Jornalismo de tecnologia, independente e com credibilidade

O gato subiu no telhado para a indústria de celular brasileira?

O estudo da IDC Brasil que acabou de ser publicado – e publicado aqui no meu blog –  mostra o que a indústria de celulares brasileira já sabia. As vendas desse tipo de aparelho no país estão caindo. Olhando o estudo por segmento, veremos que somente o segmento intermediário teve bons resultados mas ainda com um ticket médio bem menor do que a indústria gostaria: R$1.186.

O estudo também mostra o mercado do que se chama de feature fone ou seja aquele celular simplesinho de tudo ainda tem mercado no Brasil. O estudo fala ainda que as vendas do Dia das Mães não foram tão positiva e aponta o impacto da greve dos caminhoneiros, mas acaba não falando da penetração dos modelos chineses no Brasil, que tem disputado cada vez mais espaço com a produção nacional. Tenho percebido que as pessoas também tem trocado menos de celular, uma vez que nem sempre uma super novidade aparece. Faz tempo que não vemos algo realmente revolucionário no setor.
A variação cambial também não ajuda. Há meses executivos ouvidos por mim tem me confidenciado que o Brasil já não é mais um protagonista da América Latina. Triste, mas verdadeiro.
Antes que o gato suba no telhado, vamos ver mais investimento nos modelos intermediários, onde há potencial de novas vendas. Eu arriscaria dizer que nada do que foi falado pela IDC foi novidade para o trade, mas gera um alerta geral para o mercado e suas incertezas.
Que o próximo verão venha com um bom clima.

Comentários estão fechados.

Esse site usa cookie para melhor sua experiência Aceitar