O blogueiro do Vale: o descaso com o produtor de conteúdo regional e a falta de inovação no varejo

Assine nossa newsletter

O causo não aconteceu comigo, mas com um amigo do amigo meu. Mentira, o causo aconteceu com um produtor de conteúdo aqui da região e também um profissional das antigas, muito querido e respeitado no meio.
Ele gerencia uma página no Facebook e viu que um dos três maiores shoppings de São José dos Campos estaria com uma ação que tinha tudo a ver com uma das páginas que ele gerencia. E aí claro que foi oferecer o trabalho dele de divulgação mas ao invés de ouvir um solene não (ninguém é obrigado a anunciar em nenhum veículo) ele ouviu algo do tipo:

Olha se você quiser divulgar pela causa e claro fique a vontade para fotografar e divulgar

Eu tive acesso ao papo original e não estou expondo aqui para não dar cartaz para ninguém, mas a resposta foi no mínimo escrota. E enquanto Shoppings de outras regiões e até aqui de pertinho, como Taubaté e Pinda,  tem organizado encontros e eventos com esse público de creators os 3 principais shopping aqui de São José dos Campos ainda patinam no relacionamento com esses formadores de opinião. E falei sobre isso no meu perfil do Facebook e não retiro uma vírgula do que foi falado:

Enquanto os Shoppings de Taubaté e Pinda andam dando show no relacionamento com os creators da região os 3 shoppings de São José dos Campos – ainda patinam em se relacionar com esse público.
Pode achar ruim eu postar isso aqui, pode me colocar numa blacklist, que eu de fato não ligo e não to nem aí, porque eu simplesmente não preciso de vocês. Mas aí depois não vale tentar cavar aquela notinha ou aquela pautinha né. Reciprocidade!
Mas lamento que tratem profissionais de um jeito tão desnecessário. Podem continuar abraçados com a TV que vocês vão ver onde isso vai dar afinal as praças de alimentação e estacionamentos dos 3 estão super lotadas todos os dias com gente consumindo a rodo.
Aos amigos produtores de conteúdo da região. Valorizem as marcas que valorizam vocês.
Que triste né?!

Você verá que mais gente partilha dessa mesma opinião nas discussões que o post gerou. E a pauta não é nova, nós já falamos outras vezes sobre isso aqui no Blog do Armindo nesse megapost sobre a dificuldade que as empresas regionais tem de se relacionar com o produtor de conteúdo regional. E aí que se dê nome aos bois o problema não é só dos assessores de imprensa ou relações públicas mas dos gestores que mesmo tendo acesso a um universo de informações sobre o tema ainda buscam jeitos tradicionais de se relacionarem com seus consumidores cada vez mais digitais.

Os assessores de imprensa e Relações públicas estão cada vez mais preparados, mas e os gestores estão?

Na guerra por atenção ganha quem fala com o público certo na hora certa e os shoppings locais são só o exemplo de um varejo que precisa se modernizar para sobreviver, mas poucos ainda parecem não ter acordado para isso.

E os lojistas?

E aí vem outra pergunta: será que os lojistas não precisam se posicionar com mais voz sobre os investimentos de mídias nos espaços comerciais que estão instalados? Não seria o caso de uma modernização e a busca de novos formatos para que novos resultados sejam alcançados? Estariam mesmo os lojistas dos shoppings satisfeitos com tudo que está sendo feito por estes grandes templos de compra?

Assine nossa newsletter

Talvez não. Talvez as vendas andem muito bem obrigado não é? Bem não é bem assim. Dados da Serasa Experian recém divulgados apontam que:

“o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 9,5% em abril/16 na comparação com mesmo mês do ano passado. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2016, a atividade varejista recuou 8,8% na comparação com o primeiro quadrimestre de 2015. Por fim, feitos os devidos ajustes sazonais, a atividade varejista cresceu 2,1% em abril/16 em comparação ao mês de março/16.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a atividade varejista continua enfraquecida ao longo dos primeiros meses deste ano. Recuo da massa real de rendimentos, grau deprimido dos níveis de confiança dos consumidores e condições mais caras e restritivas para o crédito ao consumo continuam pesando sobre a evolução da atividade varejista no país. Neste sentido, a alta pontual (na margem) em abril/16, não pode ser encarada ainda como um ponto de inflexão”

Os dados completos dessa pesquisa você confere aqui neste link. Ah mas a culpa é da crise. Sim e não. Sim porque a crise de fato impacta os negócios em alguma escala e não porque é obrigação dos empresários e gestores buscarem formas criativas de estimular o consumo. Vá lá ler qualquer artigo sobre isso, fale com qualquer consultor sobre o tema e em todos esses casos você verá que o cálice sagrado da salvação do varejo está na palavra inovação.

Inovação no modelo de negócios, inovação no ponto de vendas e a inovação na hora de fazer ações e de se comunicação. Sério mesmo não acreditem em nada do que eu escrevi aqui e vão pesquisar dados para me confrontar. Vocês vão se surpreender!

Blogueiro do Vale: delegar em causa própria vale?

E por fim o leitor pode pensar que com este post eu estou delegando em causa própria. Ledo engano como eu já disse em outro post onde eu falo justamente sobre isso: a  dificuldade de ser um Blogueiro do Vale do Paraíba. Novamente quero deixar claro eu falo por quem não tem voz ou não pode falar. Eu sozinho me viro bem e não preciso de tapas nas costas sorrisos ou favores. Tenho uma relação profissional com as marcas e isso me basta.

Quem não gosta de falar tem medo de retaliação ou porque não tem voz ou ainda não tem leitores que são formadores de opinião como é o caso do meu blog, os casos são variados. Por vários motivos que detalhei nesse post faz tempo que não sou militante na área de comunicação regional e que larguei mão de antigas batalhas para ver o mercado regional melhor. O problema é tão complexo mas tão complexo que humildemente não sei como virar o jogo. O que eu vejo são outros mercados com os de Campinas e Ribeirão Preto despontando em coisas que estamos patinando aqui.

Faço a minha parte em sala de aula e com os meus alunos e não mais que isso. E fico sim chateado quando outros creators como eu são tratados com tanto descaso. É natural que eu tome as dores deles e venha aqui no meu blog escrever sobre isso. Os creators do Vale tem talento e tem feito um trabalho incrível de comunicação e merecem o mesmo respeito dos grandes veículos.

E sim se precisar volto aqui para falar mais sobre todo esse cenário, até pelo menos, a galera ser tratada com respeito. Só não me venham depois dizer que eu não avisei. A regra do jogo mudou e só quem não quer ver não viu.

Assine nossa newsletter

Comentários estão fechados.