/apidata/imgcache/dc160ba170be17f3ec72dffe54fb863a.png?banner=top&when=1766525147&who=375

Testando a TV Philco Fast Smart TV 55” 4K: um mês de convivência com a Smart TV

Passei um mês usando a Philco Fast Smart TV 55” 4K em minha sala para o meu uso do dia-a-dia e posso dizer que ela surpreende em muitos aspectos, mesmo sendo uma opção de entrada..

Atualizado em 23/10/2025 às 20:10, por Armindo Ferreira.

Passei um mês usando a Philco Fast Smart TV 55” 4K em minha sala para o meu uso do dia-a-dia e posso dizer que ela surpreende em muitos aspectos, mesmo sendo uma opção de entrada no universo das TVs 4K. Logo nos primeiros dias, a resolução chamou atenção: filmes, séries e streaming ao vivo ficam nítidos e cheios de detalhes. A minha impressão logo de cara foi que as cores são bem vibrantes e vívidas.

O unboxing da TV é bem simples, mas é recomendado que seja feito por duas pessoas, principalmente se for você a instalar os pés da TV, apoie a TV num espaço que proteja a tela seguindo as orientações do manual. Na caixa vem tudo o que você precisa para a instalação com os pés fornecidos. Para instalação na parede você precisa comprar um kit a parte e provavelmente um técnico. Você precisará de um acesso à internet e se for usar Wi-Fi, anote num papel o nome da rede e a senha.

Como toda TV que usa tecnologia LED, ela precisa de uma barra de luz que garante luminosidade para os leds. É esse sistema de retroiluminação que garante a luminosidade e o contraste, mas também traz uma limitação típica dessa categoria: o vazamento de luz em cenas muito escuras. Isso acontece porque a luz do painel nunca se apaga totalmente, resultando em tons de preto acinzentado, e não no preto profundo que encontramos em painéis de outras tecnologias, por exemplo. Durante meus testes, percebi esse leve vazamento, especialmente ao assistir filmes com cenas noturnas em ambientes totalmente escuros — algo esperado para uma TV LED nessa faixa de preço, mas que vale mencionar.

Sobre as imagens 4K é importante lembrar ao leitor que ela depende de uma série de fatores que não dizem respeito ao televisor. O primeiro é a origem do conteúdo. Hoje alguns serviços de streaming cobram mais caro em pacotes específicos para exibir conteúdo 4K. No YouTube, muitas vezes é preciso ir até o símbolo da engrenagem para forçar o 4K, conforme a imagem abaixo.

E você precisa ter uma internet que dê conta do recado. Os pacotes mais básicos nem sempre funcionam. Assim, o cenário ideal é que você use um cabo de rede com a TV ligada diretamente no roteador da sua operadora. Caso use Wi-Fi, é importante ver se ele suporta tráfego de dados suficiente para imagens 4K.

O áudio da TV é outro ponto que merece comentário. Equipado com Dolby Atmos, o som tem profundidade e sensação de imersão para salas de pequeno porte, como é o caso do meu ambiente de teste.

Usar a plataforma do sistema Roku TV é um acerto nessa TV. O sistema é extremamente intuitivo, responsivo e rápido.

Consegui acessar facilmente aplicativos como Netflix, YouTube, Prime Video e Globoplay, além de explorar canais gratuitos via Roku Channel – com centenas de opções gratuitas, inclusive ao vivo. A navegação é fluida e simples, e o recurso de busca universal facilita encontrar conteúdos entre diferentes aplicativos sem precisar abrir cada um individualmente. Com o processador Quad-Core eu não senti lentidão ou engasgos ao acessar o sistema.

O design da TV é bem discreto com leves bordas e possibilidade de usar com os pés ou instalada num suporte padrão na parede.

Controle remoto, conectividades e portas.

O controle remoto é leve, ergonômico e confortável de usar.

Os botões de acesso rápido para os apps mais populares economizam bastante tempo: um detalhe simples, mas que faz diferença no uso diário.

No quesito conexões, a Philco não decepciona. São 3 entradas HDMI e 1 mais uma com ARC, ideais para consoles, além de 2 portas USB. Há também entrada RF para TV aberta, S/PDIF óptica para som externo, entrada LAN para internet cabeada e Wi-Fi integrado.

Veredito: vale a pena comprar a TV Philco Fast Smart TV 55” 4K?

Assim que liguei a TV e fiz os procedimentos de configuração, as primeiras imagens me chamaram a atenção de forma positiva. Elas são vividas, com cores marcantes e valorizam o conteúdo exibido. O som com Dolby Áudio dá conta do dia-a-dia, mas para quem realmente gosta de filmes e séries talvez uma soundbar seja uma aliada interessante para dar mais profundidade ao som. É uma TV completa para quem busca os primeiros passos numa TV 4K.

Minha avaliação final

Qualidade de imagem: 8/10 – nítida, cores vibrantes.

Áudio: 7/10 – cumpre o que promete para ambientes menores.

Sistema operacional e recursos smart: 9/10 – Roku TV um excelente sistema de Smart TV.

Conectividade: 8/10 – HDMI, USB, LAN e Wi-Fi

Design e construção: 7/10 – discreto e moderno

Nota geral: 8/10


Armindo Ferreira

É jornalista com uma carreira sólida de mais de 22 anos na área – tendo passado pela TV Globo e SBT. Foi ainda finalista de um prêmio Esso e vencedor de um prêmio Unimed de Jornalismo. Hoje cobre três editorias: tecnologia, negócios e marcas. É um profissional multimídia possuindo além do blog, canal do Youtube, Instagram e Podcast. Apresentou por dois anos o programa Amigo Geek na TV Thathi SBT na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira e também assinou a coluna de tecnologia Tech News no SBT News, o maior canal de noticias no Youtube da América Latina. Tem relacionamento com os principais nomes das verticais de conteúdo que atua, já tendo entrevistado os principais executivos desses setores, inclusive internacionais. Consultor de novas tecnologias, redes sociais e assuntos ligados a internet – é reconhecido como um dos principais profissionais deste segmento no estado de SP. É considerado ainda um dos principais blogueiros do país. Já deu entrevista para os principais veículos de comunicação tendo marcado presença em programas como Mais Você da Rede Globo e Domingo Espetacular na Record entre outros. Já palestrou em dezenas de lugares para milhares de pessoas em diversos estados brasileiros entre eles Paraná, Rio de Janeiro, Paraíba e Acre. Já esteve nos palcos do Twitter, Cubo, Festival Path, Digitalks, Campus Party entre outros. Há mais de 12 anos criou o Blog do Armindo para falar dos assuntos que gosta mais. Sempre de um jeito simples e descomplicado, um amigo geek, em que o leitor pode confiar para se informar com credibilidade.

Leia também: