um prêmio Unimed de Jornalismo. Hoje cobre três editorias: tecnologia, negócios e marcas. Há mais de 15 anos criou o Blog do Armindo para falar dos assuntos que gosta mais. Sempre de um jeito simples e descomplicado, com objetivo de empoderar o leitor para tomar melhores decisões quando o assunto é tecnologia.